sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Novas conselheiras do Comdim tomaram posse nessa quinta







Tomaram posse nessa quinta-feira (08/11) as novas conselheiras municipais dos Direitos da Mulher (Comdim/2013-2015) do Cabo de Santo Agostinho. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e foi organizada pela Secretaria Executiva da Mulher do município. Para compor a mesa no ato da posse foram convidadas a secretária, Lucidalva Nascimento, a assessora da Secretaria da Mulher do estado, Karine Farias e a representante do grupo de mulheres cristãs do bairro São Francisco, Marli de Moura Silva. Também estiveram presentes segmentos do governo Municipal e sociedade civil.

Para Lucidalva, desde a criação da secretaria, o Cabo vem saindo na frente de outras cidades, no desenvolvimento de políticas públicas e no enfretamento da violência contra mulher. “Estamos comemorando hoje a festa da democracia, um marco para nossa cidade. Agora que venha a bonança, a vitória e a alegria, frutos de nossa luta. Agradeço a todas as secretarias que sempre buscaram nos ajudar e ao prefeito Lula Cabral, por ser um gestor compromissado na evolução e fortalecimento das políticas públicas para as mulheres”, declarou ela.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) tem os seguintes objetivos: elaborar seu regimento interno; formular diretrizes e propor políticas em todos os níveis da administração publica municipal direta e indireta, visando a eliminação das discriminações que atingem a mulher; monitorar o funcionamento dos programas voltados para as mulheres em situação de violência doméstica e sexista; realizar campanhas educativas e informativas sobre os direitos da mulher e garantir o desenvolvimento de programas dirigidos às mulheres, especialmente nas áreas afins de atenção integral à saúde da mulher, enfrentamento à violência, segurança e direitos humanos, cultura e lazer, habitação, planejamento urbano, participação nas instâncias de poder e decisão, profissionalização e geração de emprego e renda.

O órgão foi criado a partir da lei 2.321 de 08 de março de 2006, e é integrado por mulheres, sendo 16 titulares e 8 suplentes, totalizando 24 conselheiras dos segmentos governo, sociedade civil e trabalhadora do setor público; e estruturado pela comissão diretora: presidenta, vice-presidenta, 1ª secretária e 2ª secretária; comissões temáticas; reuniões ordinárias e extraordinárias e plenário.

De acordo a assessora da Secretaria da Mulher do estado, Karine Farias, a criação destes órgãos é uma das demonstrações de empoderamento da mulher. “O Cabo vem construindo políticas públicas que envolvem a atenção familiar, o enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvimento econômico e cultura e todas aquelas questões que envolvem o universo feminino, que são essenciais na construção de uma sociedade mais justas para nós”, explicou.

“Estamos lutando para que sejam criadas melhores condições de trabalho para mulher negra e rural fazer parte deste conselho e é muito importante para massificar e fortalecer as políticas públicas. Não vamos parar de lutar”, falou uma das conselheiras empossadas, Vera Lúcia, do Grupo Quilombola.

A eleição foi realizada no dia 22 de agosto, pela Comissão Eleitoral do Comdim. Confira a lista das empossadas:

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:

- Isabel Cristina dos Santos (Centro das Mulheres/ Cabo)
- Maria do Socorro de Santana Santos (Associação de Mulheres de Ponte dos Carvalhos)
- Maria do Carmo de Oliveira (Grupo Mensageiros da Paz)
- Vera Lúcia Pereira (Grupo de Mulheres Empreendedoras do Cabo)
- Marli de Moura Silva (Grupo de Mulheres Cristãs em Ação/Igreja Batista do bairro São Francisco)
- Maria das Graças Morais (Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Município do Cabo)
- Vera Lúcia da Silva (Comunidade Quilombola 11 Negras)
- Maria de Lourdes Caetano (Conselho de Moradores Alto do Colégio)

Suplentes:

- Analice Maria da Silva (Grupo de Mulheres Rurais)
- Gisella Cristina Lyra e Silva (Movimento de Deficientes do Cabo)

REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL:

- Lucidalva Maria do Nascimento (Secretaria Executiva da Mulher)
- Ednalda Pereira de Oliveira (Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente)
-Maria de Fátima Carvalho Jerônimo da Silva (Secretaria Municipal de Educação)
- Giselle Maria Paiva de Lima (Secretaria Municipal de saúde)
-Alexandra Sales Lages (Secretaria de Coordenação Regional e serviços Públicos)
-Maria Auxiliadora Gomes da Costa (Secretaria Executiva de Juventude e Esportes)
-Andreia Maria de Santana (Secretaria Executiva de Orçamento Participativo)
-Maria Rosemere Neto Silva ( Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) 

Suplentes:
- Ana Rosa Araújo Pereira (Secretaria Municipal de Programas Sociais)
-Luciana Karla Laranjeiras Borba (Secretaria Municipal de Infraestrutura) 

Texto: Giorgio Bruno - Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário