quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

CTA Herbert de Souza mudará de endereço

O Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza, localizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, 428, no Centro do Cabo, mudará em breve de endereço. A nova sede ficará na Rua Teixeira de Sá, 28, também no Centro. O novo espaço também alojará o Programa de Tuberculose e Hanseníase e contará com duas recepções, 15 salas, três laboratórios, uma farmácia, três banheiros, uma copa, um almoxarifado, um depósito de material de limpeza, uma área de convivência externa e estacionamento.

O CTA Herbert de Souza realiza ações voltadas à redução de risco e promoção a práticas mais seguras, além de ofertar testagem para HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Seu principal objetivo é ampliar o acesso da população ao aconselhamento, ações de prevenção e ao diagnóstico das infecções como HIV, Sífilis, Hepatite B e C e HTLV.

Até setembro de 2019 o CTA atendeu 5.742 pessoas. O Herbert é o único que realiza o teste de HTLV (Vírus T-linfotrópico humano), pois possui laboratório próprio, um diferencial entre os 32 CTAs existentes em Pernambuco. O HTLV é transmitido pela relação sexual sem preservativo, seringas e agulhas contaminadas e, principalmente, pela amamentação da mãe infectada para o recém-nascido.
De acordo com a bióloga responsável pelos diagnósticos sorológicos do HIV/Sífilis/Hepatites B e C/HTLV do CTA, Daniela Salustiano, também são oferecidos no espaço os insumos de prevenção. ‘’O Herbert de Souza disponibiliza gratuitamente preservativos masculino e feminino e gel lubrificante, além de realizar a testagem rápida desses agravos de forma confidencial e sigilosa, entregando o resultado no mesmo dia’’, informou.

O CTA Herbert de Souza realiza exames de segunda a quinta-feira e não precisa ter encaminhamento prévio. ‘’Só precisa trazer um documento oficial com foto’’, informou a responsável pelos diagnósticos sorológicos, Daniela Salustiano. Os serviços oferecidos no CTA Herbert de Souza promoveram avanços importantes na saúde, como a descentralização da testagem rápida em gestante para as 44 Unidades Básicas de Saúde da cidade do Cabo.
De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids/Hepatites Virais do Cabo, Lúcia Cristina Buarque, o CTA Herbert de Souza ampliou o acesso da população do Cabo ao diagnóstico do HIV e outras ISTs, bem como às ações de prevenção. “Promovemos um trabalho educacional através do aconselhamento, orientando as pessoas para o conhecimento das suas vulnerabilidades’’, informou.

Texto: Caio Rodrigues
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário