No intuito de mobilizar a população para que se torne agente de combate ao mosquito Aedes aegypti, será realizada neste sábado (13/02) uma Mobilização Nacional para Combate ao Mosquito Aedes aegypti; e o município do Cabo de Santo Agostinho vai se unir a essa luta. O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Esse vírus tem sido associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês quando as mães são infectadas durante a gestação. Pernambuco é o estado com maior número de suspeitas no país.
No Cabo, participarão militares e cerca de 120 Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A concentração será a partir das 8h na Praça das Azeitonas, em frente à escola-modelo Padre Antônio Melo Costa, na Charneca. Na ocasião, serão distribuídos folhetos explicativos, e a população será orientada sobre como eliminar os focos do vetor. A ação será simultânea em 353 cidades do país e é coordenada pelo Governo Federal, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Saúde. O evento contará com a participação do secretário Extraordinário para a Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão.
As cidades fazem parte de uma lista de locais prioritários para o combate ao mosquito por reunirem população maior ou terem maior incidência do Aedes aegypti. Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas participarão das vistorias a domicílios no País. Em Pernambuco, participarão do mutirão mais de 15 mil militares.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário