A partir de amanhã (26/01), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começa o pagamento do Bolsa Cidadã para mais de 1.200 beneficiários que realizaram o recadastramento. De acordo com a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, os demais inscritos no programa terão o dinheiro em conta, mas só vão poder sacar após a renovação do cadastro.
Quem ainda não se recadastrou deve procurar a Secretaria de Programas Sociais, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, se for o caso, uma declaração de que está matriculado na escola.
O programa de distribuição de renda mínima é municipal e destinado às famílias em situação de extrema pobreza. A bolsa concedida é no valor de R$ 250. Para ser incluído no programa, a pessoa deve ser moradora do Cabo; se for analfabeto, precisa comprovar que está matriculado na escola; também deve ser inscrito no Cadastro Único de Assistência Social do Governo Federal (CadÚnico) entre outras exigências.
Segundo a secretária Edna Gomes, um outro pré-requisito é que o beneficiário do Bolsa Cidadã não esteja inscrito em outro programa social. “Esclarecemos que esta exigência faz parte de uma lei aprovada pela Câmara Municipal na gestão anterior, e que temos que cumprir”, disse.
Edna Gomes informou que o Bolsa Cidadã prevê um parecer social das famílias a cada dois anos. “Esse monitoramento é necessário para que possamos identificar às pessoas que ainda precisam se manter no programa”, afirma.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos
Foto: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário