terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estudantes do município participam do Programa Saúde na Escola








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando nesta segunda, terça e quarta-feira (26, 27 e 28/11) um diagnóstico das condições de saúde dos alunos de três escolas da rede municipal de ensino. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Educação e Saúde do Governo Federal, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

O programa foi aderido pelo município no ano passado, onde já foram acompanhados estudantes de outras três escolas, situadas na Charneca, São Francisco e Gaibu. Nesta segunda fase, estão participando do diagnóstico 1.440 estudantes das escolas Professor Manuel Davi Vieira da Costa (escola-modelo), em Ponte dos Carvalhos, Maria Laura Cavalcanti e Prefeito Eronides Francisco Soares (escola-modelo), ambas em Pontezinha. Os alunos estão passando por avaliação clínica, psicossocial e nutricional, acuidade visual, aferição da pressão arterial e atendimento de saúde bucal. Ainda estão sendo feitas identificações de manchas e histórico de saúde que possa sinalizar tuberculose e hanseníase.

De acordo com o coordenador de Saúde, Arte e Educação (Sarte), Beto Vieira, são muitos benefícios desencadeados com a execução do programa nas escolas. “Esse programa reflete diretamente no desempenho escolar dos alunos que recebem orientações e acompanhamentos médicos, melhorando seus hábitos e sua saúde”, informou. Ainda segundo ele, a Prefeitura Municipal também realiza diversas ações de saúde nas escolas da rede pública, através do Programa Saúde da Família (PSF).

Para a gestora da escola-modelo Professor Manuel Davi Vieira da Costa, Antônia Maria do Monte, estas ações de saúde são de extrema importância, tanto para a escola como para a comunidade. “A nossa escola fica situada em uma região muito carente onde a maioria dos pais dos nossos alunos não têm condições de levar os filhos para oftalmologista e outros médicos, como psicólogo. E esse acesso à área da saúde vai ajudar muito”, explicou.

"É muito bom saber que a escola se preocupa com os alunos e principalmente com nossa saúde. Estou muito feliz com as melhorias que eles estão nos proporcionando”, destacou a estudante do 6° ano, Indaiana Carla da Silva, 11. Já para o também aluno do 6° ano, Gabriel Gomes, 12, a iniciativa é muito boa. “Muitas vezes nós não podemos ir ao médico e estamos tendo a oportunidade de passar por vários atendimentos na nossa própria escola”, comemorou.

A partir deste diagnóstico é produzido um quadro situacional das condições de saúde dos estudantes e assim serão elaboradas as ações a serem trabalhadas durante todo o ano nessas escolas, de acordo com a necessidade de cada uma delas.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário