sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Profissionais da Saúde participam de curso de enfrentamento às drogas

curso_formacao_enfretamento_secod_sms_400x300px_randyaugustoProfissionais que atuam nos postos de saúde da família (PSF’s) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Cabo de Santo Agostinho iniciaram, nessa quinta-feira (01/12), o curso de formação em prevenção e enfrentamento às drogas para a Atenção Básica (Módulo 1). A capacitação é fruto de uma parceria entre as secretarias Municipal de Saúde e Executiva de Combate às Drogas, e está sendo oferecida no auditório da Saúde, localizada no CAM 2, PE-60.
curso_formacao_enfretamento_secod_sms03_randyaugustoO curso faz parte do Projeto de Prevenção às Drogas direcionadas às escolas municipais e unidades básicas de Saúde. O objetivo é formar os profissionais da atenção básica na abordagem e no atendimento ao dependente químico e seus familiares, capacitando as equipes e desenvolvendo estratégias de prevenção, intervenção e técnicas de encaminhamento, assim fortalecendo a rede através da união das secretarias. O curso está sendo ministrado pela gerente de Articulação de Política sobre Drogas do município, Deise Alves, e os concluintes receberão um certificado de 10 horas.
O secretário de Combate às Drogas, Ednei Pedro, ressaltou a importância do curso. “É com um sentimento de missão cumprida que estamos realizando esta formação para os profissionais da saúde de nossa cidade, já capacitamos os profissionais da Educação, Programas Sociais,  entre outros, pois, a Secretaria Executiva de Combate às Drogas desde o início do governo Vado vem realizando ações de prevenção, orientação, formação e reinserção e acolhimento tanto dos usuários quanto dos seus familiares”, declarou.
curso_formacao_enfretamento_secod_sms01_randyaugusto“Nós da Secretaria de Saúde estávamos precisando desse curso, principalmente os que atuam na Atenção Básica, para superar mitos e tabus e fortalecer o enfrentamento ao combate e prevenção às drogas. Essa parceria entre a SECOD e a Saúde é fundamental para isso”, comentou a coordenadora Maria Augusta.
“Pretendemos não parar por aqui, ainda vamos buscar mais parcerias para o fortalecimento e continuidade do projeto no próximo ano”, ressaltou Regilene Santana psicóloga da SECOD.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário