O município do Cabo de Santo Agostinho tem grandes talentos, que se destacam nacional e internacionalmente. Exemplos disso são cinco alunos do 9º ano da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima, que foram medalhistas de bronze na 7º International Young Mathematician´s Convention (olimpíada internacional de Matemática), na Índia. Nesse sábado (11/12), eles desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes, trazendo nas malas, além da medalha, muitos ensinamentos com a experiência de representar a cidade, o Estado e o País em uma competição internacional.
A olimpíada contou com a participação de 80 equipes de 30 países, sendo o Cabo representado pelos alunos Vitor Manoel da Costa Arrais, 16; Lara Beatriz de Almeida Barreto, 15; Marcella Vieira da Cruz Barbosa, 15; Lucas Diego dos Santos Oliveira, 16; e Wanderson Henrique Cândido da Silva, 13. A competição mundial aconteceu entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Lucknow, na Índia. O grupo foi orientado pelo professor Marcos Vinicius e teve o apoio do dirigente José Alves. Eles acompanharam os jovens talentos na viagem.
No saguão do aeroporto, uma comitiva estava à espera dos competidores. Estavam presentes familiares, amigos, professores, supervisora, a dirigente Joelma Mesquita, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, além dos secretários Adelson Moura (Educação) e Michel Sued (Finanças e Arrecadação). Os estudantes foram ovacionados e homenageados pelos presentes ao desembarcarem.
No resultado final da Olimpíada, foram os estudantes das Filipinas que obtiveram as medalhas de ouro e de prata. Já os jovens do Sirilanca receberam troféus individuais. A delegação brasileira que alcançou o bronze também era formada por alunos de São Paulo e Amazonas que participaram de competições as quais envolviam raciocínio lógico-matemático, concentração, interpretação dos enunciados, criatividade e trabalho em equipe.
“Achei muito legal participar de uma competição em um país que jamais imaginei que conheceria. Ficamos impressionados com jovens de países como Filipinas e Irã, que respondiam as perguntas em 5 segundos”, comentou o aluno Lucas Diego. “Com tranquilidade e com apoio dos professores, da família e da prefeitura conseguimos trazer o bronze para nossa cidade competindo de igual para igual com todos”, destacou ele, emocionado.
A Prefeitura deu todo apoio para a ida deles à Índia, desde as passagens aéreas dos alunos, hospedagem, alimentação e as passagens dos professores. Devido à participação dos jovens na Olimpíada, a atual gestão criou um decreto possibilitando que a partir de então os estudantes da Rede Municipal de Ensino possam participar de competições ou outros eventos científicos e pedagógicos em nível estadual, nacional ou internacional com ônus à prefeitura. Antes do decreto esse benefício não era permitido por lei. “Na ausência de normativa específica para o custo de despesa com esse tipo de evento, a gestão acabou elaborando um decreto o qual permite agora que a prefeitura possa arcar com passagens aéreas e diárias para alunos das escolas municipais que participarem de eventos nacionais internacionais. Isso é um marco da atual gestão”, enfatizou o secretário Michel Sued.
O professor Marcos Vinícius foi o grande incentivador da participação na Olimpíada, visto que em anos anteriores já obteve destaque com alunos da mesma escola em competições nacionais. “A experiência de orientar os alunos para um campeonato mundial na Índia foi prazerosa. Ver nossos alunos brigando pela medalha e acreditando que é possível transformar os sonhos em realidade é algo indescritível. Esse bronze tem gosto de ouro para todos nós”, destacou emocionado o orientador. É importante destacar que os pais a todo momento incentivaram os filhos e não mediram esforços para que todos trâmites legais fossem agilizados a fim de possibilitar o embarque da comitiva”, completou.
Para o secretário Adelson Moura, a participação dos alunos do Marivaldo nesse evento mundial entra para a história da cidade no que se refere aos âmbitos legal e educacional. “Esperamos que a ida dos estudantes sirva como incentivo aos nossos estudantes da Rede Municipal. Independentemente dos resultados que eles trouxessem já os consideramos vencedores e dignos de nosso aplauso”, concluiu Moura.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário