O Cabo de Santo Agostinho iniciou nessa segunda-feira (02/03) a aplicação da vacina contra a febre amarela na rotina das Unidades de Saúde da Família. A imunização passa a integrar o calendário vacinal e é recomendada para o público de 9 meses a 59 anos.
Antes só recebiam a vacina pessoas que fossem viajar para áreas endêmicas. Com o avanço de registros de casos de febre amarela no País, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada a partir dos 9 meses de idade.
Quem nunca foi imunizado contra a doença ou não tem comprovante de vacinação deve comparecer a uma USF. A vacina é contraindicada para pessoas com doenças autoimunes, em tratamento com quimioterapia/radioterapia e gestantes. Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o serviço de saúde deverá avaliar a necessidade da imunização.
Febre amarela- É uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.
Texto: Beatriz Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário