A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho realizou diversas ações, reformas e implementou programas que impactaram diretamente a qualidade da Rede Municipal de Ensino em 2015. As ações beneficiaram mais de 30 mil alunos do município e trouxeram cultura e cidadania para a sociedade, a partir da temática anual: “Educação: conhecimento científico e artístico a serviço de uma sociedade sustentável” e os seus quatro eixos: energia, expressões culturais, identidade etnocultural e educação inclusiva.
Grandes destaques do ano letivo de 2015 foram as inaugurações e reformas realizadas em várias comunidades do Cabo. Com um investimento da construção de mais de R$ 8 milhões, obtidos através de recursos próprios, a Prefeitura inaugurou em julho a Escola-Parque Municipal Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, localizada em Garapu, com cerca de 400 alunos matriculados em um amplo espaço físico de 4 mil metros quadrados.
A nova estrutura atende a estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e conta com dois pavimentos, 10 salas de aula, laboratórios de matemática e ciência, laboratório de informática e biblioteca, além de refeitório, playground e um ginásio poliesportivo com arquibancada e cobertura. Também em Garapu, a Escola Benedito da Rocha ganhou a terceira piscina esportiva da rede, em agosto.
Além dessas, as escolas da zona rural Vicente Mendes (Tiriri), Guiomar de Albuquerque Maranhão (Sabiá), Professora Maria Vitória (Mato Grosso), Matas (Engenho Matas), Dr. Humberto da Costa (Pau Santo) e mais 16 escolas da área urbana passaram por reparos estruturais ou foram reformadas. Foram executados serviços hidráulicos, elétricos, de pintura, troca de telhados, construção de rampas de acessibilidades, entre outros.
No mês de junho, a Câmara de Vereadores aprovou o Plano Municipal de Educação (Lei 3055/15), que trata de metas e estratégias para a educação do município para os próximos dez anos. A discussão do documento foi iniciada pela SME, no segundo semestre de 2014, e envolveu profissionais da educação, Sindicato dos Professores, poder público e membros da sociedade civil. Vários fóruns com a presença das quatro regionais administrativas e uma audiência pública marcaram a construção do Plano Municipal.
A valorização do Magistério também esteve na pauta anual da educação do Cabo. Em março, os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino receberam reajuste salarial de 13,01% referente ao Piso Nacional do Magistério dos Professores da Educação Básica, estipulado pelo MEC. Os docentes também contaram com o retroativo integral dos meses de janeiro e fevereiro. Dessa forma, o Cabo é um dos poucos municípios de Pernambuco que concede ao professor o piso de forma integral.
O primeiro ano do programa de leitura do município ‘Minha Cidade tem Leitura, Arte, Cultura e Emoção’, realizado em parceria com a Editora Bagaço, propiciou momentos culturais e literários de grande valor, surpreendendo a todos com os resultados já alcançados. Mais de 26 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do EJAI receberam um kit de leitura de quatro a seis livros paradidáticos de autores regionais a fim de estimular o hábito da leitura, além de criar familiaridade com gêneros textuais e autores do entorno do Cabo. Os escritores dos livros paradidáticos realizaram visitas previstas dentro do projeto em várias escolas do território municipal para encontrar e dialogar com os estudantes, propiciando momentos de deleite em torno da leitura.
O enfoque em torno da leitura propiciou a disseminação do hábito de ler em vários eventos no município, envolvendo professores, estudantes, escritores e o público em geral. No mês de outubro, várias ações foram realizadas, como a adesão ao movimento nacional pela leitura “DiaDeLer.TodoDia”, Semana de Conscientização pela Leitura “Ler é um Prazer”, espetáculo teatral “Uma história de amor” e o tradicional auto de Natal, valorizando artistas locais e as culminâncias do programa de leitura nas escolas.
Em novembro, a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco recebeu a exposição itinerante ‘150 anos da obra Alice no País das Maravilhas’ e montou uma programação com oficinas, contação de histórias, palestras e rodas de poesias para marcar o aniversário de uma das principais obras da literatura universal. Apenas outras quatro instituições de Pernambuco foram contempladas com a mostra. “O ano de 2015 se encerrou com a educação do Cabo valorizada elevando a autoestima da população a fim de promover uma cidade melhor”, destacou o secretário, Adelson Moura.
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário