terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Prefeito Lula Cabral se reúne com ministros em Brasília

Na manhã desta terça-feira (31), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, esteve reunido com o Ministro da Educação, Mendonça Filho (foto 2), com o objetivo de buscar recursos para serem investidos na área educacional da cidade. 

A tarde, Lula, acompanhando do deputado federal, Felipe Carreras, reuniu-se com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão (foto 1). Na oportunidade discutiram obras importantes para estrutura turística do município, em especial para a praia de Gaibu. 

Os encontros aconteceram em Brasília.

Abertura do Ano Letivo do Cabo contará com apresentação de artistas cabenses


Escola-Modelo-Ponte-dos-Carvalhos-02-FOTO-JOaO-BARBOSAA tradicional abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho será realizada nesta quarta-feira (01/02), das 8h às 12h, na escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa, escola-modelo de Ponte dos Carvalhos, situada às margens da antiga BR 101.
A cerimônia contará com a presença de representantes do Sindicato dos Professores do Cabo (SINPC), além de membros dos poderes executivo e judiciário.
Cerca de 2500 professores, dirigentes escolares e supervisores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino devem comparecer à abertura para conhecer os novos projetos da educação do Cabo para o ano de 2017.
Na ocasião, a secretária Sueli Nunes apresentará a nova equipe da Secretaria Municipal de Educação ao público presente. As apresentações culturais ficarão a cargo da centenária Banda Filarmônica XV de Novembro e da professora da Rede Municipal e artista Evânia Copino, que trará a esquete “Cabo de Santo Agostinho em versos”, com a participação especial de alunos da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha.
Texto: Rosemberg Nascimento / Ascom Educação
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Prefeitura cobra melhorias da Compesa

1A Prefeitura do Cabo, através da secretaria das Regionais e Serviços Públicos e Articulação Política, esteve em reunião na manhã dessa terça-feira (31) com representantes da Compesa, na sede, em Prazeres.
O objetivo do encontro foi cobrar uma posição da companhia sobre o mau abastecimento de água, visto que na cidade se encontra o Rio Pirapama.
Fotos e vídeos foram mostrados para relatar a situação de como a água chega às torneiras dos moradores, além de serem discutidas várias ações para a melhoria do abastecimento de água, principalmente em bairros mais prejudicados como Charneca, Pirapama, Nova Era e Garapu, além de partes altas da cidade.
Atualmente, a Compesa abastece todo o litoral Sul e Recife, abrangendo ainda algumas áreas de Nossa Senhora do Ó e Olinda. Mecanismos já estão sendo realizados para que o Cabo receba a maior parte do abastecimento.
2O vice-prefeito Claiton Marques (Keko do Armazém), representando o prefeito Lula Cabral, comentou que é importante a união da empresa com o governo público. “Esse problema precisa ser resolvido o mais rápido possível, e por isso, tivemos essa reunião. Estamos intensificando a parceria do público com o privado para que os problemas das comunidades sejam solucionados”.
“A casa Vicente Mendes está de portas abertas para ajudar no que for preciso, em relação aos serviços que a Compesa irá executar. Não é de hoje que a população reclama dessa falta de água, e junto com a gestão municipal, estaremos auxiliando na viabilização do processo”, frisou Anderson Bocão, presidente da Câmara Municipal.
Também compareceram a reunião, o superintendente de Articulação Política, Elvis Plínio, o gerente da unidade Metropolitana Sul, Robson Santos, o engenheiro civil da coordenação técnica, Joaquim Mota e lideranças de Associação de Moradores.

Texto: Akila Soares / Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

Prefeitura e Senac firmam parceria para oferecer cursos

1O Senac em convênio com a Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria  de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai disponibilizar cursos na área de gastronomia. As aulas começam dia 8 de fevereiro e vão até o mês de abril.
Os interessados podem se inscrever no posto avançado do Senac, no centro da cidade até a data do início do curso ou enquanto houver vagas.  A partir desta sexta-feira (3/02), também haverá um ponto de atendimento no Mercadão, para inscrição.
Esta é uma  oportunidade de reciclagem para quem trabalha no segmento de bares, restaurantes, padarias ou mesmo para os que desejam empreender. Os cursos abrangem o preparo de bolos, doces, salgados, manipulação de alimentos e chocolates. Há ainda técnica de confeitaria e aperfeiçoamento para cozinheiro. Ambos são voltados para profissionais com experiência e,  por isso, exigem comprovação de serviço prestado. Mas não é necessário estar vinculado a uma empresa.
2As aulas vão acontecer na carreta-escola do Senac, montada  no estacionamento do Mercado Público (Mercadão), nos turnos da manhã e tarde, dependendo da programação. Os preços do curso variam de R$ 90 a R$ 250.
O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado no cartão de crédito. Para se inscrever é exigido a idade mínima de 18 anos, carteira de identidade e CPF.  O posto do Senac fica na Avenida Historiador Pereira da Costa, 430 – Centro.
FEIRANTES – Os feirantes do Mercadão vão poder participar de oficina gratuitas. As oficinas serão direcionadas para o público que trabalha com manipulação de alimentos.  “A oficina de boas práticas trata do armazenamento e condicionamento de alimentos, manuseio correto, higienização e outros aspectos previstos na legislação”, observa a gerente regional do Senac, Betânia Paiva.
As oficinas de boas práticas e de atendimento para os feirantes acontecerá nesta quinta-feira (02/02) e sexta-feira (03/02) no período da tarde. Os interessados podem procurar a administração do Mercadão para se inscrever.
“É importante que a primeira turma de capacitação  seja com os  comerciantes do Mercadão. Convidamos as pessoas que tem interesse em se qualificar ou aprender, a participar dos cursos oferecidos pelo Senac em nosso município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Canal da Cohab recebe serviços de limpeza

WhatsApp Image 2017-01-30 at 12.27.03A Prefeitura do Cabo, através da secretaria de Limpeza Pública, continua intensificando as atividades de limpeza e desobstrução dos canais. Na manhã dessa segunda-feira (30/01), o canal da Rua 01, que se encontra com o do bairro são Francisco, foi contemplado com a ação.
No local, a equipe realizou limpeza, separando os lixos domésticos, e em seguida, a retirada dos entulhos com a retroescavadeira, além de capinação.
MELHORIAS – Desde o dia 02/01, primeiro útil de trabalho, o município recebe limpeza dos canais com o objetivo de minimizar o impacto do período chuvoso para a população. A ação começou pelo canal do bairro São Francisco, que é o mais afetado pelas chuvas – causando enchentes – e segue por todos os bairros da cidade.

Saúde recebe capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

WhatsApp Image 2017-01-30 at 12.08.52Representantes da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa segunda-feira (30/01), de um seminário sobre Manejo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi – Recife.
O evento, promovido pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (GEASM), em parceria com o Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), foi direcionado a coordenadores e profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Saúde da Mulher.
O seminário tratou o protagonismo de todos os trabalhadores da saúde, além da compreensão da responsabilidade das diferentes instâncias do SUS bem como os desafios das IST, por meio da articulação de atividades públicas e privadas, do fortalecimento das infraestruturas de apoio e dos vínculos com a comunidade para a prevenção e a excelência na prática clínica dos profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção.
Em fevereiro todas as equipes, que compõem a saúde da família, vão ser capacitadas sobre as Infecções Sexualmente transmissíveis com objetivo de garantir o suporte necessário para as ações de prevenção e a excelência na prática clínica dos profissionais de saúde.
IST – A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Nesse contexto, alerta-se a população sobre a possibilidade de ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas, o que aponta para estratégias de atenção integral, eficaz e resolutiva.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo

Fieis celebram encerramento da festa de São Sebastião

WhatsApp Image 2017-01-29 at 12.13.42
No último dia de festa do co-padroeiro do Cabo, São Sebastião, realizada no domingo (29/01), os fieis da paróquia de Santo Antônio, no Centro, compareceram para agradecer e fazer suas preces àquele que foi defensor dos mais necessitados.
A Santa missa foi celebrada pelo Monsenhor Albérico Bezerra, vigário geral da arquidiocese de Olinda e Recife e pelo Padre Valdir Bezerra, vigário da paróquia de Santo Antônio.
Na celebração, esteve presente o vice-prefeito Claiton Marques (Keko), representando o prefeito Lula Cabral, além de secretários municipais e autoridades políticas e religiosas. Após a missa, houve uma procissão pelas ruas do centro do Cabo, encerrando com as bênçãos do Santíssimo Sacramento e uma festa com atrações culturais.
Texto e foto: Naftali Emidio

Secretária de Educação participa de I seminário dos dirigentes municipais

WhatsApp Image 2017-01-27 at 14.40.34Na última sexta-feira (26), a Secretária Municipal de Educação do Cabo, Sueli Nunes, participou do I seminário dos dirigentes municipais de Educação que contou com a presença de vários secretários de educação do estado, representantes do MEC e da Secretaria do Estado de Pernambuco.
Após a apresentação de boas vindas dada pela Associação de Municípios de Pernambuco, houve palestra do professor Dr. Francisco Xavier, da Universidade Federal de Pernambuco.
O palestrante lembrou que tanto os gestores iniciantes como os que já estão na pasta há mais tempo vivenciam o mesmo objetivo que é estruturar as redes de ensino, possibilitando uma educação de qualidade tendo como um dos resultados a elevação dos índices do Ideb.
No seminário, discutiu-se ainda pontos como a valorização do Professor, a busca de recursos para estrutura física das escolas e a potencialização dos diversos programas do MEC e dos programas próprios.
“Sabemos o compromisso do Prefeito Lula Cabral no que se refere à Educação. A Prefeitura do Cabo não medirá esforços para promover a melhoria Educacional do Cabo.Trabalharemos com competência fazendo jus a responsabilidade a que nos foi confiada.”, destacou Sueli Nunes. “A responsabilidade não é unilateral e sim de todos nós.”, finalizou.
Texto: Rosemberg Nascimento / Ascom Educação

Projeto Praia da Gente é realizado em Gaibu

Cerca de sessenta jovens estiveram no local e, inicialmente, receberam as primeiras instruções sobre coletiva seletiva. Em seguida, estiveram conscientizando a população e recolhendo toda sujeira encontrada, do trecho que vai do manguinho até o calçadão, onde aconteceu o encerramento com um momento de louvor.
Muitas pessoas aprovaram a iniciativa. É o caso do Gilberto, 53 anos, que fala da importância do projeto. ˜Eu também já realizei ações como essa, onde passamos pelas praias de Itapuama, Calheta e Nazaré. Quando venho à praia, peço logo um saquinho para colocar meu lixo. É necessário alertar as pessoas para que elas façam sua parte˜, destacou.
Estiveram presentes acompanhando a execução do projeto, o gerente de limpeza pública, Brivaldo Ramos, o assessor técnico de meio ambiente, Adson Ferreira, além de lideranças religiosas.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo
Foto: Naftali Emidio

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cabo de Santo Agostinho também cancela carnaval


O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), anunciou, há pouco, o cancelamento das festividades carnavalescas no município. O motivo, segundo o gestor, é o estado de calamidade em que se encontra várias áreas da cidade, como Educação e Saúde, por exemplo.

Ainda de acordo com o prefeito, diante da situação, não seria sensato gastar com o carnaval. “Estaremos focados em resolver as questões mais importantes e essenciais para nossa cidade”, cravou.

Por Magno Martins

Prefeitura discute melhorias para o turismo com o Trade

A prefeitura do Cabo, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, reuniu-se durante toda a manhã dessa quinta-feira (26/01) com representantes do Trade Turístico. O encontro aconteceu na pousada Senhora do Engenho, em Gaibu. Na reunião, representantes do Trade e da rede hoteleira apresentaram suas propostas para o melhoramento do turismo no município.
“O governo está à disposição para a melhoria do turismo no município. Essa reunião foi importante e estamos prontos para discutir projetos juntamente com o Trade para o turismo cabense”, comentou Moshe Caminha, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também estiveram presentes o assessor técnico, Daniel Paluca e o gerente da regional 2 (praias), André Figueiredo.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cabo adere à campanha mundial em combate à hanseníase


Com o tema “#hanseníasetemcura”, a Secretaria de Saúde realizou durante toda manhã dessa quinta-feira (26), na unidade de saúde em Alto dos Pires, Ponte dos Carvalhos, a campanha de combate à hanseníase, que é mundialmente feita durante todo ano no final do mês de janeiro.
O local foi escolhido para receber a campanha devido ao grande índice de pessoas com a doença. Só na Rua José Joaquim da Silva, por exemplo, 80% dos moradores estão contaminados.
Ao chegar à unidade, os pacientes passam por uma triagem onde é feito o teste de sensibilidade e, logo após, são encaminhados para o hansenólogo, caso seja encontrado alguma alteração no local da mancha.
Viviane Borba, coordenadora do programa de hanseníase, alertou sobre a importância de fazer o exame. “As pessoas que tem contato prolongado com o doente como familiares e amigos próximos, também devem ser examinados para que a doença não se propague”.
O dermatologista e hansenólogo, Francisco Almeida, destacou sobre as várias formas da hanseníase se manifestar. “Sua evolução vai depender de como a bactéria vai se relacionar com o sistema imunológico da pessoa. Existem aqueles que possuem uma menor resistência, tendo a doença de uma forma mais grave e outros, uma maior, que não é transmissível. Por isso, é importante que seja feita a prevenção precoce”.
“Eu tive hanseníase, fiz o tratamento e hoje estou curado. Voltei para fazer uma nova avaliação só para saber se tá tudo certo. Quem tem e não fez o exame, é bom que faça para se cuidar o quanto antes”, comentou Josafá Silva, 80 anos.
Os casos mais simples podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde do município. Já os de maior complexidade devem ser encaminhados para o Herbert de Souza, localizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, Centro (próximo a secretaria de educação). O tratamento vai de seis meses a um ano e é gratuito.
DOENÇA – A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae e que compromete os nervos periféricos. A hanseníase não é hereditária. A principal característica da doença são manchas brancas e avermelhadas, inibindo a sensibilidade do local.
Texto: Akila Soares
Foto: Naftali Emidio

Missa e procissão em homenagem a São Sebastião acontecem neste domingo (29)


Para homenagear o co-padroeiro do Cabo de Santo Agostinho, Mártir São Sebastião, a Paróquia de Santo Antônio, organizou uma séries de celebrações neste mês. A festividade teve início na última quarta-feira (19/01) e segue até domingo (29/01), com missa, às 10h, na Igreja de Santo Antônio – Matriz do Cabo,  e a tradicional procissão, que sairá do mesmo local, às 16h, percorrendo as principais ruas da cidade, encerrando com a benção do Santíssimo, em frente à Matriz.
Texto: Secom / Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Cabo comemora Dia Municipal da Nacionalidade Hispânico-Brasileira

Mais tarde o nome da cidade passou a se chamar Cabo de Santo Agostinho. A data histórica foi instituída como feriado municipal em 1986. E nessa quinta-feira (26/01) a população do Cabo comemora o Dia Municipal da Nacionalidade Hispânico-Brasileira.
HISTÓRIA – Vicente Yañez Pinzón nasceu em 1462, na cidade portuária de Palos de la Frontera, na costa atlântica da Andaluzia. Com recursos próprios, Vicente Pinzón saiu de sua cidade, em 19 de novembro de 1499, com quatro pequenas caravelas para ir em busca de novas terras.
A procedência da descoberta do Brasil foi incansavelmente disputada, à época, entre espanhóis e portugueses. Dúvidas também surgiram sobre a exata localização apontada por Pinzón. As descrições levaram historiadores e geógrafos a defender teses de que o espanhol poderia ter aportado na atual Ponta do Mucuripe, em Fortaleza ; Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte ou ainda na Ponta do Seixas, na Paraíba.
O caso é que a população do Cabo de Santo Agostinho reconhece o feito do navegador Vicente Yañez Pinzón, em 26 de janeiro de 1500. E passou a creditar esta data, simbolicamente, como a do descobrimento do Brasil pelos espanhóis.
Texto: Ana Cristina Lima
Designer: Marcella Cavalcanti

Prefeitura se reúne com representantes de blocos carnavalescos do Cabo

WhatsApp Image 2017-01-25 at 22.25.46Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se reuniram, nessa quarta-feira (25/01), à noite, com os organizadores dos blocos carnavalescos do município. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha.
Na reunião, os integrantes da Prefeitura explanaram a situação financeira do município e as perspectivas para o Carnaval de 2018.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, “no momento, as prioridades são os serviços essenciais como Saúde, Educação, Programas Sociais, Planejamento e Meio Ambiente e Defesa Social. Por isso, a gestão também adotou algumas medidas para a redução de gastos. Uma delas é o Plano de Contingenciamento e sendo assim, não haverá possibilidade de realizar os investimentos necessários para celebrar os dias de Momo”, informou ele.
“Sabemos que o Cabo tem muitas tradições culturais. Um dos grandes desafios é desenvolver projetos culturais para que todos os segmentos da cultura sejam contemplados. Por conta disso, já estamos planejando, junto com a sociedade civil, e iniciativa privada, parcerias sólidas para que possamos viabilizar as festividades de Momo próximo ano. Vamos buscar o conceito necessário para realizar um carnaval popular, bonito e organizado, como o povo do Cabo merece”, ressaltou o gestor de Cultura, Abidoral Ferreira.
Participaram também da reunião o secretário Executivo de Comunicação, Emerson Barros, o superintendente de Articulação Política do município, Elvis Plínio e os representantes da Associação Carnavalesca do Cabo.
Texto e foto: Amanda Falcão

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Prefeitura e Igreja Batista do Cabo promove o Praia da Gente, em Gaibu

Cerca de 60 jovens estarão na beira mar fazendo a ação. Eles serão divididos em dois grupos que estarão recolhendo o material orgânico da área do mangue até o calçadão e conscientizando as pessoas que transitam no local. Eles estarão acompanhados de um técnico de meio ambiente que irá instruí-los na hora de passar a informação. No evento também terá momento de louvor e adoração.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo

Secretaria de Educação do Cabo e IFPE Cabo realizam reunião

thumbnail_IFPE CABONesta quarta-feira (25), a equipe da Secretaria Municipal de Educação participou de reunião na sede provisória do IFPE Cabo (Instituto Federal de Pernambuco), localizada na FACHUCA com o objetivo de tomar conhecimento das parcerias entre as redes municipal e federal de ensino. Participaram da reunião o diretor geral da unidade do Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção, a secretária de Educação, Sueli Nunes, acompanhada dos assessores.
Dentre os pontos elencados na reunião, o diretor do Instituto Federal apresentou o documento que estabelece o convênio com o poder público municipal, até o término da construção do campus definitivo, que está sendo edificado no Convida Suape, além de discutir projetos que serão ofertados aos professores da Rede Municipal de Ensino com previsão para março de 2017.
A equipe técnica da Secretaria conheceu ainda ações destinadas à qualificação profissional de adultos e idosos, na modalidade PROEJA concomitante, desenvolvidas na Escola Estadual Luísa Guerra.
“É uma satisfação poder colaborar com a educação deste município. O IFPE Cabo está à disposição para atender aos projetos da Secretaria de Educação, no que for possível”, afirmou Daniel Assunção. Na ocasião, Sueli Nunes, também se colocou à disposição do instituto: “estamos bastante satisfeitos com esta primeira visita à unidade acadêmica, na certeza de que somaremos esforços a fim de fortalecer e evidenciar ainda mais a educação do nosso município com equidade de oportunidades a todos os munícipes”, frisou a Secretária.
Texto: Rosemberg Nascimento / Ascom Cabo

Atletas cabenses são considerados os melhores do Nordeste

WhatsApp Image 2017-01-25 at 16.07.38Rafael e Jonas Jatobá. Duas referências quando o assunto é esporte, mais precisamente, na modalidade Jiu-Jitsu. Os dois irmãos, que são cabenses, foram considerados os melhores do Nordeste. Rafael, que já luta há vinte anos, foi campeão faixa preta na categoria Master, ocupando o terceiro lugar. Já seu irmão, Jonas, com apenas 22 anos é lutador há oito e, é primeiro lugar em faixa marrom, na categoria Adulto.
“Tudo isso é reconhecimento do trabalho que fazemos há anos. Além de ser importante para a nossa cidade, levando seu nome para dentro e fora do país, incentivamos outras pessoas a praticar esta modalidade esportiva, principalmente os jovens que vivem na área de risco”, comentou Rafael Jatobá, 34 anos.
As informações são do Meia-Guarda, o maior site de Jiu-Jitsu do mundo, onde contém o ranking geral de atletas que são analisados durante todo ano para definirem quem são os melhores.
Texto: Akila Soares

Cabo realiza a primeira formação de dirigentes escolares de 2017

IMG_8491A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quarta-feira (25) a primeira formação de dirigentes escolares da rede municipal de ensino em 2017.
O encontro ocorreu no auditório da Secretaria, localizada no centro da cidade. No evento, a equipe de gerentes e assessores foi apresentada a todos os dirigentes e repassou informes gerais e diretrizes pedagógicas aos gestores. A secretária de educação Sueli Nunes foi apresentada através de um cordel recitado pelo cordelista Esperantivo.
Sueli lembrou dos desafios que a equipe e os dirigentes terão juntos a partir de agora para realizar ajustes necessários na qualidade do ensino municipal. “Eu acredito na competência e no compromisso de cada professor para a melhoria contínua da nossa educação em função dos nossos alunos. Nunca percam o bom ânimo”, ressaltou.
IMG_8479A gerente de ensino Fátima Almeida reforçou que dentre as primeiras medidas tomadas haverá a realocação dos professores que não estão em sala de aula, para que voltem a lecionar.
A gerente lançou a discussão da diagnose inicial para saber a situação real de cada escola e pediu aos dirigentes que entreguem o documento no máximo até o dia 16 de fevereiro, a fim de servir de base para a Jornada Pedagógica a ser realizada no início de março.
Os dirigentes também foram lembrados que devem enviar a prestação de contas das escolas até o dia 15 de fevereiro. Para encerrar a formação, o cantor Ricardo Lima fez uma apresentação voz e violão que animou os dirigentes ao som de músicas de frevo e MPB. Todas as apresentações culturais não cobraram cachê para o evento.
Texto por Diego Lós – ASCOM/SME Cabo

Prefeitura começa a pagar o Bolsa Cidadã


WhatsApp Image 2017-01-25 at 11.47.06A partir de amanhã (26/01), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começa o pagamento do Bolsa Cidadã para mais de 1.200  beneficiários que realizaram o recadastramento. De acordo com a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, os demais inscritos no programa terão o dinheiro em conta, mas só vão poder sacar após a renovação do cadastro.
Quem ainda não se recadastrou deve procurar a Secretaria de Programas Sociais, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, se for o caso, uma declaração de que está matriculado na escola.
O programa de distribuição de renda mínima é municipal  e destinado às famílias em situação de extrema pobreza. A bolsa concedida é no valor de R$ 250. Para ser incluído no programa, a pessoa deve ser moradora do Cabo; se for analfabeto, precisa comprovar que está matriculado na escola; também deve ser inscrito no Cadastro Único de Assistência Social do Governo Federal (CadÚnico) entre outras exigências.
Segundo a secretária Edna Gomes, um outro pré-requisito é que o beneficiário do Bolsa Cidadã não esteja inscrito em outro programa social. “Esclarecemos que esta exigência faz parte de uma lei aprovada pela Câmara Municipal na gestão anterior, e que temos que cumprir”, disse.
Edna Gomes informou que o Bolsa Cidadã prevê um parecer social das famílias a cada dois anos. “Esse monitoramento é necessário para que possamos identificar às pessoas que ainda precisam se manter no programa”, afirma.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (27)


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho decretou ponto facultativo nas repartições
públicas e entidades da administração do município, nesta sexta-feira (27/01). Sendo assim, apenas hospitais, unidades de pronto atendimento e Guarda Municipal, estarão realizando atendimentos. Já as secretárias e as repartições públicas, estarão fechadas.
O ponto facultativo é referente ao feriado municipal desta quinta-feira (26), data em que se comemora o Dia Municipal da Nacionalidade Hispânico-Brasileira, em homenagem ao desembarque de Vicente Yanes Pinzón, no Cabo, no ano de 1500.
Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Prefeitura discute melhorias para o Mercadão

DSC_0099
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, Moshe Caminha, e o superintendente de Abastecimento, Alexandre Guedes, se reuniram hoje pela manhã (24/01) com representantes da administração do mercado público municipal, para discutir o Programa de Reforma Organizacional de Excelência (Proex) do Mercadão.
“O objetivo é implantar uma padrão de qualidade que permita oferecer aos comerciantes e à população um ambiente limpo, seguro e organizado”, disse Alexandre Guedes. “Este é um plano de ação para os quatro anos de gestão. E a nossa expectativa é que consigamos trabalhar em conjunto com os comerciantes e resgatar o espaço público”, destacou Moshe Caminha.
O programa foi apresentado pela veterinária da secretaria de Saúde, Erika Murayama, que participou do seu desenvolvimento. Ela pontuou as principais ações que serão adotadas para a melhoria do mercadão. Entre elas, a proibição de atividades de jogos de azar; proibição de flanelinhas; o cadastramento dos prestadores de serviços (freteiros ); a retomada de atividades culturais e de lazer (arte na feira); reordenamento da feira rasteira (ambulantes que expõem mercadoria no chão); fiscalização dos produtos comercializados; proibição de bebidas alcoólicas em locais não permitidos e resolver o problema de inadimplência do comércio local.
Também haverá o reordenamento das áreas de estacionamento de carga e descarga. As áreas dos boxes serão delimitadas para que seja respeitado o espaço de pedestres. A feira agroecológica, que acontece às sextas-feiras e sábados, passará por um cadastramento e padronização. E a limpeza do mercadão contará com a participação sistemática de todo o comércio. “Os permissionários terão que colocar o lixo nos locais apropriados e não mais deixá-los expostos em qualquer lugar do mercado”, afirma Alexandre Guedes.
Alexandre Guedes informou que na próxima semana, o Proex começa a ser apresentado aos feirantes e comerciantes. Algumas ações já estão em andamento, como as que envolve a higiene do mercadão. “O Centro de Vigilância Ambiental esteve no local eliminando o foco de dengue encontrado na cisterna”, falou a veterinária Erika  Murayama. “Também iniciamos a recuperação da parte elétrica, acabando com as gambiarras que representam riscos para todos”, disse o superintendente de Abastecimento.
O principal mercado público do Cabo tem 1080 boxes, 12 bares e restaurantes, e aproximadamente 200 pessoas que trabalham na área da feira rasteira. Nos fins de semana seu público circulante é estimado em 4.000 pessoas.
AÇÃO – A secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos realizou na manhã desta terça-feira (24), a segunda etapa da manutenção da rede elétrica no Mercado Público Municipal (Mercadão), localizado no Centro. Os cabos da rede de alimentação de energia estavam entre a estrutura da coberta, o que trazia vários riscos aos comerciantes e usuários da feira, como vazamento de corrente elétrica. Com esta ação, o serviço foi finalizado.
Texto: Ana Cristina Lima | Akila Soares
Foto: Leo Domingos

Gaibu recebe unidade móvel “Amigo do Peito”

WhatsApp Image 2017-01-24 at 12.00.55 (1)A comunidade de Gaibu recebeu durante toda manhã dessa terça-feira (24) a unidade móvel de Mamografia Digital “Amigo do Peito”. Os serviços foram disponibilizados no SPA (Serviço de Pronto Atendimento), José Antônio de Lima, no centro de Gaibu.
A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde disponibilizando para as mulheres teste rápido de HIV, mamografia e exame citopatológico para prevenção de câncer do colo do útero, além de saúde bucal com orientação em relação ao câncer de boca, escovação correta e aplicação de fluor.
Gisele Paiva, coordenadora de Saúde da Mulher, explicou a importância da prevenção. “Qualquer mulher dos 50 aos 69 anos ou que já tenha relações sexuais pode fazer o exame. O nosso objetivo com essa ação é estimular a prevenção para ao câncer de mama, pois tanto ele com o de colo de útero são os que mais afetam as mulheres”.
“Esses exames são caros e agora, temos essa oportunidade de fazer gratuitamente. Chamei todas as minhas vizinhas para fazer também”, comentou Cristina Ramos, dona de casa.
Texto: Akila Soares
Foto: Naftali Emídio

Prefeitura do Cabo divulga calendário do ano letivo 2017

Além do calendário oficial do ano letivo que contém os feriados e a Semana Municipal de Incentivo à Leitura, vários projetos e eventos de conhecimento acontecerão este ano. Dentre alguns exemplos estão o concurso Ler Bem (Projeto ASPA de Incentivo à Leitura); Olimpíadas da Língua Portuguesa, Matemática e Astronomia (MEC e Secretaria Municipal de Educação) e o Programa de Educação Ambiental (Transpetro).
Baixe o calendário: Calendário 2017
Texto: Diego Lós (ASCOM- SME)

Defesa Civil dá orientações a banhistas para evitar afogamentos


WhatsApp Image 2017-01-23 at 09.14.34
Casos de afogamento e situações de risco nas praias são comuns nos litorais de Pernambuco, principalmente com a chegada do verão e das férias. Mar agitado, forte correnteza, buracos, águas vivas, podem tornar um momento de lazer em preocupação e causar situações desagradáveis.
Com objetivo de garantir a segurança dos banhistas e alertar sobre os possíveis perigos nas praias do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Coordenadoria de Defesa Civil, informa as principais medidas para garantir a segurança dos banhistas.
Segundo a Defesa Civil, o município possui 40 salva-vidas que atuam nas praias. Apesar do intenso trabalho de prevenção, o Cabo tem em média 23 ocorrências por final de semana. Os maiores números de incidentes, no mar, são nas praias de Gaibu, Xaréu e Calhetas. Geralmente as ocorrências são de jovens entre 14 a 25 anos do sexo masculino, principalmente de banhistas de outras cidades.
De acordo com o órgão, geralmente as ocorrências de resgate acontecem quando os banhistas consumem bebidas alcoólicas ou comem bastante antes de entrar na água. São feitas 700 abordagens de prevenção por fim de semana. Para alertar os banhistas, os salva-vidas emitem o som com dez apitos e sinalização gesticular, com objetivo de avisar sobre a área de risco.
Grupos de banhistas também são alertados sobre os melhores lugares para o banho, bem como todas as medidas de segurança da orla, além disso, os salva-vidas também realizam abordagens de pessoas que entram em local não permitido e orientam sobre as cores das bandeiras de alerta e o significado de cada uma delas.
Para evitar possíveis afogamentos, é necessário tomar alguns cuidados básicos. A equipe de salva-vidas dá algumas orientações aos banhistas, aos pais e àqueles que não têm familiaridade com o mar.
Veja as orientações:
– Se o banhista percebeu que a água chegou até o umbigo, deve parar por aí mesmo ou retornar para a área mais rasa.
– Se, por acaso, o salva-vidas estiver distante, na hora de um afogamento, a orientação é não entrar na água. O mais apropriado, nesse caso, é jogar uma corda ou algum objeto flutuante, para que a pessoa em perigo possa segurar e, depois chamar o guarda-vidas imediatamente.
– Caso seja um bom nadador, não tentar enfrentar a correnteza. Nadar transversalmente para se livrar da correnteza.
– Com relação às crianças, os pais devem ficar de olho nos seus filhos e não deixá-los somente sobre a responsabilidade dos salva-vidas, já que esses profissionais são capacitados para um atendimento generalizado de pessoas.
– No caso de ingestão de bebida alcoólica, a pessoa não deve entrar na água. Já, ao consumir comidas pesadas, a orientação é esperar duas horas para entrar no mar.
– Caso um banhista caia em uma corrente de retorno e não saiba nadar, deve se manter calmo e acenar por socorro. Nunca tente lutar contra a correnteza.
– Caso não seja um bom nadador se mantenha calmo. A maioria dos óbitos por afogamento, são ocasionados por desespero.
– Criança perdida leve ao posto salva vidas mais próximo.
– Para um banho seguro, a água terá que esta, no máximo, na altura da cintura.
– Sempre que for a praia pedir orientação aos salva-vidas sobre as áreas para banho seguro.
– Atenção para as bandeiras e as placas de sinalização na faixa de areia, pois são um risco iminente.
– Cuidado ao pular antes de verificar a profundeza do local. Evite acidentes.
Texto: Amanda Falcão- Secom/Cabo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Prefeitura do Cabo e Plan International Brasil firmam parceria

WhatsApp Image 2017-01-20 at 11.32.22A prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho e a Organização Internacional Humanitária, Plan International Brasil, firmaram uma importante parceria. É o projeto “Jovens Construindo o Futuro”, iniciado no Recife em 2015 e que prevê turmas de qualificação para o Cabo, a partir de Março de 2017.
O projeto tem o objetivo de beneficiar jovens em vulnerabilidade social através da qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo ou a inserção no mercado de trabalho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, Moshe Caminha, atribui a parceria as necessidades do país, demonstrando preocupação com o futuro profissional e econômico de jovens em busca de emprego e estabilidade. “Precisamos olhar para causas deste tipo. É de fundamental importância trazer os nossos jovens para o desenvolvimento educacional, oferecendo qualificação e oportunidades de emprego tanto na indústria, quanto no comércio, inclusive para os que possuem perfil empreendedor, fazer despertar esse potencial”, comentou Moshe.
Mayara Lima Pimentel, Analista de Empoderamento Econômico da Plan International Brasil, aponta a importância desse tipo de ações para sociedade, bem como a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
“O poder público municipal compartilha do mesmo objetivo junto a seus munícipes e assim unirmos esforços com foco em soluções eficazes para problemas que afetam empresas e sociedade através do empoderamento econômico dos jovens”, disse Mayara.
A Plan International do Brasil é uma organização que não possui afiliação religiosa, política, nem governamental, dedicada a garantia dos direitos da criança, adolescentes e jovens no contexto de desenvolvimento comunitário.
A assinatura da parceria foi no Senai Cabo, que foi referendada pelo diretor da instituição, Daniel Fagundes. Esteve presente no momento da assinatura, o vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Cláudio Nascimento.
Texto: Akila Soares / Secom Cabo