sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Guardas do Cabo se capacitam para usar armas de fogo em serviço

GM3Guardas municipais do Cabo de Santo Agostinho participaram, nesta sexta-feira (19/02), de uma aula de instrução prática para permitir o porte e o manuseio de armas de fogo durante o serviço. A aula foi ministrada por instrutores credenciados da Polícia Federal (PF) e aconteceu na sede da Companhia Independente de Operações Especiais do Recife (CIOE), na Avenida Recife, Jiquiá/Estância.
GM4A instrução prática é continuidade do curso de capacitação que tem o total de 100 horas aula, com 35 horas destinadas às aulas teóricas já realizadas em dezembro. Nesta segunda etapa, a carga de 65 horas será distribuída em seis dias. Para obter a habilitação para o uso de arma de fogo em serviço, os guardas passaram por uma prova prática e teórica. No final do curso cada guarda receberá um certificado pelas horas de curso exercidas, entregue pelo Instrutor credenciado pela PF e guarda municipal de Goiana, Adriano Duarte.
Ao todo, 100 homens participaram do curso que visa preparar o agente, e faz parte da grade curricular exigida para que o guarda municipal obtenha as instruções práticas e teóricas necessárias para atuar com a arma de fogo, conforme a Lei Federal 13.022 de 2014. Até o momento, 50 guardas do Cabo já concluíram o curso e estão aptos. Os demais 50 iniciaram hoje o processo de conclusão.
GM1De acordo com o Comandante da Guarda Municipal do Cabo, Ozias Carvalho, após a conclusão do curso, os guardas irão aguardar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para poder iniciar um novo trabalho já habilitados para o porte de armas, com o objetivo de promover mais segurança na cidade. “O objetivo é colocar estes agentes nas ruas, divididos por bairro, oferecendo à população mais um colaborador, em conjunto com os demais órgãos de segurança, aptos a protegerem a sociedade”, disse.
GM2Na aula prática, antes de utilizar a arma e receber as instruções, os agentes receberam orientações do Instrutor Adriano Duarte. “É preciso ter responsabilidade e cuidado na hora de usar a arma. Para isso, desde o início do curso prático, em complemento à aula teórica, passamos para os alunos que, para evitar riscos, é necessário estar atento e manter a segurança”, destacou.
O secretário de Defesa Social do Cabo, Luiz Pereira, destacou o empenho da Guarda Municipal no município. “Essa é uma demanda antiga da nossa guarda e que hoje estão podendo tornar realidade. Nossa equipe dispõe de uma grande estrutura para atender essa capacitação, e com o esforço deles e o compromisso do prefeito Vado da Farmácia, o sonho se concretizou”, falou.
O curso está sendo realizado através de uma parceria entre a Associação dos Guardas Municipais e o Sindicato dos Guardas Municipais, com o apoio da Prefeitura. Sidney Araújo, presidente da Associação, destaca a importância da parceria. “Capacitar o agente é o objetivo da Associação, que, através da parceria com a prefeitura, pôde promover essa capacitação para os 100 agentes que, em breve, estarão nas ruas contribuindo para a segurança da cidade”, enfatizou.
Para participar da capacitação, os agentes passaram pela avaliação de uma psicóloga credenciada da Polícia Federal, que fez uma triagem. O Cabo é o primeiro município da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde a GM se prepara para atuar com arma de fogo. Toda preparação no curso é uma preocupação direta para que o órgão atue de forma positiva, tornando-se referência para outros municípios.
Texto e fotos: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo

Um comentário: