A Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense estará comemorando 98 anos de existência nesta quinta-feira (15/11). Para marcar a data, será realizado na quarta-feira (14) um concerto no Teatro Barreto Júnior, no centro do Cabo de Santo Agostinho, a partir das 19h. Na ocasião, haverá apresentações de grupos musicais de flauta doce (quartetos, duetos e quintetos) do grupo, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Para o regente da filarmônica, Davi Caetano da Silva, esse aniversário será comemorado com muito orgulho e respeito pela história que a banda e escola têm com a cidade. “Não podemos deixar essa história acabar. Trabalhamos muito para que tudo isso se concretizasse e o nosso amor pela música erudita se transformasse nesta grande escola, que presta serviços à comunidade, tirando o jovem do ócio”, ressalta ele. “Muitos dos que estudam aqui seguem a carreira musical. A filarmônica participa de muitas festividades, entre elas a Semana de Cultura, missas, procissões, o aniversário do município, Ciclo Natalino e o tradicional desfile cívico”, completou.
HISTÓRIA - Há 122 anos, era criada a primeira banda de música do Cabo de Santo Agostinho. O corpo musical do Clube Filarmônico Cabense era composto em sua maioria por funcionários de estradas de ferro da extinta empresa CREAT WESTRW, e ganhou o apelido de bacurau. Passou por muitas dificuldades financeiras até que, em 1914, a diretoria da Filarmônica XV de Novembro Cabense solicitou ao prefeito do município na época Paulo de Amorim Salgado uma subvenção como se tornaria de utilidade pública. Isso aconteceu em agosto de 1915 e publicado no Jornal do Recife.
A Escola de Música José Ladislau Pimentel foi criada pela Lei nº 1.149 em 1976, pelo então prefeito José Feliciano de Barros Neto. Ela foi efetivada em 13 de maio de 1977, a pedido do seu primeiro regente, o maestro Agrício Brás dos Santos, com o ideal de que o quadro de músicos fosse renovado. A escola formada atualmente por uma equipe de doze professores, quatro auxiliares administrativos e quatro zeladoras, e ensina a magia dos acordes para 800 jovens por ano, e tem como presidente da Filarmônica Washington José. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6752.
Texto: Giorgio Bruno - Estagiário da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário