O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, inaugurou nessa quinta-feira (16/03), a nova base central do Samu, na praia de Itapuama. Esta é a primeira das três unidades do serviço de atendimento móvel de urgência que serão implantadas no município. As demais funcionarão nos bairros de Pontezinha e da Charneca. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Keko do Armazém, secretários, vereadores e outras autoridades do município.
O secretário de Saúde, José Carlos de Lima, explicou que o objetivo é descentralizar o atendimento, diminuindo o tempo entre as chamadas e chegada no local das ocorrências. “A base central em Itapuama dará mais agilidade ao atendimento aos moradores das áreas de praia”, destacou.
“ São mais de 20 Km de área litorânea no nosso município e o Samu foi instalado exatamente em uma área central. Com isso, vamos agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera dos chamados de emergência nas áreas das praias”, afirmou o prefeito. “Com a inauguração do Samu e a reativação do Posto da Guarda daremos mais qualidade de vida tanto para os moradores das praias quanto para os frequentadores e turistas do nosso litoral”, completou Lula Cabral.
A atual base do Samu, que funciona no Hospital Infantil, permanecerá ativada até a implantação da unidade na Charneca. Posteriormente, o local será utilizado como anexo do hospital. Além das três bases, haverá uma outra unidade no Paiva. “Foi firmado um convênio com a Reserva do Paiva para instalação de uma unidade equipada com as motolâncias”, disse o coordenador do Samu na cidade, Fábio Marinho. As motolâncias são motocicletas especialmente equipadas para o atendimento de primeiros socorros.
“Só temos que agradecer ao prefeito por trazer essas duas unidades para nossa localidade. Isso vai beneficiar não só Itapuama, mas todas as praias do nosso litoral”, afirmou a moradora de Itapuama, Eliane Leopodina.
SAMU – O Samu do Cabo atende mensalmente 270 ocorrências. A base central do Samu, em Itapuama, conta com uma UTI móvel, uma ambulância de suporte básico, um veículo de intervenção rápida e uma motolância. Há ainda duas incubadoras, sendo uma para transporte de recém-nascidos e outra adaptada para o transporte aéreo. No local, os profissionais vão trabalhar em escala de plantão. A equipe é composta um médico, dois socorristas e dois condutores. O novo prédio conta com salas de repouso e de equipamento e materiais, farmácia, recepção , sala de estar e um auditório com capacidade para acomodar 32 pessoas, além de um espaço que será o Núcleo de Educação Permanente. “Esse núcleo vai servir de local para capacitação dos profissionais do Samu e da rede municipal de Saúde”, informou o coordenador do Samu, Fábio Marinho.
REATIVAÇÃO – A Prefeitura, também, nessa quinta (16) reativou o Posto da Inspetoria 2 da Guarda Municipal, na praia de Itapuama. A unidade estará atendendo 24 horas por dia com efetivo da guarda e viatura. O serviço abrangerá todo litoral cabense – 24 km de orla – que vai da Praia do Paiva até Suape.
O posto da guarda terá um total de 18 guardas municipais, que trabalharam por escala, realizando o patrulhamento e fiscalização do patrimônio em todo trecho litorâneo. Além disso, o posto integrado servirá como ponto base para a equipe de fiscalização de Trânsito e Transporte.O salvamento aquático também será abrigado na Inspetoria 2 que terá em torno de 47 salva-vidas. A equipe conta com dois jetski, um quadriciclo, uma lancha e um buggy.
Através desse serviço a população vai ser beneficiada com vários serviços como o posto para o Centro de Atendimento ao Turista, e tanto os visitantes como os munícipes terão apoio para situações de emergência, como primeiros socorros, crianças perdidas e atividade de disciplinamento no uso da orla, orientando os locais mais indicados para o banho e sobre a utilização correta da faixa de areia.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos
Fotos: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário