sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Cabo de Santo Agostinho de Luto. Morre professor Ivanildo.
Pai do secretário Ian Karlo e da advogada Ylka Ferreira, o professor Ivanildo Gonçalves faleceu no hospital Jayme da Fonte, no Recife, após alguns dias internado naquela unidade hospitalar.
O velório e sepultamento acontecerá neste sábado, no cemitério Memorial Guararapes, às 13h.
Ivanildo Gonçalves também era proprietário da livraria A Cigarra, em frente a escola Cláudio Gueiros.
Foto: João Barbosa (Arquivo)
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Vale transporte de papel só será comercializado até domingo no Cabo
O prazo para comercialização dos vales-transportes de papel está chegando ao fim. Com a implantação integral do Sistema de Bilhetagem Eletrônica no Cabo de Santo Agostinho, os vales terão seus prazos de validade só até este domingo (31/01). A partir desta segunda-feira (01/02), só serão aceitos os bilhetes eletrônicos BEMFácil nas categorias Trabalhador, Passe Livre e Estudantil.
O cadastramento do BEMFácil Trabalhador deve ser realizado pelas empresas, por meio do endereço eletrônico www.bemfacilcabo.com.br. O BEM Passe Livre deve ser solicitado pela direção das escolas públicas municipais através do endereço eletrônico www.atendimentobemfacil.com.br.
Já para solicitar o BEMFácil Estudantil, que garante ao estudante o pagamento de meia passagem, os alunos matriculados em escolas estaduais e privadas do município deverão se dirigir ao Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101 Sul, km 100 – s/n – Centro, próximo a antiga Casa de Show Asa Branca), das 7h às 13h30, de segunda à sexta-feira. É necessário apresentar Carteira de Estudante em vigor, RG original (maiores de 16 anos) ou cópia da Certidão de Nascimento (menores de 16 anos), cópia do comprovante de residência (com CEP). Os alunos universitários deverão ainda apresentar comprovação de vinculo do semestre em vigor.
O secretário de Defesa Social, Luiz Pereira, ressalta a importância das empresas, escolas e estudantes que ainda não se cadastraram para tomar as providências necessárias o mais rápido possível. “Não haverá prorrogação de comercialização de vales-transportes. O prazo é até domingo. Quem ainda não adquiriu o seu BEMFácil poderá se prejudicar”, destacou. “Pedimos que todos os usuários não deixem de realizar o cadastramento e a solicitação dos bilhetes o mais breve possível, para evitar maiores transtorno”, concluiu Pereira.
Outras informações pelo telefone (81) 3524-9118.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Foto: Randy Augusto
Guarda Municipal e PM realizam operação de fiscalização em diversos bairros
Uma operação conjunta entre a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) do Cabo de Santo Agostinho e o 18º Batalhão da Polícia Militar, foi realizada na noite dessa quarta-feira (27/01), nos bairros do Centro do Cabo, Cidade Garapu, Charneca, Charnequinha, Cohab e São Francisco. O foco da operação foi realizar rondas e abordagens em automóveis, pedestres e estabelecimentos nos locais visitados.
Com iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social, as abordagens pelo município tem sido contínua nos últimos meses. Nesta operação a abordagem contou com a atuação de 22 Policiais Militares e quatro Guardas Municipais.
De acordo com o gerente de Trânsito e Transporte, Márcio Nogueira, a operação realizou cinco bloqueios, onde terminou com a abordagem de 72 veículos, entre carros, ônibus, ciclomotores e motocicletas, dos quais, oito motocicletas foram apreendidas.
Resultado da operação:
– Abordagens:
Bares: 04
Carros: 15
Motos: 55
Ônibus: 02
Bicicletas: 05
Pessoas: 270
– Apreensões:
08 motocicletas apreendidas
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Arquivo da SDS
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Novo mutirão contra o mosquito da dengue é realizado no bairro São Francisco
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem realizando uma série de atividades para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e Zika vírus. Na manhã desta quarta-feira (27/01), a Secretaria de Saúde realizou, mais uma ação de mobilização contra o vetor. O mutirão foi realizado no bairro São Francisco, e contou com cerca de 120 agentes da Vigilância Ambiental e 10 soldados da Força Tarefa do Exército.
A ação visa chamar à atenção da população, para que o cidadão vire agente de sua própria residência. Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Marlon, o trabalho que vinha sendo realizado desde o ano passado surtiu efeitos positivos, constatando uma diminuição nos números de casos confirmados de dengue e microcefalia. “Estamos felizes pelo resultado do trabalho, e vamos continuar intensificando. Pedimos para que a sociedade participe conosco dessas ações, colaborando com policiamento de suas próprias residências”, comentou Ricardo.
Agentes de saúde e endemias realizaram vistorias nas residências, entregaram panfletos aos transeuntes informando os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e como às pessoas podem se prevenir e cartazes em estabelecimentos comerciais da localidade. A meta da Secretaria, é que cada agente realize vistorias em 30 casas por dia.
A agente de Vigilância Ambiental, Cícera Ferreira, comentou a importância da ação. “É muito importante essa mobilização, os moradores precisam se conscientizar para podermos conter esse surto de dengue em nosso município”, destacou.
Para a dona de casa, Verônica Maria, 49, a ação é uma obrigação não só da Prefeitura, mas da população também, em prevenir o mosquito no município. “Os moradores têm que fazer a sua parte também, não deixando vasilhas com água, por exemplo, pois o trabalho com os agentes é muito importante, e, precisamos ficar em alerta”, declarou.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Bal Masqué da pessoa idosa e com deficiência acontece na próxima terça
Em clima de carnaval e inclusão social, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, na próxima terça-feira (02/02), a partir das 14h, a 6ª edição do Bal Masqué da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. Este ano, o evento terá como homenageado Daniel Roberto da Silva – o Mestre Dié. O Bal Masqué, que acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Roca – antigo CSU será animado pela Orquestra Fernando Borges e o Bloco Lírico Compositores e Foliões. A organização é da Secretaria de Programas Sociais.
O tema escolhido para o baile foi “O espetacular Boi Estrela do Mestre Dié”. A decoração do Bal Masqué será colorida e inspirada na tradição da brincadeira do boi, que mantém viva a tradição do folguedo popular no município.
De acordo com o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o Bal Masqué já faz parte do calendário anual de eventos do município, que são voltados para pessoas idosas e com deficiência. “Esse é mais um evento que tem o intuito de integrar e trabalhar a inclusão social dos segmentos”, destacou.
Nesta edição, o Bal Masqué também terá concurso de Rei, Rainha e da “Mais bela Fantasia”. Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria de Programas Sociais, que fica situada na Praça Paulo Amorim Salgado, s/n – Centro. No ato da inscrição, os candidatos devem levar cópia e original da carteira de identidade e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3521-6788.
SENHAS – As senhas para dar acesso ao Bal Masqué serão trocadas, nos seguimentos, por uma lata ou duas bolsas de leite. Já o público poderá realizar a troca na sede da Secretaria, até que se esgote o limite.
Texto: SMPS/Cabo
Atendimento de hebiatria do município tem novo endereço a partir de fevereiro
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho informou nesta quarta-feira (27/01), novas mudanças no local de atendimento da Hebiatria (especialidade médica para adolescentes), que atualmente atende no Centro de Referência em Saúde do Adolescente (CRSA), no Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos. A partir de fevereiro, as consultas serão realizadas no Jamaci de Medeiros, também em Ponte dos Carvalhos.
A mudança de local no atendimento da hebiatria está relacionada à necessidade de aumento da oferta de atendimento de pediatria e à ampliação dos atendimentos aos demais adolescentes do município, visto que parte das vagas de hebiatria serão disponibilizadas pela central de marcação.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Nobélia Duarte, até o fim do mês de janeiro a hebiatria continuará atendendo no CRSA, no Mestre Dié. Em fevereiro, haverá a mudança de local para o Jamaci de Medeiros, mas os dias de atendimento permanecerão nas terças e quintas, a partir das 13h, sendo pediatria nas terças e hebiatria nas quintas-feiras.
Inicialmente, as marcações continuam sendo presenciais, e podem ser feitas diariamente na recepção. Mas, por solicitações, em breve metade das vagas passarão para a central de marcação.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Cabo abre seleção para 413 professores e instrutores de música
A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho divulgou, nesta quarta-feira (27/01), o edital Nº 001/2016 da Secretaria Municipal de Educação, para a contratação temporária de 413 professores de todos os níveis e modalidades de ensino. Também serão contratados instrutores de música para a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel, nas unidades do Centro e de Ponte dos Carvalhos. As vagas são destinadas a professores da Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Especial, além de instrutores musicais para as turmas de musicalização infantil e básico.
Os interessados em participar devem acessar o link do edital a partir desta segunda-feira (01/02) e realizar sua inscrição, além de enviar um currículo, cujo modelo pode ser encontrado no anexo III do edital, e os documentos pessoais escaneados . As inscrições encerram às 23h59 da terça-feira (02) e não há previsão de prorrogação.
O requisito mínimo para os cargos é o curso Normal Médio (antigo Magistério), no caso dos professores, e Ensino Médio com experiência comprovada em música, para os interessados em concorrer para instrutor musical. Os candidatos que atenderem aos requisitos previstos no edital serão convocados para a segunda etapa presencial, quando terão que comprovar todas as informações apresentadas eletronicamente no ato da inscrição. A segunda fase acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro das 8h às 14h, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro do Cabo.
Além da formação mínima necessária, todos os professores necessitam ter disponibilidade para as formações continuadas da Rede Municipal de Ensino que acontecem periodicamente ou, no caso dos docentes do Ensino Fundamental Anos Finais, semanalmente nas coordenadorias de áreas de ensino. Além disso, é de fundamental importância se envolver nos projetos didáticos das escolas e atividades promovidas pela Secretaria de Educação.
Os profissionais aprovados e classificados dentro do número de vagas serão contratados imediatamente para ministrar aulas em uma das 97 escolas municipais, além da Escola de Música. Será também composto um quadro de vagas reservas com o dobro de vagas disponibilizados no edital a fim de evitar possíveis lacunas, caso haja desistência de candidatos. O contrato tem a duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
“O município do Cabo, na gestão do prefeito Vado, vem a cada ano investindo na educação das crianças, adolescentes e jovens cabenses. Não tenho a menor dúvida de que os novos profissionais aprovados nesta Seleção Pública Simplificada contribuirão para a melhoria dos índices educacionais cabenses”, frisou o secretário de Educação, Adelson Moura.
Confira aqui o link do edital: EDITAL – SELECAO SIMPLIFICADA SME 001.16
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da Educação/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Fachuca firma convênio com a Secretaria de Educação
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está disponibilizando bolsas de 70% de desconto para graduação dos professores e servidores (administrativos) da Rede Municipal de Ensino.
O convênio é exclusivo para servidores da Secretaria de Educação efetivos e temporários, e as vagas são destinadas aos cursos de Pedagogia e Matemática com mensalidade de R$120,00. As inscrições seguem até o próximo dia 12 de fevereiro e é gratuita.
A diretora da autarquia, Tereza Lyra, destaca que a parceria tem a intenção de graduar os professores que ainda não têm curso superior nas áreas de pedagogia e matemática, visando facilitar o acesso desses servidores a um curso de licenciatura por um preço acessível.
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir até a sede da instituição, que fica na localizada na Rua Sebastião Juventino, s/n, no bairro da Destilaria, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e preencher a ficha de inscrição, com os seus dados pessoais e outras informações solicitadas. As inscrições só serão efetuadas com a apresentação da declaração de vínculo (efetivo ou temporário) com a Secretaria de Educação. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 3521-0483 ou 3524-1481.
Texto: Thays Lorena – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Mutirão contra o Aedes aegypti acontece nesta quarta no Bairro São Francisco
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, nesta quarta-feira (27/01), mais uma caminhada-mutirão de conscientização no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. A ação acontecerá no bairro São Francisco, com concentração em frente à Praça do bairro, a partir das 8h30. O mutirão faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em diversos bairros.
Durante a atividade, serão entregues panfletos aos transeuntes informando os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e como às pessoas podem se prevenir e cartazes em estabelecimentos comerciais. Além disso, agentes de saúde e de endemias realizam visita às residências, para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito e orientar os moradores. Desta vez, a ação contará com o apoio da Força Tarefa do Exército no combate ao mosquito.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Cabo divulga os novos valores das passagens de ônibus urbanos
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou, nesta terça-feira (26/01), o reajuste de 14,42% no preço das passagens de ônibus do município. Os novos valores foram estabelecidos pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que reajustou as passagens de ônibus nas cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR). A necessidade de adequar as novas tarifas atualmente praticadas deve-se ao custeio para efeito de manutenção do Sistema Municipal de Transporte Coletivo Público de Passageiros.
De acordo com o secretário de Defesa Social do Cabo, Luiz Pereira, a proposta inicial dos empresários era um reajuste de 22%. Porém, ele explicou que a prefeitura não concordou e defendeu que o reajuste deveria ser o mesmo dado na RMR, ou seja de 14,42%. Os novos valores começaram a valer no último dia 20, através do decreto Nº 1.413 de 12 de janeiro de 2016 assinado pelo prefeito Vado da Farmácia e publicado no Diário Oficial dessa segunda (25).
Confira abaixo as novas tarifas municipais:
Anel // Tarifa Atual // Nova tarifa
0 R$ 1,30 R$ 1,50
1 R$ 1,80 R$ 2,10
2 R$ 2,00 R$ 2,30
3 R$ 2,30 R$ 2,70
4 R$ 3,10 R$ 3,60
1 R$ 1,80 R$ 2,10
2 R$ 2,00 R$ 2,30
3 R$ 2,30 R$ 2,70
4 R$ 3,10 R$ 3,60
Clique no link a seguir e tenha acesso ao decreto de N° 1.413 de 12 de janeiro de 2016: http://www.diariomunicipal.com.br/amupe/materia/8A0867F1
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Foto: Randy Augusto
Milhares de fiéis prestigiaram o encerramento da Festa de São Sebastião
Milhares de católicos do Cabo de Santo Agostinho prestigiaram, nesse domingo (24/01), o último dia de festividades alusivas ao Glorioso Mártir São Sebastião, co-padroeiro do município. As homenagens contaram com alvorada, missa solene, procissão, celebração de encerramento e show. A tradicional festa, iniciada no último dia 16, foi uma realização da Paróquia Santo Antônio, em parceria com a Prefeitura Municipal.
A missa foi presidida pelo vigário episcopal do Vicariato Cabo, Monsenhor Josivaldo Bezerra, e aconteceu na Matriz de Santo Antônio, no Centro. Os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira e Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, prestigiaram a missa solene celebrada durante a manhã, além do vereador Gessé Valério.
À tarde, os devotos lotaram as ruas do Centro da cidade para a procissão com a imagem do mártir. Ao chegar ao Largo da Prefeitura Antiga, a multidão participou da concelebração eucarística de encerramento da festa, presidida pelo Pe. João Carlos e concelebrada pelo Pe. Rogério Silva. Ao final, os fiéis participaram de um show pelo próprio padre.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto (Secom/Cabo) e Pascom de Santo Antônio
Fotos: Randy Augusto (Secom/Cabo) e Pascom de Santo Antônio
domingo, 24 de janeiro de 2016
Miss Cabo de Santo Agostinho, Ericka Melo vence o ‘Tem Gente Atrás’ e ganha R$ 144 mil
Muita gente tentou, mas quem levou a melhor na fila do Tem Gente Atrás deste domingo, 24, foi a pernambucana Ericka de Oliveira Melo, que passou por todas as etapas do jogo do Domingão do Faustão e foi para casa com R$ 144 mil a mais.
A fisioterapeuta e atual Miss Cabo de Santo Agostinho começou mostrando a que veio logo de cara, quando acertou as respostas e desbancou o locutor de MMA Bilmar após conquistar R$ 18 mil na sorte com as bailarinas. Na segunda fase, ela ainda arrasou no Verdadeiro ou Falso, descobriu a Charada e mostrou ter boa memória no Ligadão, ao acertar a cidade de Gisele
Bündchen e ganhar o prêmio máximo do quadro. Isso que é sorte, né?
A fisioterapeuta e atual Miss Cabo de Santo Agostinho começou mostrando a que veio logo de cara, quando acertou as respostas e desbancou o locutor de MMA Bilmar após conquistar R$ 18 mil na sorte com as bailarinas. Na segunda fase, ela ainda arrasou no Verdadeiro ou Falso, descobriu a Charada e mostrou ter boa memória no Ligadão, ao acertar a cidade de Gisele
Bündchen e ganhar o prêmio máximo do quadro. Isso que é sorte, né?
Fonte: G1
Fotos: Carol Caminha/Gshow
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Prefeitura recebe Sindprest e ouve as reivindicações
Os representantes do Sindicato dos Empregados de Empresas Prestadoras de Serviços de Revitalização e Limpeza em Geral em Órgãos Públicos e Empresas Privadas no Cabo e Região (Sindprest), foram recebidos na manhã desta sexta-feira (22/01), no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, pelo secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, após realizarem uma passeata pelas ruas do Centro. Na ocasião, os sindicalistas apresentaram a reivindicação do atraso no repasse de verba da prefeitura para a empresa Adlim realizar os pagamentos aos seus funcionários.
O secretário Lusivan reconheceu a importância do trabalho dos profissionais, mas explicou aos sindicalistas que só poderá discutir sobre o assunto na presença dos representantes responsáveis da Adlim. Porém, Lusivan firmou um compromisso com o sindicato que ainda hoje irá convocar a empresa para conversar sobre o assunto e tentar resolver a pendência da melhor maneira possível.
De acordo com o presidente do Sindicato, Jefferson Soares, a prefeitura juntamente com a Adlim foi convocada para uma audiência na próxima quarta-feira (27/01) no Ministério do Trabalho, para tomar mediar uma solução com mais rapidez sobre o atraso do repasse. “Agradeço a atenção do secretário em nos receber e esperamos confiantes que esse assunto seja resolvido o mais breve possível”, finalizou Jefferson.
ENCONTRO – Ainda na manhã desta sexta-feira (22/01), o secretário de Gestão Pública do Cabo, Lusivan Oliveira, convocou representantes da empresa Adlim, a fim de discutirem sobre o atraso do repasse feito pela prefeitura. Porém, após o horário marcado pela tarde, a empresa não compareceu ao encontro. “Conseguimos contato com a empresa e marcarmos essa conversa inicial para hoje à tarde, mas ninguém compareceu”, disse Lusivan.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto
Fotos: Randy Augusto
Audiência pública sobre Plano Diretor será realizada no próximo dia 04
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, convoca a população para participar da Audiência Pública, que tem como objetivo apresentar as propostas para a revisão do Plano Diretor, além de debatê-las, validá-las e receber contribuições da população cabense para a revisão. A audiência acontecerá no próximo dia 04 de fevereiro, às 09h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
O Plano Diretor do município é regido pela Lei 2.360/06, e atendendo a uma previsão legal começa a ser revisado em sua etapa final. “As audiências públicas são um importante instrumento de validação e transparência social, o que torna imprescindível a participação da sociedade cabense na construção desta lei urbanística e ambiental”, destacou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Arthur Albuquerque.
Texto: Juliana Dias – Estagiária da Secom/Cabo
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Estrutura metálica da coberta do Mercadão começa a ser colocada
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em continuidade à execução das obras do Mercado Público Municipal (Mercadão), iniciou, na tarde desta quinta-feira (21/01), o guinchamento da estrutura metálica da coberta no primeiro bloco do centro de compras.
De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela obra, Marcelo Ribeiro, um guindaste está sendo utilizado na execução do projeto. “Hoje o trabalho está sendo feito
no Bloco A do Mercado. Nesta primeira etapa da colocação das treliças, temos previsão de conclusão para o próximo domingo (24)”, explicou.
Ainda segundo Ribeiro, após a conclusão da coberta deste primeiro bloco, será iniciada a soldagem do Bloco B. A previsão de execução dessa outra etapa da coberta metálica é até a próxima quarta-feira (27).
Por questões de segurança e para facilitar as obras, a Prefeitura do Cabo precisou interditar, desde o último domingo (17), um trecho da Rua Vereador Manoel Estêvão Santiago (entre as lixeiras e o palco montado no pátio do mercado) para melhor locomoção dos caminhões na retirada das treliças (estrutura de metal).
Com isso, os ônibus que saem do Terminal Integrado (TI) pegam a rua ao lado do TI à esquerda (entre o canal e o Centro Administrativo Municipal), depois à direita na Rua Manoel Queiroz e, em seguida, à Rua dos Ferroviários, voltando assim para a Rua Vereador Manoel Estêvão Santiago, retomando o percurso atual pelo Centro. A Gerência de Trânsito e Transporte do município solicita aos motoristas mais atenção nesses dias em que as obras estão sendo realizadas.
Texto: Juliana Dias – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e João Barbosa
Cabo terá ponto facultativo nesta segunda-feira
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho transferiu o ponto facultativo municipal do Dia da Nacionalidade Hispânico-Brasileira, em homenagem ao desembarque de Vicente Yanes Pinzón, que seria nesta terça-feira (26), para esta segunda-feira (25). O ponto facultativo se estende nas Repartições Públicas e Entidades da Administração Indireta Municipal, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável.
Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa
Texto: Secom/Cabo
Foto: João Barbosa
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
Profissionais do Suas recebem Assessoria Técnica do Estado
Profissionais que compõe a Rede do Suas (Sistema Único de Assistência Social) do Cabo de Santo Agostinho receberam, nessa terça-feira (19/01), uma Assessoria Técnica do Governo do Estado. O evento, que teve o intuito de discutir a Política de Assistência Social do município, ocorreu no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60. A iniciativa foi da Secretaria de Programas Sociais.
O encontro tratou de aspectos relacionados à Gestão da Assistência Social, Metas do Pacto de Aprimoramento de Gestão do Suas, Índices de Desenvolvimento do CRAS – IDCRAS e do CREAS – IDCREAS, além de outras informações e necessidades da Política de Assistência Social do município.
De acordo com o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a Assessoria Técnica é muito importante para os profissionais que atuam no serviço público. “Estamos sempre procurando melhorar ainda mais a prestação dos serviços públicos na área da assistência social para assegurar um atendimento de qualidade e eficaz para população cabense”, disse.
No local, coordenadores e técnicos da Proteção Social Básica e Especial também participaram de uma capacitação. Eles discutiram conceitos e fluxos para utilização e preenchimento de instrumentais.
Textos e fotos: SMPS/Cabo
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Dia do Farmacêutico será comemorado com atividades no Cabo
Em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai promover, nesta quarta-feira (20/01), diversas atividades alusivas à data. A ação tem como objetivo orientar a população quanto ao uso racional de medicamentos por meio das práticas educativas e preventiva buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida. O evento será realizado na Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos. A ação é gratuita e aberta ao público.
Na ação, a população poderá contar com a realização dos exames de glicemia capilar, afeição de pressão arterial, tipagem sanguínea (determinação do tipo sanguíneo), e distribuição de preservativos. Além disso, será realizado um café da manhã saudável, orientação farmacêutica quanto ao uso correto e racional de medicamentos, e distribuição de material educativo.
Texto: Camilla Moura – Estagiária da Secom/Cabo
CaboPrev apresenta balanço do censo previdenciário 2015
O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) divulgou, nesta terça-feira (19/01), o relatório de acompanhamento do Censo Previdenciário 2015. O balanço foi realizado entre os dias 24 de novembro de 2015 e 13 de janeiro deste ano. De acordo com o instituto, 87,79% dos convocados compareceram para realizar a atualização cadastral.
O Censo foi realizado pela Secretaria Executiva de Administração e Recursos Humanos, juntamente com o CaboPrev, e teve o apoio da Previdência Social (INSS). Ele abrange servidores municipais efetivos ativos, inativos e pensionistas, além dos servidores das autarquias municipais (Fachuca e CaboPrev) e da Câmara de Vereadores.
De acordo com o decreto Nº 1.332 / 2015, os servidores que não realizassem o cadastro teriam sua remuneração suspensa no mês seguinte a finalização do cadastro. Pensando nisto, o CaboPrev lançou uma forte campanha de divulgação nos sites da prefeitura e rádios locais, além cartazes e de visitar as secretarias para fazer a convocação pessoalmente, tudo isto com o objetivo de atingir o máximo de servidores e para que não houvesse bloqueio de salários.
Ao todo foram convocados 5.686 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas para realizar a atualização do cadastro. No entanto, não compareceram 694 servidores no período de recadastramento, que aconteceu entre 24 de novembro e 18 de dezembro de 2015, com a segunda oportunidade entre os dias 11 e 13 de janeiro deste ano.
A diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica, ressalta a importância dos dados obtidos. “Apesar de não termos atingido os 100%, a repercussão será positiva na base de dados para avaliação atuarial do exercício de 2016”, disse. Ela destaca a importância da parceria entre as secretarias para a divulgação do Censo. “A parceria com a Secretaria de Comunicação foi de grande importância, pois através da mesma, conseguimos divulgar e promover a ação que realizamos, atingindo um número expressivo de servidores”, finalizou.
A partir de fevereiro, quem não atualizou o cadastro terá os seus salários bloqueados. Já os servidores aposentados e pensionistas terão seus salários suspensos já a partir deste mês.
Os servidores que não compareceram e tiveram seus salários suspensos devem procurar o CaboPrev, localizado na Rua Vigário João Batista, nº 39, Centro, o mais rápido possível para regularizar o cadastro. Após o procedimento, o documento comprovante gerado no CaboPrev deve ser levado à Secretaria onde o servidor está lotado, para o desbloqueio do salário.
Os servidores que não compareceram e tiveram seus salários suspensos devem procurar o CaboPrev, localizado na Rua Vigário João Batista, nº 39, Centro, o mais rápido possível para regularizar o cadastro. Após o procedimento, o documento comprovante gerado no CaboPrev deve ser levado à Secretaria onde o servidor está lotado, para o desbloqueio do salário.
Outras informações no CaboPrev: 3524-9139 / 3521-2324.
Texto: Juliana Dias – Estagiária da Secom/Cabo
Assinar:
Postagens (Atom)