sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cabo realiza mobilização contra o Aedes aegypti nas escolas

O município do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta sexta-feira (19/02), uma ação educativa de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, em alusão ao Dia Nacional de Mobilização contra o Zika em escolas. Cerca de 70 alunos entre 4 e 12 anos da Escola Municipal Maria Madalena Tabosa, em Itapuama, receberam orientações através de uma palestra simples e de fácil entendimento, mostrando as fases do mosquito, como evitar a proliferação, meios de combate e os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo vetor que são a dengue, chikungunya e o vírus Zika.


A atividade teve como objetivo tornar as crianças fiscais de suas residências e a dos seus vizinhos, além de levar conscientização a estudantes, professores, profissionais da escola e pais sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor dessas doenças. A ação foi realizada pelo Posto de Saúde da Família (PSF) de Itapuama, em parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e aconteceu simultaneamente em todo o país.


De acordo com a enfermeira responsável pela ação, Jociele Santos, um vídeo educativo em forma desenho animado foi exibido aos alunos mostrando os locais que o mosquito pode se proliferar. “Essa é uma ação contínua nas escolas, e é através delas que faremos o trabalho de informação para os alunos, como orientar a não jogar lixo na rua, e que qualquer folhinha pode ser um criadouro. Acumulou água, está sujeito a proliferar o mosquito. A escola vai ser mobilizada para a gente vencer essa guerra”, disse.


Texto: Secom | Cabo

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário