Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, o Procon-Cabo promoveu nesta quarta-feira (15/-03), uma ação de orientação à população, no Shopping Costa Dourada.
Os técnicos distribuíram cartilhas educativas nas lojas, praça de alimentação e corredores, esclarecendo dúvidas e informando sobre os direitos básicos do consumidor.
“O nosso trabalho é educativo, no sentido de levar a informação de maneira clara e transparente para a população a cerca de seus direitos”, destaca a gerente do Procon-Cabo, Quésia Maria da Silva.
O trabalhador autônomo Márcio Henrique dos Santos disse que considera a ação importante para a população. “Muita gente não conhece os seus direitos e o Procon está aqui para dirimir as dúvidas”, afirmou.
Além de celebrar a data, a ação pretende dar visibilidade ao órgão de defesa do consumidor do município, que vem passando por uma reestruturação desde o início deste ano.
“A Prefeitura quer ampliar os serviços no município e aproximar cada vez mais o órgão da população, sobretudo nas áreas de maior vulnerabilidade, para que os consumidores tenham conhecimento dos seus direitos e possam reivindicá-los, quando necessário”, disse Quésia da Silva.
DATA – O Dia Mundial do Consumidor foi instituído em 1962, pelo presidente americano John Kennedy. A intenção foi de proteger os interesses da população americana nas relações de consumo. Mas só em 1985 o dia 15 de março foi adotado pela ONU (Organização das Nações Unidas).
No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário