sexta-feira, 26 de julho de 2019

Motoristas da Prefeitura recebem orientações sobre prevenção de acidentes

Este sábado (27/07) é o dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. E para orientar sobre cuidados que podem garantir mais segurança nas atividades diárias, o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional, que integra à gerência de Vigilância em Saúde do Cabo de Santo Agostinho, promoveu nesta quinta-feira (26), uma série de atividades com motoristas da Prefeitura.

“A proposta é chamar a atenção dos profissionais para os altos índices de mortes
e feridos no trânsito, promover ações de saúde em saúde e contribuir para a redução de acidentes e doenças relacionadas à classe”, disse a coordenadora do Cerest, Rubenita Sobral da Costa.

O evento aconteceu na Escola Benedito da Rocha, em Garapu. Nas palestras foram abordados os temas: prevenção de acidentes relacionados com o transporte, uso de EPIs, sinalização de segurança, DPVAT (seguro obrigatório) e primeiros
socorros. As palestras foram ministradas pela coordenadora do Cerest, gerente de Trânsito, Djalma Neto e por profissionais do Samu. A Secretaria de Saúde também realizou imunização (vacinas), testagem rápida de HIV/Sífilis e aconselhamento, e aferição de pressão.

Os motoristas profissionais estão entre às vítimas mais frequentes de acidentes de trânsito. Fatores como carga horária de trabalho, estresse, alimentação inadequada, falta de cuidados com a saúde, além do
desrespeito às leis de trânsito levam a fazer parte das estatísticas. “Daí a importância de nós promovermos a reflexão sobre acidente e doenças relacionadas ao trabalho, apresentar formas de promoção à saúde e prevenção dos riscos ocupacionais inerentes a esta profissão”, finalizou Rubenita.

No dia 30 de julho, ação semelhante será realizada para motociclistas, com o apoio da Secretaria de Defesa Social, Samu, Vigilância em Saúde e gerência de Atenção Básica.



Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário