quinta-feira, 18 de julho de 2019

Cabo de Santo Agostinho está participando do Programa Criança Alfabetizada

A alfabetização é uma ferramenta de aprendizagem em que o indivíduo desenvolve as habilidades de ler e escrever de forma correta, sendo também uma forma de comunicação com a sociedade. Por isso, em parceria com instituições privadas, o Governo do Estado  lançou o Programa Criança Alfabetizada para ser executado nos 184 municípios de Pernambuco, entre eles o Cabo de Santo Agostinho.

O objetivo é apoiar os municípios na expansão da alfabetização de crianças até os sete anos de idade.  Juntamente com o Programa, foram publicadas mudanças na arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias – ICMS, em que ao longo da realização do Criança Alfabetizada, os municípios que apresentarem altos índices de alfabetização, terão aumento no repasse do ICMS Ambiental.

A secretária de Educação, Sueli Nunes, explicou a importância do Programa para a educação cabense. “É uma grande proposta, já que a alfabetização é o pilar da educação. Na nossa gestão, estamos buscando diferenciais para melhorar ainda mais a educação dos cidadãos, e estão aparecendo os resultados”, contou.

A parceria dará à rede de educação materiais complementares de alfabetização e apoio pedagógico. Como o Cabo de Santo Agostinho foi uma das cidades que aderiu ao Programa, a Secretaria Municipal de Educação já está trabalhando para selecionar  professores interessados em compor a equipe de formação do Programa Criança Alfabetizada.

Resultados obtidos em 2018, mostram que em Pernambuco, nas fases dos Anos Iniciais, o Cabo de Santo Agostinho está em 7º lugar no índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, e na fase de Anos Finais ocupa o 4º lugar, superando as metas estipuladas para 2021. Até 2025, também serão premiadas as escolas que conseguirem os melhores resultados e  receberão apoio às que encontrarem dificuldades.


Texto: Luana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário