sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Moradores de Mercês recebem tratamento para Esquistossomose e Gehomitíase






A população do Cabo de Santo Agostinho está sendo beneficiada com o Programa Sanar, ação de Enfrentamento as Doenças Negligenciadas. Nesta sexta-feira (30/11), 625 dos 730 moradores da Rua do Ferreiro, no Engenho Mercês, receberam tratamento coletivo para esquistossomose e gehomitíase. A mobilização é uma iniciativa do Governo do Estado e está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. A ação ainda será promovida em mais sete localidades do município, totalizando 2,5 mil tratamentos.

Os moradores receberam doses de dois medicamentos, Praziquatel e Albendazol. Segundo a assessora técnica do programa, Ana Virgínia Sá Barreto, o objetivo da ação é causar um impacto na comunidade para reduzir os índices da doença na localidade.

De acordo com a coordenadora de Leishmaniose e Esquistossomose, Viviane Borba, é comum a população que vivem nos engenhos tomar banho de rio, e como a esquistossomose é uma doença contraída através do contato da pele com água contaminada por caramujos com a esquistossomose, é muito importante que estas localidades tenham acesso ao tratamento. “Apesar de todo o esforço já realizado no município, de orientação com palestras educativas, a população precisa também se ajudar. Eles estão saindo daqui medicados da doença, mas se voltarem a tomar banho de rio, serão novamente infectados”, informou.

Para o aposentado, Luiz Gonzaga da Silva Filho, 48, foi muito bom estar sendo medicado. “Muitas vezes a gente pode estar com alguma enfermidade e não saber”, pontuou. Já para a estudante Andréa Monteiro, 16, esta foi uma excelente oportunidade. “Gostava muito de tomar banho de rio e a partir de agora, sabendo que estou livre destas doenças, não tomarei mais”, desabafou. As outras localidades que vão receber o tratamento são Tapuji de Baixo, Engenho Muruji, Engenho São Caetano, Engenho Novo, Mupam, Universo e Setúbal.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário