quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

No Cabo, videomonitoramento passará a ser usado na fiscalização do trânsito

A partir do dia 20 de janeiro, as câmeras de videomonitoramento do Cabo de Santo Agostinho, além de atuar no campo da segurança pública e prevenção da violência, vão ajudar os agentes no disciplinamento do trânsito. As imagens captadas serão utilizadas para a fiscalização de infrações como estacionamento irregular, formação de fila dupla, invasão de calçada, conversão proibida e inúmeras outras. 

Todos os locais onde houver videomonitoramento do trânsito serão sinalizados com placas de advertência. Este novo modelo de fiscalização já acontece em caráter educativo desde meados do ano passado e seu objetivo final é a prevenção e a otimização no combate à crimes e infrações dos motoristas. A regulamentação da fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias está autorizada desde 2015 e prevista nas resoluções 471 e 532 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

De acordo com Fábio Fonseca, desde o ano passado a Prefeitura vem ampliando a fiscalização em vários pontos estratégicos como a orla, academias da cidade, praças e nas principais avenidas e rodovias. “O sistema de videomonitoramento empregado para policiar as vias públicas passarão a ser ferramentas indispensáveis na fiscalização do trânsito. ‘’As câmeras têm o seu efeito inibidor de crimes e infrações, além da sensação de segurança para as pessoas que se encontram em locais monitorados’’, informou. 


Texto: Caio Rodrigues
Foto: Gilberto Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário