sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Secretaria de Programas Sociais promove Campanha Laço Branco


Em prol dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, as Secretarias de Programas Sociais e Executiva da Mulher realizaram, na tarde desta quinta-feira (30/11), uma palestra para explicar aos funcionários homens e outros servidores da Prefeitura do Cabo, a importância do combate à violência e a campanha “Laço Branco”, que está presente dentro dos 21 dias de ativismo. A atividade ocorreu na sede da Secretaria de Programas Sociais, Centro.

A Campanha “Laço Branco: Homens no Combate a Violência Contra a Mulher”, é uma mobilização que surgiu após uma tragédia que ocorreu em 1989, em Montreal, no Canadá, Marc Lepine, um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. A Campanha Laço Branco surgiu justamente com o propósito de engajar os homens na luta contra a violência da mulher, com o objetivo de conscientizar que o homem não é aquele que bate, mas que combate.

No evento, foi trabalhada uma palestra com o tema da campanha, onde foi exposto para os homens participantes, mostrando o intuito da campanha, falando sobre a Lei Maria da Penha. A atividade foi palestreada pelo educador e artista, Beto Vieira. Ele abordou o trabalho realizado pelo Centro de Referência Maria Purcina Siqueira Souto de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexista.

A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, informou que é de extrema importância a participação dos homens no combate pelo fim da violência contra mulher. “É romper com a Violência doméstica e sexista, pois a cada 10 homens que espancam suas mulheres 4 deles presenciaram seus pais espancando suas mães” , explicou. Ela também salientou que para que isso acabe ou diminua “O diálogo de homem para homem, ajuda a romper com o ciclo de violência. Eles conversando entre eles, fica até mais fácil de entender de que este não é o melhor caminho”, completou.

A Secretaria tem o intuito de trazer a Campanha do laço Branco no município e depois iniciar uma formação, com homens, para falar como eles devem proceder caso presenciem ou saibam de algum caso de violência contra mulher.



Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário