sábado, 25 de março de 2017

Educação Especial realiza primeira formação de 2017


açãoO setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho realizou a primeira formação específica mensal de 2017 para professores efetivos e contratados desta modalidade de ensino da Rede Municipal. O tema foi a inclusão dos estudantes com deficiência e transtorno global de desenvolvimento nas escolas, baseada em toda a legislação e a própria Constituição Brasileira que assegura esse direito.
Os professores puderam relembrar e se aprofundar no marco teórico construído ao longo de décadas que resultaram nas declarações e leis atuais, como a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e as declarações de Jomtien e Salamanca (1994). São leis e declarações que o Brasil segue e obriga a presença de profissionais de Educação Especial onde for necessário, além de espaços adequados para os alunos com deficiência a fim de propiciar oportunidades iguais e evitar a segregação desses alunos.
A secretária de Educação, Sueli Nunes, esteve presente durante a formação para a sensibilização e conscientização dos professores novos e veteranos. Na oportunidade, destacou os desafios de inclusão nas escolas municipais e a participação fundamental dos professores de Educação Especial nesse processo.Fotos
“Somos pessoas e merecemos tratamento de dignidade. E o espaço social deve apresentar oportunidade de desenvolvimento a todos. Nós tivemos uma procura grande e legítima de pais de alunos deficientes. Por isso é importante ter a sensibilidade nas potencialidades que cada aluno tem e é preciso se doar com garra e determinação, pois esse é o caminho para o sucesso”, frisou Sueli.

Texto e fotos: Diego Lós – Ascom SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário