Hoje (22/01) as famílias que vão morar no Habitacional Nova Vila Claudete participaram de um mutirão para a assinatura dos contratos, na Escola Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. As 1.499 casas dos lotes 5,6 e 7 fazem parte da 2ª etapa do habitacional. O mutirão para assinatura vai até amanhã (23/01). Os moradores devem levar a Carteira de Identidade, o CPF e o Número de Identificação Social (NIS).
A obra é uma parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura do Cabo, e foi construída pela Caixa, através do Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto conta ao todo com 2.620 residências. As primeiras 1.121 unidades do Habitacional Vila Claudete foram entregues em julho do ano passado.
Segundo o prefeito do Cabo, Lula Cabral, o projeto beneficia as populações carentes da cidade. ‘’Centenas de famílias cabenses que não tinham casa ou moravam em barracos estão realizando o sonho da casa própria e passarão a ter uma vida mais digna’’, comentou. ‘’Hoje eu me sinto muito feliz e satisfeita em ver o sorriso no rosto de cada família’’, festejou a coordenadora e líder do Movimento Social MTST, Claudineide da Rocha.
De acordo com a vendedora autônoma, Mônica Maria, sua vida ficará muito melhor com a nova moradia. ‘’Estamos na luta faz muitos anos para conquistar uma moradia digna e agora conseguimos’’, falou. Segundo Juliana Lima, atualmente desempregada e moradora da Cohab, a melhor coisa que existe é ter um teto. “Nunca tive casa própria e faz quatro anos que lutamos. Agora nosso sonho está sendo realizado’’, comemorou.
O Conjunto Habitacional Vila Claudete foi erguido em um terreno de 97 hectares doado por Suape à Caixa Econômica Federal (lotes habitacionais) e a Prefeitura do Cabo (espaços públicos), sendo 27 hectares de área verde preservada. Cada unidade habitacional tem 40,32 m² de área, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e quintal, além de utilizar a sustentabilidade e contar com aquecimento de água com sistema de placa solar.
O espaço também conta com equipamento comunitários, como parques infantis, quadras e espaços para reuniões e festas, além de uma Unidade de Saúde da Família (USF), um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), além de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Outros equipamentos estão sendo construídos, como uma Escola de Ensino Fundamental 1 e 2, uma creche, uma Unidade de Saúde da Família uma Academia das Cidades, um Parque Ecológico e um miniterminal de ônibus.
Texto: Caio Rodrigues
Fotos: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário