O município do Cabo de Santo Agostinho contará, a partir desta quinta-feira (21/12), com um museu dedicado ao Bacamarte. Localizado na Sede da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac), no Centro, o museu levará o nome de Olímpio Bonald Neto, acadêmico pernambucano, escritor do livro Bacamarte, Pólvora e Povo, e doador dos acervos de livros de cultura popular e folclore, além das fotografias septuagenárias que estarão expostas e microfilmadas. O espaço será inaugurado às 17h.
Na ocasião, será oferecida uma palestra sobre a participação das mulheres na Guerra do Paraguai, com Rosa Bezerra, presidente do Núcleo de Estudos do Cangaço. Esculturas reunidas pela Sobac também irão implementar o primeiro museu do Bacamarte. A Sociedade, capitaneada pelo professor, poeta e artista plástico Ivan Marinho, contou com apoio da gestão municipal para a inauguração do museu. Em 2014, a Prefeitura do Cabo cedeu um imóvel para a Sobac, que poderá utilizá-lo por dez anos, conforme a Lei Municipal Nº 2.972.
O Museu Olímpio Bonald de Bacamarte fica localizado na Rua Vigário João Batista, 157, Centro do Cabo (Em frente ao antigo Mercado de Farinha).
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Randy Augusto (arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário