De acordo com a presidente da autarquia, Célia Verônica Emídio, o esclarecimento é uma maneira de os servidores que estão ingressando no quadro de inativos conhecer seus direitos e deveres. O Caboprev é o órgão gestor do regime próprio de previdência social, criado em 2005. Atualmente possui 1.260 aposentados e pensionistas em seu sistema.
O instituto também é responsável pelo pagamento do salário-família, salário maternidade, auxílio doença, além da aposentadoria e pensão dos funcionários efetivos.
Célia Emídio conta que o Caboprev também possui um programa pós aposentadoria, que consiste na promoção de cursos de artesanato e música (coral). “A nossa intenção é que ao se aposentar o servidor permaneça ativo”, disse a presidene do Caboprev.
“Achei muito importante essa oportunidade de conhecermos melhor o processo de aposentadoria. Até dos direitos que nós temos e por vezes, passam despercebidos quando pedimos a aposentadoria”, ressaltou a professora Maria das Dores da Silva, que requereu o benefício recentemente.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Nando Brito
Foto: Nando Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário