Representantes da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa segunda-feira (30/01), de um seminário sobre Manejo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi – Recife.
O evento, promovido pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (GEASM), em parceria com o Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), foi direcionado a coordenadores e profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Saúde da Mulher.
O seminário tratou o protagonismo de todos os trabalhadores da saúde, além da compreensão da responsabilidade das diferentes instâncias do SUS bem como os desafios das IST, por meio da articulação de atividades públicas e privadas, do fortalecimento das infraestruturas de apoio e dos vínculos com a comunidade para a prevenção e a excelência na prática clínica dos profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção.
Em fevereiro todas as equipes, que compõem a saúde da família, vão ser capacitadas sobre as Infecções Sexualmente transmissíveis com objetivo de garantir o suporte necessário para as ações de prevenção e a excelência na prática clínica dos profissionais de saúde.
IST – A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Nesse contexto, alerta-se a população sobre a possibilidade de ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas, o que aponta para estratégias de atenção integral, eficaz e resolutiva.
Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário