quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Janeiro Roxo: campanha da prefeitura reforça combate à hanseníase

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, está desenvolvendo uma série de ações durante este mês, em alusão à campanha nacional denominada “Janeiro Roxo”, que tem como objetivo alertar e orientar a população sobre a hanseníase.  Nesta quinta-feira (24/01), pacientes da Unidade de Saúde da Família Charneca I e II, receberam representantes da Secretaria Municipal de Saúde e arte educadores, que de forma lúdica, informaram a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Em casos de aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo e alteração de sensibilidade, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo. De acordo com a coordenadora de Hanseníase no município, Marqueline Soares, o tratamento é realizado com medicamentos orais e produtos que promovam a cicatrização da lesão. “ A campanha vem para intensificar o que já é desenvolvido no município anualmente. O diagnóstico é feito nas unidades básicas de saúde gratuitamente e, quando identificado precocemente, possibilita que o paciente seja curado sem desenvolver qualquer sequela”, explicou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018, o Cabo de Santo Agostinho registrou mais 100 novos casos e passou a ocupar o quinto lugar dentre os municípios pernambucanos infectados com a doença. Nesta contagem, foi identificada dez crianças menores de 15 anos infectadas, o que significa que o agente transmissor pode ser um adulto não diagnosticado precocemente. “ Por isso que é muito importante buscar orientação assim que você perceber alterações na pele”, informou a coordenadora. “A equipe de saúde acompanha de perto para que o paciente não abandone o tratamento e contamine outras pessoas”, concluiu Marqueline Soares.

As ações do Janeiro Roxo que iniciaram na última terça-feira (22), com moradores de Charnequinha I, irá levar orientações às comunidades de Novo Horizonte e Garapu, nos dias 29 e 31, respectivamente. A campanha terá sequência com orientações e busca ativa para a detecção de casos de hanseníase na população em geral, durante toda a manhã do dia 31, na Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos.

Texto: Natália Andrade/ Estagiária SECOM
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário