quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Mutirão contra mosquito da dengue é realizado em Pontezinha.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quarta-feira (13/01), mais uma ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A caminhada para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater o inseto aconteceu em Pontezinha e reuniu a equipe de agentes de saúde e endemias, profissionais de saúde, uma equipe da fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e animadores que colaboraram com a ação.
Mutirao_Caminhada_Contra_AEDES_AEGYPTI07_RandyAugusto
A coordenadora de Controle ao Aedes aegypti, Débora Nóbrega, conduziu o mutirão. “É mais uma caminhada-mutirão para reforçar a campanha de combate ao mosquito, intensificando os cuidados que a comunidade deve ter em suas casas. Para isso, trouxemos as equipes de agentes de endemias e de saúde para visitarem as casas dessa região” destacou.Mutirao_Caminhada_Contra_AEDES_AEGYPTI03_RandyAugusto
Para conscientizar a população, foram distribuídos, por determinação do prefeito Vado da Farmácia, cartazes, panfletos educativos, além das visitas às residências para eliminar possíveis focos do mosquito. Uma equipe de agentes permaneceu na concentração, em frente à Igreja Católica, explicando como o mosquito da dengue pode se proliferar e como deve ser combatido.
Fabianna Marjorie, coordenadora de Educação e Saúde, acompanhou a ação e destacou a importância da participação da comunidade. “Todos devem estar envolvidos, cientes de que o cuidado é responsabilidade de todos. O mosquito é considerado Intradomiciliar, cerca de 90% da presença deles é dentro de residências. Por isso, cada um deve fazer sua parte, não permitindo água parada” disse.
A preocupação e prevenção que a prefeitura vem realizando tem sido contínua e intensa, pois o Aedes aegypti hoje transmite outros tipos de vírus que causam doenças como a microcefalia. Desde o início do monitoramento de microcefalia no Brasil, foram registrados 3.530 casos suspeitos da malformação, possivelmente ligados ao zika vírus em recém-nascidos. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (12/01) em novo informe epidemiológico. Até o momento, Pernambuco tem 1.236 casos suspeitos (35% do total registrado no País).Mutirao_Caminhada_Contra_AEDES_AEGYPTI01_RandyAugusto
Representando o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Marlon, o gerente da Vigilância de Saúde, Ricardo Albuquerque, acompanhou a ação. “O objetivo é que, de fato, a população se conscientize para eliminar e tratar os focos já existentes, e prevenindo novos focos”, enfatizou.
Na próxima quarta-feira (20/01), a caminhada-mutirão será realizada em Gaibú. A concentração será em frente o Supermercado Arco-Vita, a partir das 8h.
Acompanhe a agenda dos mutirões:
27/01 – Praça do Bairro/ São Francisco – 8h
Texto: Juliana Dias
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário