sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alunos cabenses recebem medalhas da 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica






Onze alunos da Escola Municipal Ariosto Nunes Martins, situada no Centro do Cabo de Santo Agostinho, saíram vencedores da 15ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As medalhas e os certificados foram entregues nesta quinta-feira (08/11), na própria unidade de ensino, por coordenadores, professores e um representante da competição. A atividade é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB), e conta ainda com uma Comissão Organizadora que inclui o Ministério da Educação e o de Ciência e Tecnologia.

Participaram cerca de 100 estudantes do 4° e 5° ano do Fundamental I. Deles, oito receberam medalhas de ouro, que equivale a nota 10, e 3 ficaram com o bronze, de nota 9. A seleção dos premiados foi feita por meio de uma prova teórica e prática na própria escola por um professor representante da OBA. Os participantes se prepararam realizando atividades com conteúdos de astronomia, astronáutica e energia em quatro níveis, para a prova, aplicada no mês de maio e os resultados divulgados no dia final de setembro. 

Para a secretária Municipal de Educação, Gildineide Fialho, esse é um momento muito importante para todos que trabalham com educação no Cabo. “Essa premiação mostra o compromisso dos profissionais e a responsabilidade do ensinar e aprender entre alunos e professores. Essa é a prova de que é possível fazer um ensino de boa qualidade no nosso município. Também vale lembrar que além destes alunos, temos muitos outros realizando trabalhos belíssimos”, afirmou.

De acordo com o professor da escola e representante da olimpíada, Ridoaldo Bernardo dos Santos, o certificado e a medalha que os premiados receberam representam um ganho simbólico. “O maior ganho para eles foi o conhecimento adquirido na área das ciências astronômicas, já que as escolas não têm essa disciplina específica e a interação entre alunos e professores”, comemorou. “Essa competição é uma forma também de prepará-los para outras competições, concursos e até para o vestibular”, completou.

Vitória Carolina Campos, 10, aluna do 5º ano, aprovou a experiência e comemorou seu desempenho como medalha de ouro. “Adorei ter participado e me identifiquei com os conteúdos trabalhados, estou muito feliz”, pontuou. “Essa é a primeira de muitas medalhas que ainda pretendo ganhar”, contou animado e otimista o estudante do 5° ano que também levou ouro, Renesson Ferreira, 10. 

Os alunos medalhistas foram Adna Keila Torres de Araújo, Renesson Ferreira Silvestre da Silva, Jhonatas da Silva Ferreira, Vitoria Carolina Campos Mendes, Eliandro Felipe da Silva, Raquel Pimenta Ribeiro, José Carlos da Silva e Xaiane Syang Gomes de Melo. Receberam medalhas de bronze Anderson Felipe de Paula Silva, Diogenes Felipe de Paula Silva e Victor Guilherme Melo dos Santos. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário