A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho encerrou nesta sexta-feira (29/12) as ações da campanha de combate a aids – Dezembro Vermelho. Cerca de 100 testes rápidos de HIV e Sífilis foram oferecidos nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Novo Horizonte e Charneca 3.
Na USF da Charneca, o atendimento começou logo cedo. O público, em sua maioria mulheres, assistiram a uma palestra
sobre prevenção e contágio de doenças sexualmente transmissíveis, receberam preservativos e material educativo.
“Percebemos que apesar da aids ser uma doença bastante conhecida, ainda existem muitas dúvidas”, declarou a enfermeira da unidade de saúde, Patrícia Arcoverde. Uma das perguntas mais comuns entre as mulheres foi se o contágio pode se dá pelo abraço e outros tipos de contato físico.
Após a palestra, foram realizados os testes de HIV/Sífilis, glicose e aferição de pressão. “Não vamos esquecer que a aids ainda existe. É preciso se prevenir”, alerta a enfermeira.
A coordenadora de Políticas de combate a IST/Aids, Cristina Buarque, fala que a campanha Dezembro Vermelho chega ao final, mas o trabalho de conscientização permanece. Durante este mês foram realizados mais de 700 testes de HIV, deste total, houveram sete casos positivos para a doença.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário