sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Moradores de Mercês recebem tratamento para Esquistossomose e Gehomitíase






A população do Cabo de Santo Agostinho está sendo beneficiada com o Programa Sanar, ação de Enfrentamento as Doenças Negligenciadas. Nesta sexta-feira (30/11), 625 dos 730 moradores da Rua do Ferreiro, no Engenho Mercês, receberam tratamento coletivo para esquistossomose e gehomitíase. A mobilização é uma iniciativa do Governo do Estado e está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. A ação ainda será promovida em mais sete localidades do município, totalizando 2,5 mil tratamentos.

Os moradores receberam doses de dois medicamentos, Praziquatel e Albendazol. Segundo a assessora técnica do programa, Ana Virgínia Sá Barreto, o objetivo da ação é causar um impacto na comunidade para reduzir os índices da doença na localidade.

De acordo com a coordenadora de Leishmaniose e Esquistossomose, Viviane Borba, é comum a população que vivem nos engenhos tomar banho de rio, e como a esquistossomose é uma doença contraída através do contato da pele com água contaminada por caramujos com a esquistossomose, é muito importante que estas localidades tenham acesso ao tratamento. “Apesar de todo o esforço já realizado no município, de orientação com palestras educativas, a população precisa também se ajudar. Eles estão saindo daqui medicados da doença, mas se voltarem a tomar banho de rio, serão novamente infectados”, informou.

Para o aposentado, Luiz Gonzaga da Silva Filho, 48, foi muito bom estar sendo medicado. “Muitas vezes a gente pode estar com alguma enfermidade e não saber”, pontuou. Já para a estudante Andréa Monteiro, 16, esta foi uma excelente oportunidade. “Gostava muito de tomar banho de rio e a partir de agora, sabendo que estou livre destas doenças, não tomarei mais”, desabafou. As outras localidades que vão receber o tratamento são Tapuji de Baixo, Engenho Muruji, Engenho São Caetano, Engenho Novo, Mupam, Universo e Setúbal.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado no município



Controlar a circulação do vírus e casos de raiva animal. Este é o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que acontecerá neste sábado (01/12) no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, serão 60 postos de vacinação espalhados por várias localidades do município com o objetivo de vacinar 80% dos cães e gatos da cidade.

A raiva é uma zoonose de etiologia viral e pode ser transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes e com a letalidade próxima a 100%. De acordo com o coordenador Municipal do Programa de Controle da Raiva, Sérgio Rocha, no Cabo de Santo Agostinho aproximadamente 19 mil animais existem no município.

No centro da cidade, um dos principais postos de vacinação será no Pátio da Estação. “Para imunizar o máximo de animais possíveis estaremos colocando 60 postos de vacinação. Além disso, no mês anterior e no mês seguinte ao dia D da campanha nós realizamos um trabalho na área rural, indo de casa em casa vacinando os animais”, explica o coordenador.

A única contraindicação é que o animal (cão ou gato) deverá ter no mínimo três meses de vida. A campanha neste sábado acontece em todo o território nacional, mas, o Centro de Vigilância Ambiental do Cabo de Santo Agostinho continua realizando o serviço durante todo o ano no prédio do CVA, localizado no Engenho Novo. Para mais informações os interessados podem ligar para o telefone 3524-9030.

Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa




















Campanha solidária para ajudar vítimas da seca é realizada no município








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está apoiando uma campanha solidária para ajudar as pessoas que estão sofrendo com a seca no Estado. Nessa quarta-feira (28/11), uma mobilização foi feita na Academia das Cidades do Centro do município, para dar mais visibilidade a essa iniciativa, com a arrecadação de alimentos não perecíveis e água. A ação partiu de uma agente de saúde do Cabo, que atua no Posto de Saúde da Família (PSF) da Bela Vista 1.

Durante a arrecadação na academia, os doadores puderam participar de uma aula de aeróbica e de um lanche. A responsável pela campanha, Izabel Cristina dos Santos, destacou a importância de colaborar com as vítimas da seca. “É muito prazeroso realizar uma ação como esta, com o benefício de ajudar ao próximo”, frisou. 

A campanha continua e os interessados em colaborar pode ligar para o número 8864-7060 ou deixar suas doações no Posto do PSF da Bela Vista 1.

Texto: Gesla Ferreira - Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estudantes do município participam do Programa Saúde na Escola








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando nesta segunda, terça e quarta-feira (26, 27 e 28/11) um diagnóstico das condições de saúde dos alunos de três escolas da rede municipal de ensino. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Educação e Saúde do Governo Federal, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

O programa foi aderido pelo município no ano passado, onde já foram acompanhados estudantes de outras três escolas, situadas na Charneca, São Francisco e Gaibu. Nesta segunda fase, estão participando do diagnóstico 1.440 estudantes das escolas Professor Manuel Davi Vieira da Costa (escola-modelo), em Ponte dos Carvalhos, Maria Laura Cavalcanti e Prefeito Eronides Francisco Soares (escola-modelo), ambas em Pontezinha. Os alunos estão passando por avaliação clínica, psicossocial e nutricional, acuidade visual, aferição da pressão arterial e atendimento de saúde bucal. Ainda estão sendo feitas identificações de manchas e histórico de saúde que possa sinalizar tuberculose e hanseníase.

De acordo com o coordenador de Saúde, Arte e Educação (Sarte), Beto Vieira, são muitos benefícios desencadeados com a execução do programa nas escolas. “Esse programa reflete diretamente no desempenho escolar dos alunos que recebem orientações e acompanhamentos médicos, melhorando seus hábitos e sua saúde”, informou. Ainda segundo ele, a Prefeitura Municipal também realiza diversas ações de saúde nas escolas da rede pública, através do Programa Saúde da Família (PSF).

Para a gestora da escola-modelo Professor Manuel Davi Vieira da Costa, Antônia Maria do Monte, estas ações de saúde são de extrema importância, tanto para a escola como para a comunidade. “A nossa escola fica situada em uma região muito carente onde a maioria dos pais dos nossos alunos não têm condições de levar os filhos para oftalmologista e outros médicos, como psicólogo. E esse acesso à área da saúde vai ajudar muito”, explicou.

"É muito bom saber que a escola se preocupa com os alunos e principalmente com nossa saúde. Estou muito feliz com as melhorias que eles estão nos proporcionando”, destacou a estudante do 6° ano, Indaiana Carla da Silva, 11. Já para o também aluno do 6° ano, Gabriel Gomes, 12, a iniciativa é muito boa. “Muitas vezes nós não podemos ir ao médico e estamos tendo a oportunidade de passar por vários atendimentos na nossa própria escola”, comemorou.

A partir deste diagnóstico é produzido um quadro situacional das condições de saúde dos estudantes e assim serão elaboradas as ações a serem trabalhadas durante todo o ano nessas escolas, de acordo com a necessidade de cada uma delas.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Prefeitura promove 1º Fórum de Controle à Dengue para articular ações









A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho está promovendo nesta terça-feira (20/11), o 1º Fórum de Controle à Dengue. O encontro tem como objetivo estreitar os laços para um trabalho participativo intersetorial na luta contra a dengue. Durante o fórum, a Coordenação do Programa de Controle à Dengue deu uma palestra com informações sobre a doença e seus índices no município. A iniciativa é do Centro de Vigilância Ambiental. O evento está acontecendo no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

O assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde, Edmilson Oliveira, esteve presente no evento representando o secretário Luís Lima. “Nós precisamos nos mobilizar e acreditar que é possível combater a dengue. Temos aqui uma ótima equipe e eu desejo que esse fórum possa alcançar suas metas e obter avanços no Cabo. Este também deve ser um compromisso da população para que tenhamos sucesso”, afirmou.

De acordo com a coordenadora estadual do programa da dengue, Claudenice Pontes, o Cabo é um dos poucos municípios que tomaram uma iniciativa como essa. “Eu quero parabenizar o município por essa ideia, sei que a equipe é muito esforçada. Ações desse tipo são muito importantes porque a situação da dengue no estado é preocupante. A comunidade pode ajudar a combater a doença, e é através dessa parceria que vamos obter sucesso”, disse.

A palestra teve o intuito de passar informações básicas como a fisiologia do inseto, situação epidemiológica e os índices no município, para as pessoas que não tem conhecimento sobre o assunto. “O objetivo principal desse fórum é buscar parcerias para trabalhar. O controle da dengue não pode ser feito sozinho, depende de diversos fatores como saneamento e educação. A população também precisa ser um ator nessa luta e nós vamos mostrar o papel de cada um”, comentou a coordenadora do Programa de Controle à Dengue, Erika Murayama.

Texto: Rafaela Jaques- Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Solenidade em frente à prefeitura marca o Dia da Bandeira no município








O Dia da Bandeira foi comemorado no Cabo de Santo Agostinho com uma solenidade no final da manhã desta segunda-feira (19/11). Funcionários públicos, secretários municipais e vereadores participaram do hasteamento das bandeiras, que aconteceu em frente ao Palácio Conde da Boa Vista (sede da prefeitura). O vice-prefeito, José Ivaldo Gomes (Vado), presidiu o ato cívico representando o prefeito Lula Cabral.

“O Dia da Bandeira é um marco, que tem de ser lembrado e homenageado sempre, pois é uma data histórica e sempre fazemos questão de comemorar”, disse o vice-prefeito. Ao som da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense, que ofereceu aos presentes uma apresentação dos hinos do Brasil e da Bandeira, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, Pernambuco e do Cabo. Prestigiaram também integrantes da Guarda Municipal e um grupo de 30 alunos atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti/Cabo Criança). No encerramento, o vice-prefeito parabenizou os integrantes da filarmônica pelos seus 98 anos de existência.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Concerto marca os 98 anos da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense






A Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense comemorou junto com a população seus 98 anos de existência na noite dessa quarta-feira (15/11). Um concerto foi realizado com a participação de grupos musicais e de maestros convidados. O encontro aconteceu no Teatro Barreto Júnior, no centro do Cabo e Santo Agostinho.

A filarmônica desde 2009 tem como regente titular Davi Caetano. As músicas que foram tocadas no recital foram Dida no Choro, Suite Monette, o Hino da Filarmônica, relembrando o Gonzagão, entre outras, que fizeram o público cantar e aplaudir com muita alegria.

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, o evento não tem só a importância de comemoração, mas é um momento de oportunizar aos apreciadores da boa música uma performance de filarmônica entoando peças mundialmente consagradas, como também prestigiar autores e arranjadores da cidade. “Aproveito a oportunidade para parabenizar todos integrantes que têm como missão oferecer aos munícipes música de boa qualidade”, ressaltou o secretário.

”É muito gratificante ter uma participação como convidado, em comemoração aos 98 anos da Filarmônica com uma música que é um choro meu, apesar de ter feito parte da filarmônica há muito tempo. Eu fico muito feliz”, disse o maestro convidado, músico há mais de 30 anos, Edvan Soares.

HISTÓRIA - Há 122 anos, era criada a primeira banda de música do Cabo de Santo Agostinho. O corpo musical do Clube Filarmônico Cabense era composto em sua maioria por funcionários de estradas de ferro da extinta empresa CREAT WESTRW, e ganhou o apelido de bacurau. Passou por muitas dificuldades financeiras até que, em 06 de Agosto de 1915, a diretoria da Filarmônica XV de Novembro Cabense solicitou ao prefeito do município na época Paulo de Amorim Salgado uma subvenção como se tornaria de utilidade pública. Isso foi publicado no Jornal do Recife.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo

Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encontro do GT Suape discute ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes





Representantes de oito municípios que fazem parte do território estratégico de Suape, que formam o Grupo de Trabalho (GT) Suape, se reuniram nesta quarta-feira (14/11), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha. O encontro teve o objetivo de dar continuidade às ações de articulação e fortalecimento ao enfrentamento às violências sexuais cometidas contra crianças e adolescentes das localidades. A ação faz parte do Programa Suape Sustentável do Governo do Estado, que é executado através da Secretaria da Criança e da Juventude em parceria com Complexo Industrial Portuário de Suape.

Segundo o secretário Executivo de Articulação e Projetos Especiais de Pernambuco, Joelson Rodrigues, neste e em outros encontros, que já vêm acontecendo desde o início do ano, estão sendo colocados em prática, tudo que foi desenvolvido com o GT dentro de um plano de ações. “Estão sendo realizadas formações para os atores envolvidos diretamente na rede de proteção de crianças e adolescentes dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Sirinhaém e Rio Formoso”, explicou.

Foram discutidos e apresentados aos participantes o diagnóstico da situação do acolhimento no território de Suape e o Programa Atitude do Estado, que é voltado para ação e atenção a usuários de drogas. Também foram feitas avaliações da formação realizada no mês de outubro, em Ipojuca e ainda um planejamento para próximas ações do plano operativo deste ano e o seguinte. 

Ainda de acordo com Joelson Rodrigues, a garantia dos direitos das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos, do Estado, sociedade, família, empresários entre outros. “Não se consegue uma ação efetiva de proteção se não tiver o interesse coletivo que agreguem todos os atores de forma coordenada para a funcionalidade da rede de forma interligada”, relatou. “O Cabo é um dos municípios que estão no centro do impacto trazido pelas empresas que se instalaram no Complexo de Suape e por isso precisa ser visto de forma urgente com medidas que minimizem a violência”, completou.

Para a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Liberdade Assistida (LA) do município, Adriana Lima, todo esse trabalho que vêm sendo desenvolvido no Cabo de Santo Agostinho e em outros municípios vai reforçar ainda mais as políticas sociais que já são desenvolvidas na cidade. “Com mais capacitações para a nossa equipe, que realiza atendimento com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, conseguimos melhores resultados e ganhos para a garantia dos direitos desse público e fortalecimento da rede de proteção” destacou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Equipes de transição do Cabo realizaram primeira reunião nesta segunda-feira






As equipes de transição do atual e do futuro governo do Cabo de Santo Agostinho se reuniram pela primeira vez na manhã desta segunda-feira (12/11). O encontro teve o objetivo de apresentar formalmente os representantes das comissões. A ocasião também serviu para que o grupo escolhido pelo prefeito eleito do município, José Ivaldo Gomes (Vado), iniciasse a solicitação de documentos e informações necessárias para o planejamento do exercício seguinte. A vice-prefeita eleita, Edna Gomes, acompanhou a reunião, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

Em clima de tranquilidade e cordialidade, as equipes definiram as prioridades e ressaltaram a importância da unidade no planejamento e na tomada das decisões. "Essa primeira reunião foi essencial, onde solicitamos os dados necessários para que a gestão de 2013 possa dar continuidade ao trabalho exitoso iniciado há oito anos por Lula Cabral e por Vado como vice-prefeito”, ressaltou o coordenador da equipe do governo futuro, Luís Lima.

Ainda de acordo com ele, as informações serão repassadas de forma amigável. “Com certeza, os secretários atuais irão contribuir para que os dados cheguem às duas comissões de maneira transparente, clara, de forma a estruturar a equipe que vai assumir em janeiro, continuar este trabalho que tem sua gestão aprovada em mais de 70%”, completou Luis Lima.

O coordenador da comissão do governo atual, Maurício Cezar Santos, destacou a importância do encontro. “Hoje foi feito o reconhecimento a nível macro de gestão, além de marcarmos reuniões periódicas para justamente trabalhar as informações solicitadas e repassar de forma mais explicativa para a equipe da administração futura”, ressaltou.

A vice-prefeita eleita, Edna Gomes, encerrou a reunião agradecendo os presentes. “O nosso desafio está apenas iniciando e estarei sempre à disposição da comissão”, frisou. “O meu papel hoje foi o de acompanhar e receber as informações. Eu me sinto muito à vontade em participar pelo fato de já estar acompanhando o andamento da máquina administrativa”, enfatizou Edna.

Confira a lista dos membros da comissão:

REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL

- Daniel Santos (secretário Municipal de Gestão Pública)
- Maurício Cezar Santos (controlador geral do município)
- Paulo Guedes (secretário Executivo de Finanças e Arrecadação)
- Sebastião de Melo (secretário Executivo de Administração e Recursos Humanos)
- João Batista de Moura (procurador geral do município)

REPRESENTANTES DA FUTURA ADMINISTRAÇÃO

- Ian Karlo
- Luís Lima
- Lusivan Oliveira
- Ronaldo Santos

Texto: Raíza Muniz - Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Equipe da Espanha vence jogo final e é campeã do 3º Campeonato de Futebol de Areia








A decisão do 3º Campeonato de Futebol de Areia do Cabo de Santo Agostinho, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, aconteceu nesse sábado (10/11). Na partida final, a equipe da Espanha ganhou do CFC por 5 x 1, tornando-se campeã da competição. A disputa aconteceu no minicampo da Rua 48, na Cohab. O terceiro lugar ficou com o time do Internacional, que venceu o Barracão por 8 x 3.

Ao final da disputa foram entregues as premiações de artilheiro para Saulo da Silva (Bonde Sem Freio, com 24 gols), ganhando um troféu e um par de tênis; do goleiro menos vazado para Ivanildo Fernandes (CFC), que recebeu troféu e um par luvas); e ainda para o melhor técnico que foi Hilterbergeur da Silva (Esapnha), que recebeu um troféu.

"Foi um ano de grandes momentos no esporte cabense. Asseguramos sua prática, pois investir nessa área é investir na educação, saúde e lazer”, destacou o secretário Executivo da Juventude e Esportes, José Francisco Filho.

Ao todo, 56 equipes participaram do campeonato, com um total de 109 jogos realizados. Foram marcados 485 gols, obtendo uma média de 4,4 gols por partida. A equipe do Barracão que ficou em quarto lugar, foi contemplada com uma bola ao final das disputas.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Novas conselheiras do Comdim tomaram posse nessa quinta







Tomaram posse nessa quinta-feira (08/11) as novas conselheiras municipais dos Direitos da Mulher (Comdim/2013-2015) do Cabo de Santo Agostinho. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e foi organizada pela Secretaria Executiva da Mulher do município. Para compor a mesa no ato da posse foram convidadas a secretária, Lucidalva Nascimento, a assessora da Secretaria da Mulher do estado, Karine Farias e a representante do grupo de mulheres cristãs do bairro São Francisco, Marli de Moura Silva. Também estiveram presentes segmentos do governo Municipal e sociedade civil.

Para Lucidalva, desde a criação da secretaria, o Cabo vem saindo na frente de outras cidades, no desenvolvimento de políticas públicas e no enfretamento da violência contra mulher. “Estamos comemorando hoje a festa da democracia, um marco para nossa cidade. Agora que venha a bonança, a vitória e a alegria, frutos de nossa luta. Agradeço a todas as secretarias que sempre buscaram nos ajudar e ao prefeito Lula Cabral, por ser um gestor compromissado na evolução e fortalecimento das políticas públicas para as mulheres”, declarou ela.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) tem os seguintes objetivos: elaborar seu regimento interno; formular diretrizes e propor políticas em todos os níveis da administração publica municipal direta e indireta, visando a eliminação das discriminações que atingem a mulher; monitorar o funcionamento dos programas voltados para as mulheres em situação de violência doméstica e sexista; realizar campanhas educativas e informativas sobre os direitos da mulher e garantir o desenvolvimento de programas dirigidos às mulheres, especialmente nas áreas afins de atenção integral à saúde da mulher, enfrentamento à violência, segurança e direitos humanos, cultura e lazer, habitação, planejamento urbano, participação nas instâncias de poder e decisão, profissionalização e geração de emprego e renda.

O órgão foi criado a partir da lei 2.321 de 08 de março de 2006, e é integrado por mulheres, sendo 16 titulares e 8 suplentes, totalizando 24 conselheiras dos segmentos governo, sociedade civil e trabalhadora do setor público; e estruturado pela comissão diretora: presidenta, vice-presidenta, 1ª secretária e 2ª secretária; comissões temáticas; reuniões ordinárias e extraordinárias e plenário.

De acordo a assessora da Secretaria da Mulher do estado, Karine Farias, a criação destes órgãos é uma das demonstrações de empoderamento da mulher. “O Cabo vem construindo políticas públicas que envolvem a atenção familiar, o enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvimento econômico e cultura e todas aquelas questões que envolvem o universo feminino, que são essenciais na construção de uma sociedade mais justas para nós”, explicou.

“Estamos lutando para que sejam criadas melhores condições de trabalho para mulher negra e rural fazer parte deste conselho e é muito importante para massificar e fortalecer as políticas públicas. Não vamos parar de lutar”, falou uma das conselheiras empossadas, Vera Lúcia, do Grupo Quilombola.

A eleição foi realizada no dia 22 de agosto, pela Comissão Eleitoral do Comdim. Confira a lista das empossadas:

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:

- Isabel Cristina dos Santos (Centro das Mulheres/ Cabo)
- Maria do Socorro de Santana Santos (Associação de Mulheres de Ponte dos Carvalhos)
- Maria do Carmo de Oliveira (Grupo Mensageiros da Paz)
- Vera Lúcia Pereira (Grupo de Mulheres Empreendedoras do Cabo)
- Marli de Moura Silva (Grupo de Mulheres Cristãs em Ação/Igreja Batista do bairro São Francisco)
- Maria das Graças Morais (Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Município do Cabo)
- Vera Lúcia da Silva (Comunidade Quilombola 11 Negras)
- Maria de Lourdes Caetano (Conselho de Moradores Alto do Colégio)

Suplentes:

- Analice Maria da Silva (Grupo de Mulheres Rurais)
- Gisella Cristina Lyra e Silva (Movimento de Deficientes do Cabo)

REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL:

- Lucidalva Maria do Nascimento (Secretaria Executiva da Mulher)
- Ednalda Pereira de Oliveira (Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente)
-Maria de Fátima Carvalho Jerônimo da Silva (Secretaria Municipal de Educação)
- Giselle Maria Paiva de Lima (Secretaria Municipal de saúde)
-Alexandra Sales Lages (Secretaria de Coordenação Regional e serviços Públicos)
-Maria Auxiliadora Gomes da Costa (Secretaria Executiva de Juventude e Esportes)
-Andreia Maria de Santana (Secretaria Executiva de Orçamento Participativo)
-Maria Rosemere Neto Silva ( Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) 

Suplentes:
- Ana Rosa Araújo Pereira (Secretaria Municipal de Programas Sociais)
-Luciana Karla Laranjeiras Borba (Secretaria Municipal de Infraestrutura) 

Texto: Giorgio Bruno - Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo divulga as datas de pagamento dos servidores até dezembro


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou, nesta quinta-feira (08/11), as datas de pagamento dos salários dos servidores municipais nos meses de novembro e dezembro, além do pagamento integral do 13º salário. Entre os dias 28 de novembro e 24 de dezembro, serão pagas três folhas salariais, segundo informou a Secretaria Municipal de Gestão Pública, seguindo o mesmo modelo de pagamento adotado pelo Governo do Estado.

O calendário de pagamento foi informado ao Sindicato dos Professores e ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Cabo de Santo Agostinho, durante reunião com o secretário de Gestão Pública, Daniel dos Santos. A Prefeitura informou que a folha salarial dos servidores do mês de novembro será paga nos dias 28 e 29 deste mês, enquanto a folha de dezembro será nos dias 21 e 24 daquele mês, ou seja, antes do Natal. Já o 13º salário será pago nos dias 11 e 12 também de dezembro.

“A administração do prefeito Lula Cabral, durante esses quase oito anos, sempre honrou o calendário de pagamento dos servidores municipais. Mesmo com as dificuldades financeiras por que passa a maioria dos municípios do Brasil, devido à crise financeira internacional, vamos conseguir pagar as três folhas num curto período de apenas 27 dias”, explicou o secretário Daniel dos Santos.

Veja a tabela de pagamento:

Mês de novembro – Dias 28 e 29 de novembro
13º salário de 2012 – Dias 11 e 12 de dezembro
Mês de dezembro – Dias 21 e 24 de dezembro


Texto – Secom/ Cabo

Alunos cabenses recebem medalhas da 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica






Onze alunos da Escola Municipal Ariosto Nunes Martins, situada no Centro do Cabo de Santo Agostinho, saíram vencedores da 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As medalhas e os certificados foram entregues nesta quinta-feira (08/11), na própria unidade de ensino, por coordenadores, professores e um representante da competição. A atividade é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB), e conta ainda com uma Comissão Organizadora que inclui o Ministério da Educação e o de Ciência e Tecnologia.

Participaram cerca de 100 estudantes do 4° e 5° ano do Fundamental I. Deles, oito receberam medalhas de ouro, que equivale a nota 10, e 3 ficaram com o bronze, de nota 9. A seleção dos premiados foi feita por meio de uma prova teórica e prática na própria escola por um professor representante da OBA. Os participantes se prepararam realizando atividades com conteúdos de astronomia, astronáutica e energia em quatro níveis, para a prova, aplicada no mês de maio e os resultados divulgados no dia final de setembro. 

Para a secretária Municipal de Educação, Gildineide Fialho, esse é um momento muito importante para todos que trabalham com educação no Cabo. “Essa premiação mostra o compromisso dos profissionais e a responsabilidade do ensinar e aprender entre alunos e professores. Essa é a prova de que é possível fazer um ensino de boa qualidade no nosso município. Também vale lembrar que além destes alunos, temos muitos outros realizando trabalhos belíssimos”, afirmou.

De acordo com o professor da escola e representante da olimpíada, Ridoaldo Bernardo dos Santos, o certificado e a medalha que os premiados receberam representam um ganho simbólico. “O maior ganho para eles foi o conhecimento adquirido na área das ciências astronômicas, já que as escolas não têm essa disciplina específica e a interação entre alunos e professores”, comemorou. “Essa competição é uma forma também de prepará-los para outras competições, concursos e até para o vestibular”, completou.

Vitória Carolina Campos, 10, aluna do 5º ano, aprovou a experiência e comemorou seu desempenho como medalha de ouro. “Adorei ter participado e me identifiquei com os conteúdos trabalhados, estou muito feliz”, pontuou. “Essa é a primeira de muitas medalhas que ainda pretendo ganhar”, contou animado e otimista o estudante do 5° ano que também levou ouro, Renesson Ferreira, 10. 

Os alunos medalhistas foram Adna Keila Torres de Araújo, Renesson Ferreira Silvestre da Silva, Jhonatas da Silva Ferreira, Vitoria Carolina Campos Mendes, Eliandro Felipe da Silva, Raquel Pimenta Ribeiro, José Carlos da Silva e Xaiane Syang Gomes de Melo. Receberam medalhas de bronze Anderson Felipe de Paula Silva, Diogenes Felipe de Paula Silva e Victor Guilherme Melo dos Santos. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Semana de Cultura promove mostra do artesanato produzido no município até esta sexta-feira








Quem passa pelo Centro Administrativo Municipal (CAM) do Cabo de Santo Agostinho, no bairro da Torrinha, tem a oportunidade de apreciar diversos produtos do artesanato local. Uma vez por mês, este espaço é cedido para os artesãos. Nessa ocasião, porém, a feira, que está acontecendo desde essa quarta (07/11) e vai até sexta-feira (09/11), vêm se integrar à 7ª Semana de Cultura do município. A ação é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Artesanato da Cidade.

Está sendo exposta uma pequena mostra do rico artesanato que é produzido no município, com peças recicladas com jornal, trabalhos em tecido, bonecas de pano, arte em garfo, pinturas em telhas e telas, licores, entre outros. Para o artesão Edson Silva, que trabalha com licor há dez anos, essa oportunidade de expor suas peças é ímpar. “A aceitação do público está sendo excelente”, informou.

O auxiliar técnico de pintura industrial Eraldo Estevão da Silva, 52, morador do Centro, ficou encantado com os trabalhos. “Eu adoro artesanato, sou um admirador e estou feliz em poder passar por aqui e ter acesso ao nosso artesanato”, destacou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Filarmônica XV de Novembro Cabense comemora aniversário na próxima quarta-feira




A Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense estará comemorando 98 anos de existência nesta quinta-feira (15/11). Para marcar a data, será realizado na quarta-feira (14) um concerto no Teatro Barreto Júnior, no centro do Cabo de Santo Agostinho, a partir das 19h. Na ocasião, haverá apresentações de grupos musicais de flauta doce (quartetos, duetos e quintetos) do grupo, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Para o regente da filarmônica, Davi Caetano da Silva, esse aniversário será comemorado com muito orgulho e respeito pela história que a banda e escola têm com a cidade. “Não podemos deixar essa história acabar. Trabalhamos muito para que tudo isso se concretizasse e o nosso amor pela música erudita se transformasse nesta grande escola, que presta serviços à comunidade, tirando o jovem do ócio”, ressalta ele. “Muitos dos que estudam aqui seguem a carreira musical. A filarmônica participa de muitas festividades, entre elas a Semana de Cultura, missas, procissões, o aniversário do município, Ciclo Natalino e o tradicional desfile cívico”, completou.

HISTÓRIA - Há 122 anos, era criada a primeira banda de música do Cabo de Santo Agostinho. O corpo musical do Clube Filarmônico Cabense era composto em sua maioria por funcionários de estradas de ferro da extinta empresa CREAT WESTRW, e ganhou o apelido de bacurau. Passou por muitas dificuldades financeiras até que, em 1914, a diretoria da Filarmônica XV de Novembro Cabense solicitou ao prefeito do município na época Paulo de Amorim Salgado uma subvenção como se tornaria de utilidade pública. Isso aconteceu em agosto de 1915 e publicado no Jornal do Recife.

A Escola de Música José Ladislau Pimentel foi criada pela Lei nº 1.149 em 1976, pelo então prefeito José Feliciano de Barros Neto. Ela foi efetivada em 13 de maio de 1977, a pedido do seu primeiro regente, o maestro Agrício Brás dos Santos, com o ideal de que o quadro de músicos fosse renovado. A escola formada atualmente por uma equipe de doze professores, quatro auxiliares administrativos e quatro zeladoras, e ensina a magia dos acordes para 800 jovens por ano, e tem como presidente da Filarmônica Washington José. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6752.

Texto: Giorgio Bruno - Estagiário da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Espetáculo com Ariano Suassuna marca abertura da Semana de Cultura do Cabo









A abertura da 7ª Semana de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, na noite dessa segunda-feira (05/11), foi marcada por muita animação. Com muitos aplausos, o público recebeu o escritor Ariano Suassuna na quadra da escola-modelo de Garapu, para a apresentação da aula-espetáculo “Tributo a Capiba”, em que Ariano resgata obras do músico e compositor pernambucano. Aproximadamente 1 mil pessoas estivera presentes na abertura da Semana, que é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. Também prestigiaram o espetáculo secretários municipais e vice-prefeita eleita Edna Gomes.

Para Ariano Suassuna, o mais importante é divulgar as obras de Capiba, desconhecidas pelo grande público. “Faço um trabalho que pretende defender nossa cultura e valorizar nossos artistas. Capiba foi um dos maiores criadores do ramo da música que Pernambuco já teve, e muito de sua obra ainda é desconhecida. Ele tem um universo musical enorme e nós estamos procurando mostrar isso à população”, afirmou. 

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa, é uma grande alegria abrir a Semana com este espetáculo. “É um orgulho muito grande para todos nós podermos contar com a presença deste ícone da cultura popular, o grande mestre Ariano”, comentou. Ele também aproveitou para convidar toda a população a participar dos outros espetáculos que vão acontecer durante a semana.

A estudante de pedagogia Lucineide de Lima aprovou a realização do evento. “Espero enriquecer meu conhecimento com essa aula e pretendo participar de mais eventos que a Semana de Cultura está oferecendo. Hoje está sendo muito bom. As pessoas precisam de mais espetáculos como esse e o nosso município de iniciativas desse tipo. Cultura é conhecimento e quanto mais, melhor”, disse.

“Nosso município passa por um período de desenvolvimento econômico, e é muito interessante proporcionar conhecimento cultural aliado a esse desenvolvimento. Essa semana oferece à população o acesso à cultura. E uma aula com Ariano Suassuna sempre traz a expectativa do contato com a arte de uma maneira atrativa e lúdica. Isso é muito bom”, afirmou o professor Bernardo Tenório.

A Semana Cabense de Cultura segue até o domingo (11/11), com diversas apresentações de teatro, dança, música, cinema, capoeira, entre outras. As atrações estão espalhadas por diversos bairros do município. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (081) 3521-6655.

Confira abaixo a programação completa:

- Dia 06 de novembro de 2012 (terça-feira)

Local – Teatro Barreto Júnior
15h – Cinema Infantil
19h – Workshop de acordeom - com Adriano José 


- Dias 07,08 e 09 de novembro de 2012

Local – Centro Administrativo Municipal - CAM
08h as 17h – Exposição Nossa Arte


- Dia 07 de novembro de 2012 (quarta-feira)

Local – Gaibu (Academia da Cidade)
16h – Mostra de Cultura Urbana – Batalha de B-BOY
Mostra de Cultura Urbana – Batalha de Mc


- Dia 08 de novembro de 2012 (quinta-feira)

Local – Pontezinha (Auditório Padre Vander Velden)
20h – Teatro Adulto - Maldita Herança – Cia Teatral Minuto de Arte


- Dia 09 de novembro de 2012 (Sexta feira)

Local – Pontezinha (Auditório Padre Vander Velden)
16h – Teatro Infantil – Geringonça – Trupe Cara & Coragem

Local – Vila Social Contra Mocambo (praça ao lado padaria ki pão)
15h – Teatro Infantil– Soletrando, Bisbilhotando e Encantando – Cia Teatral Trevo Pernambucano

Local – Gaibu – (Av. Laura Cavalcanti)
19h – Concerto com a Orquestra Mirim e Coral Municipal


- Dia 10 de novembro de 2012 (sábado)

Local – Teatro Barreto Júnior
09h – Oficina “Brinquedos Populares” – Pontinho de Cultura Galpão das Artes- Limoeiro


- Dia 10 de novembro de 2012 (sábado)

Local – Ponte dos Carvalhos (Praça Marcos Freire)
19h – Show “Calouros na Praça”


- Dia 11 de novembro de 2012 (Domingo)

Local – Jussaral - (Centro Cultural)
16h – Espetáculo de Rua – O Auto da Camisinha – GTAZP
18h – Projeto Camarada - Capoeira
19h – Show Musical – Caravana do Veio Abidoral


Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cemitérios do município são revitalizados para receber visitantes no Dia de Finados








Os cemitérios públicos do Cabo de Santo Agostinho ganharam atenção especial para o Dia de Finados. É que a Prefeitura realizou os serviços de limpeza, manutenção e pintura desses espaços para receber bem os visitantes. O trabalho foi executado pela Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos.

Foram contemplados com os serviços os cinco cemitérios da cidade, situados no Centro, Ponte dos Carvalhos (dois), Nazaré e Jussaral. ”O nosso objetivo com a revitalização desses locais é poder atender melhor os familiares que forem visitar seus entes falecidos. Queremos assegurar a tranquilidade e o conforto deles”, frisou o secretário de Coordenação Regional, André Morais.

Texto: Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa