sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Secretaria de Programas Sociais Realiza Atendimento à População de Rua


img3211
Psicólogos,  assistentes sociais e educadores da Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho realizaram esta semana (03 e 05/01), abordagem e atendimento a 16 pessoas vivendo em situação de rua no município.Em função do estado de vulnerabilidade física,  mental e de dependência de álcool e outras drogas, os usuários foram encaminhados para o Hospital Mendo Sampaio (Mista) para receberem atendimento médico.
Das 16 pessoas atendidas, após busca ativa, realizada pelos profissionais da secretaria, 11 regressaram ao convívio familiar; três foram encaminhadas ao Abrigo Aconchego e duas voltarão para o seu município de origem, Caruaru.
De acordo com a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, um dos fatores que levam a pessoa a viver em situação de rua é a desestruturação familiar, o que pode causar o rompimento dos vínculos afetivos e comunitários.  “O Serviço de Abordagem de Rua busca reinserir a pessoa na família, oferecendo suporte socioassistencial para que ela não seja reincidente”, afirmou ela.
Serviço Especializado de Abordagem de Rua: É um serviço oferecido pela equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social -CREAS no qual profissionais se deslocam aos locais de concentração de moradores de rua: praça, viadutos e logradouros públicos. Eles são  sensibilizados sobre a necessidade de sair  da situação de vulnerabilidade social, recebem atendimento socioassistencial e em seguida, são encaminhados para abrigos e centros de convivência. Embora a Secretaria atue retirando as pessoas em situação de rua,  o recolhimento compulsório não ocorre no município.
SERVIÇO – A população cabense também pode ajudar aos moradores de rua acionando o serviço através do telefone: 3521.6788.
Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário