quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Reunião discute integração das Guardas Municipais ao Sistema de Segurança Pública do Estado


Com o objetivo de integrar e estruturar as Guardas Municipais, secretários de Defesa Social e comandantes das Guardas Municipais de 10 cidades do Estado, se reuniram na manhã desta quarta-feira (20/12). O encontro tratou de demandas e de troca de experiências exitosas dos integrantes do Grupo de Trabalho para Integração das Guardas Municipais ao Sistema de Segurança Pública do Estado de Pernambuco (GT SDS/GCMs).

O GT tem o intuito de dar suporte ao guarda, de modo que esse possa ser capaz de atuar como um agente de segurança competente e apoiar outras entidades de segurança, como as Policias Civil e Militar.

O coordenador do Grupo de Trabalho, Ari Siqueira, informou que o grupo tem o intuito de estruturar as guardas. “Pretendemos, dentro dos objetivos desse GT, terminar com guardas preparados e dependendo de sua competência, armados, de modo a contribuir com a segurança do próprio município e sempre que necessário com a segurança de municípios vizinhos”, explicou o Coordenador.

Durante a reunião a Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho foi mencionada, como referência, pois possui sede própria, boa estrutura, oferece diversos cursos de capacitação para os agentes, e agora dispõe de novas viaturas. Além desses, o Cabo, também é pioneiro no Estado a obter o porte de armas para Guarda Municipal.

O Secretário de Defesa Social do Cabo, Fábio Fonseca, destacou que “a renovação do porte de armas representa uma grande
conquista para a categoria, pois trata-se da reafirmação da concessão do porte de armas de fogo aos guardas municipais do Cabo, tendo como base os cumprimentos de todos os requisitos necessários exigidos pela Superintendência de Polícia Federal de Pernambuco. Com essa conquista, a Guarda Municipal do Cabo mostra a todo Estado que é possível sim, ter uma Guarda Municipal capacitada e armada”, explicou o secretário.

Na oportunidade, ele também ressaltou que “tanto a concessão, quanto a renovação do porte de armas, se deram nas gestões do prefeito Lula Cabral”. Ao final da reunião, foi anunciado que o Secretário de Defesa Social do Cabo, Fábio Fonseca, passa a compor a Coordenação do GT SDS/GCMs.



Texto: Victória Holanda- Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário