A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação para os 35 integrantes do Programa Atitude (Programa de Acolhimento a Usuários de Drogas e seus Familiares) do Cabo de Santo Agostinho. O evento aconteceu nessa quarta-feira (04/03), na sede do Atitude, em Santo Inácio.
Na ação foram ofertados os serviços de aferição de pressão, glicemia, atendimento clínico, teste rápido de HIV e sífilis, exames
de citologia, vacinação, teste de glicose e atualização da caderneta de vacina. Na ocasião também foi realizada uma palestra voltada para higiene bucal. Ainda foram distribuídos kits de higiene bucal para os usuários.
A coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Cabo, Soraya Rejane, explicou a importância da ação. “Os usuários às vezes não estão com os exames atualizados e a saúde não está em
dia, por isso é importante a Secretaria de Saúde levar ações como essa para lugares com inúmeras dificuldades de locomoção e difícil acesso”.
“Estou achando muito bom porque não precisamos nos deslocar para outros lugares. Aqui o atendimento é exclusivo para nós e não temos dificuldade nenhuma. O atendimento é rápido demais e é feito com muita atenção e cuidado, "disse o integrante do grupo de acolhimento.
A coordenadora Técnica do Centro de Acolhimento e Apoio do Cabo, Juliana Falcão, falou sobre os benefícios que ação oferece aos usuários. “Ações como esta resgatam o auto cuidado dos mesmos, uma vez que com o uso abusivo de drogas, acabam negligenciando a saúde. É importante também ressaltar que quanto mais cedo um diagnóstico for descoberto, as chances de um prognóstico bom são bem maiores.
Texto: Jonas Albuquerque
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário