Implantado com a finalidade de desburocratizar e auxiliar a abertura de empresas, formalizar microempreendedores individuais e oferecer capacitação gratuita para empresários do Cabo de Santo Agostinho, a Casa do Empreendedor foi um marco no empreendedorismo da cidade.
Em 2018, a Casa do Empreendedor realizou – em parceria com o Sebrae e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) – mais de oito mil atendimentos, entre palestras, oficinas, formalizações e emissões de documentações. Inaugurada durante as celebrações do aniversário da cidade, a Casa do Empreendedor é um local exclusivo para receber orientações, consultorias e palestras. Um mês após a inauguração, foram ofertadas mais de 200 vagas em minicursos e palestras pela instituição. O ano passado, o equipamento ainda promoveu diversos projetos como o “Amigo Empreendedor” e “Meu Bairro Empreendedor”.
Através de workshops, oficinas e palestras, o projeto Amigo Empreendedor promoveu aos microempreendedores preparação para o mercado. Já os mentores, incentivaram os participantes do projeto a desenvolverem seus próprios produtos e criar argumentos de vendas para os respectivos públicos.
Em outubro, considerado o mês do empreendedor, a Prefeitura lançou a primeira edição do projeto Meu Bairro Empreendedor. A ação levou os serviços da casa do empreendedor para o bairro de Ponte dos Carvalhos, além de orientação jurídica pelo Procon e consultoria empresarial pelo Sebrae.
A Casa do Empreendedor atende por mês, em média, 200 microempresas e microempreendedores individuais, através das consultorias gratuitas. No ano passado, mais de 400 orientações empresariais foram realizadas pelo equipamento. Contabilidade, marketing e finanças são algumas das consultorias ofertadas, o que garante maior chance de sucesso no negócio.
O equipamento também começará esse novo ano a todo vapor. Nesse mês de janeiro, a entidade já divulgou, inclusive, o calendário de consultorias e palestras para os microempreendedores individuais.
Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário