quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Concerto marca os 98 anos da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense






A Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense comemorou junto com a população seus 98 anos de existência na noite dessa quarta-feira (15/11). Um concerto foi realizado com a participação de grupos musicais e de maestros convidados. O encontro aconteceu no Teatro Barreto Júnior, no centro do Cabo e Santo Agostinho.

A filarmônica desde 2009 tem como regente titular Davi Caetano. As músicas que foram tocadas no recital foram Dida no Choro, Suite Monette, o Hino da Filarmônica, relembrando o Gonzagão, entre outras, que fizeram o público cantar e aplaudir com muita alegria.

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, o evento não tem só a importância de comemoração, mas é um momento de oportunizar aos apreciadores da boa música uma performance de filarmônica entoando peças mundialmente consagradas, como também prestigiar autores e arranjadores da cidade. “Aproveito a oportunidade para parabenizar todos integrantes que têm como missão oferecer aos munícipes música de boa qualidade”, ressaltou o secretário.

”É muito gratificante ter uma participação como convidado, em comemoração aos 98 anos da Filarmônica com uma música que é um choro meu, apesar de ter feito parte da filarmônica há muito tempo. Eu fico muito feliz”, disse o maestro convidado, músico há mais de 30 anos, Edvan Soares.

HISTÓRIA - Há 122 anos, era criada a primeira banda de música do Cabo de Santo Agostinho. O corpo musical do Clube Filarmônico Cabense era composto em sua maioria por funcionários de estradas de ferro da extinta empresa CREAT WESTRW, e ganhou o apelido de bacurau. Passou por muitas dificuldades financeiras até que, em 06 de Agosto de 1915, a diretoria da Filarmônica XV de Novembro Cabense solicitou ao prefeito do município na época Paulo de Amorim Salgado uma subvenção como se tornaria de utilidade pública. Isso foi publicado no Jornal do Recife.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo

Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário