quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encontro do GT Suape discute ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes





Representantes de oito municípios que fazem parte do território estratégico de Suape, que formam o Grupo de Trabalho (GT) Suape, se reuniram nesta quarta-feira (14/11), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha. O encontro teve o objetivo de dar continuidade às ações de articulação e fortalecimento ao enfrentamento às violências sexuais cometidas contra crianças e adolescentes das localidades. A ação faz parte do Programa Suape Sustentável do Governo do Estado, que é executado através da Secretaria da Criança e da Juventude em parceria com Complexo Industrial Portuário de Suape.

Segundo o secretário Executivo de Articulação e Projetos Especiais de Pernambuco, Joelson Rodrigues, neste e em outros encontros, que já vêm acontecendo desde o início do ano, estão sendo colocados em prática, tudo que foi desenvolvido com o GT dentro de um plano de ações. “Estão sendo realizadas formações para os atores envolvidos diretamente na rede de proteção de crianças e adolescentes dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Sirinhaém e Rio Formoso”, explicou.

Foram discutidos e apresentados aos participantes o diagnóstico da situação do acolhimento no território de Suape e o Programa Atitude do Estado, que é voltado para ação e atenção a usuários de drogas. Também foram feitas avaliações da formação realizada no mês de outubro, em Ipojuca e ainda um planejamento para próximas ações do plano operativo deste ano e o seguinte. 

Ainda de acordo com Joelson Rodrigues, a garantia dos direitos das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos, do Estado, sociedade, família, empresários entre outros. “Não se consegue uma ação efetiva de proteção se não tiver o interesse coletivo que agreguem todos os atores de forma coordenada para a funcionalidade da rede de forma interligada”, relatou. “O Cabo é um dos municípios que estão no centro do impacto trazido pelas empresas que se instalaram no Complexo de Suape e por isso precisa ser visto de forma urgente com medidas que minimizem a violência”, completou.

Para a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Liberdade Assistida (LA) do município, Adriana Lima, todo esse trabalho que vêm sendo desenvolvido no Cabo de Santo Agostinho e em outros municípios vai reforçar ainda mais as políticas sociais que já são desenvolvidas na cidade. “Com mais capacitações para a nossa equipe, que realiza atendimento com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, conseguimos melhores resultados e ganhos para a garantia dos direitos desse público e fortalecimento da rede de proteção” destacou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário