A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem realizando uma série de atividades para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e Zika vírus. Na manhã desta quarta-feira (27/01), a Secretaria de Saúde realizou, mais uma ação de mobilização contra o vetor. O mutirão foi realizado no bairro São Francisco, e contou com cerca de 120 agentes da Vigilância Ambiental e 10 soldados da Força Tarefa do Exército.
A ação visa chamar à atenção da população, para que o cidadão vire agente de sua própria residência. Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Marlon, o trabalho que vinha sendo realizado desde o ano passado surtiu efeitos positivos, constatando uma diminuição nos números de casos confirmados de dengue e microcefalia. “Estamos felizes pelo resultado do trabalho, e vamos continuar intensificando. Pedimos para que a sociedade participe conosco dessas ações, colaborando com policiamento de suas próprias residências”, comentou Ricardo.
Agentes de saúde e endemias realizaram vistorias nas residências, entregaram panfletos aos transeuntes informando os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e como às pessoas podem se prevenir e cartazes em estabelecimentos comerciais da localidade. A meta da Secretaria, é que cada agente realize vistorias em 30 casas por dia.
A agente de Vigilância Ambiental, Cícera Ferreira, comentou a importância da ação. “É muito importante essa mobilização, os moradores precisam se conscientizar para podermos conter esse surto de dengue em nosso município”, destacou.
Para a dona de casa, Verônica Maria, 49, a ação é uma obrigação não só da Prefeitura, mas da população também, em prevenir o mosquito no município. “Os moradores têm que fazer a sua parte também, não deixando vasilhas com água, por exemplo, pois o trabalho com os agentes é muito importante, e, precisamos ficar em alerta”, declarou.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário