As crianças referenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Roca, aprenderam na tarde dessa quinta-feira (14/12), uma lição de responsabilidade ambiental e social através do plantio de uma horta de vegetais, organizada pela Secretaria de Programas Sociais do Cabo.
Alface, tomate e alecrim foram algumas das hortaliças cultivadas, além dos belos girassóis que irão colorir o jardim do
espaço. No local, foi feito o sistema de cultivo em mandala, no qual cada segmento ajuda o outro a sobreviver, e esse conceito também foi aplicado na prática, pois haverá um calendário semanal para que diferentes grupos possam cuidar do jardim em dias alternados durante a semana.
A educadora do Cras, Hosana Maria, afirma que é muito importante que as crianças tenham esse tipo de aprendizado, tanto na educação ambiental, cuidando das plantas, quanto na alimentação saudável, já que quando os produtos estiverem aptos para o consumo, serão usados na alimentação das pessoas da unidade. “Eles ficam muito satisfeitos por estarem em lugares diferentes, e também valorizados por ter uma aula prática”, acrescenta.
Segundo a Gerente de Proteção Social Básica, Maria do Carmo, esse projeto faz parte dos Serviços de Convivência de Vínculos, em que participam crianças e idosos. Ela também explicou que o próximo módulo é plantar ervas medicinais assim que for feita a colheita do atual plantio.
Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário