“Um olhar Social” é o tema do projeto fotográfico que a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho está desenvolvendo com adolescentes acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “A ideia é utilizar a fotografia como ferramenta social. Através das oficinas, os jovens descobrem uma nova maneira de ver e capturar as imagens ao seu redor”, disse o arte-educador e fotógrafo, Ivan Melo.
As oficinas tiveram início em junho. Nelas, os adolescentes aprendem os princípios
básicos da fotografia, iluminação, enquadramento, entre outros. Afora o conhecimento técnico, os participantes do projeto também são levados a desenvolver a sensibilidade – parte fundamental à arte de fotografar.
“O nosso maior interesse é de fazer da fotografia um instrumento de inclusão e percepção social para esses jovens. Despertar neles o olhar para a arte de uma forma dinâmica, lúdica e interativa”, disse a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.
Participam do projeto fotográfico 10 adolescentes e jovens. “Será incluso, também, apresentação de documentários, saídas fotográficas, atividades em grupo e exposição como conclusão da oficina”, enfatiza Ivan Melo. “Este é somente um passo inicial para aqueles que querem fazer do ato de fotografar uma paixão e olhar o mundo em sua volta de uma perspectiva diferente”.
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Ivan Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário