terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Prefeitura dá início a programação da campanha alusiva ao Janeiro Branco

Com o objetivo de cuidar do bem-estar dos profissionais que atuam na saúde do Cabo de Santo Agostinho, a campanha Janeiro Branco iniciou nesta segunda-feira (14/01), com evento bastante animado e educativo, em que reuniu cerca de 120 profissionais, no Centro Administrativo Municipal 1 – Torrinha. A campanha obedece a Lei Municipal de N° 3.188- 11/05/2017.

A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e teve como tema “Se formos livres por dentro nada nos
aprisionará por fora”. O evento, voltado para os profissionais que atuam na rede de saúde mental, teve como proposta capacitar os trabalhadores área a desempenhar melhor suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida e trabalhar de forma produtiva.

Com presenças de representantes da campanha Janeiro Branco do Estado e superintendentes da Saúde, a programação foi iniciada com apresentação de cordel e palestra ministrada com o psicólogo da rede
de ambulatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wandeilton França. “ Busco trazer o aspecto reflexivo em torno do que é saúde mental e como o estresse pode estar afetando no ambiente de trabalho. É importante prevenir o adoecimento dentro do espaço de trabalho e cotidiano”, finalizou.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura, este ano, a campanha foi voltada para os profissionais na perspectiva da reflexão pessoal de como
cuidar de sua própria saúde mental para potencializar os processos de trabalhos aos pacientes. “ O momento é importante para mostrar o que trabalhamos diariamente e destacar os cuidados necessários com o trabalhador”, disse. “É importante pensar na figura que realiza os atendimentos, no dia a dia, e que precisa cuidar primeiro de si para colocar em prática toda a política pública voltada a saúde mental”, completou a coordenadora.

Para a superintendente de Atenção à
Saúde, Juliana Vieira, o município busca incentivar campanhas que integrem equipes e comunidade. “É importante proporcionar momentos de discussões que potencializam e fortaleça a saúde municipal”, finalizou. Ao longo da semana, a campanha será realizada para todos os profissionais da rede municipal de saúde, e encerrará as atividades com a pedalada pela Saúde Mental, no dia 29 deste mês, às 19h, com saída da Praça 9 de Julho.


Texto: Natália Andrade/ Estagiária secom
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário