A Secretaria Municipal de Saúde implantou o terceiro turno na Unidade de Saúde da Família de Sacramento, em Pontezinha. A USF é primeira entre as 44 a ter o horário estendido de funcionamento até às 21h. A proposta é atingir o público que trabalha e não consegue ir a consulta médica durante o dia.
As mulheres são maioria entre os usuários das USFs, conforme o perfil observado pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o superintendente de Atenção Primária, Anderson Nunes, a ampliação do horário vai permitir a procura pelo serviço médico de mais homens. Outros atendimentos também devem ter a procura ampliada, melhorando o fluxo na USF.
Anderson Nunes explica que o terceiro turno também favorece a população de áreas descobertas de Pontezinha e ressalta que o serviço não é de urgência e emergência. “Funciona da mesma maneira que em horário normal, com marcação de consulta”, ressalta.
O atendimento no terceiro turno é para clínica médica, ortopedia, práticas integrativas ( tratamento por medicina alternativa: acupuntura, Reiki e auriculoterapia), puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil). Também são realizados teste rápido de HIV e Sífilis, vacinação e curativos.
Especialidades como práticas integrativas e ortopedia têm dias específicos para o atendimento. O paciente deve procurar a USF para se informar e fazer a marcação da consulta.
Texto: Ana Cristina Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário