segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Circuito Municipal de Vôlei de Praia movimentou Gaibu nesse final de semana




O 1º Circuito Municipal de Vôlei de Praia do Cabo de Santo Agostinho embalou e agitou torcedores e atletas cabenses nesse sábado e domingo (26 e 27/11), na praia de Gaibu. O evento fez parte do “Projeto Vivo na Areia”, que ofereceu diversas atividades culturais, sociais e esportivas para banhistas, moradores e visitantes. O Vivo na Areia é uma iniciativa da Vivo (operadora de telefonia celular), em parceria com a prefeitura.

As atividades esportivas realizadas foram futebol, futevôlei, vôlei, frescobol, entre outras. Ainda houve ginástica localizada, alongamento e lambaeróbica, ministrados por instrutores de educação física. Além disso, várias atrações fizeram parte da programação, a exemplo de oficinas de esculturas de areia, concursos, brincadeiras como o pebolim humano, DJs e show com a Banda Requebra. O Cyber Vivo contou também com seis notebooks com internet 3G.

Para o secretário Executivo da Juventude e Esportes do Cabo, José Francisco Filho, o circuito teve a finalidade de interagir os atletas e, também, oferecer momentos de lazer para turistas que passaram pelo local. “O prefeito Lula Cabral não tem medido esforços para realização de eventos como esse, pois asseguram a saúde e promovem a inclusão social entre os cabenses”, ressaltou.

Ao total, oito duplas masculinas e seis femininas disputaram o circuito. A dupla masculina campeã foi Uziel e Felipe; a vice-campeã, Lug e Swel; enquanto a terceira colocada foi Jean e Dedei. Já no feminino, a dupla que levantou o troféu de campeã foi Sonia e Juliana; a vice-campeã; Gabi e Luana; e a terceira colocada foi Erika e Ângela. Todos ganharam troféus e medalhas.


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa 

Vigilância Ambiental vacina 70% de cães e gatos do município contra raiva




A Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Cabo de Santo Agostinho informou que através das ações dos agentes e da colaboração da população foi possível vacinar 70% dos 18 mil cães e seis mil gatos contra a raiva animal no município. O trabalho aconteceu nesse sábado (26/11), das 8h às 17h, em 60 postos volantes. Segundo o coordenador Reginaldo Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação vai continuar até o dia 23 de dezembro, pois as equipes ainda vão percorrer a área rural para fazer a vacinação de, no mínimo, 90% dos animais.

“Agora vamos dar prioridade aos locais de difícil acesso onde as pessoas tem dificuldade de trazer os animais para o Centro de Vigilância Ambiental”, explicou. O coordenador também informou que o CVA fica localizado na estrada da Embratel, no Engenho Novo, e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

ADOÇÃO – Reginaldo Gonçalves ainda informou que no CVA encontram-se 10 filhotes de cães (com dois meses de vida, devidamente vacinados e bem tratados) para serem adotados. As pessoas que desejarem adquirir um dos cães podem obter mais informações através do telefone 3524-9030.

Texto: Secom/Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura leva mais de mil crianças da rede municipal de ensino ao Circo Monte Carlo




Alunos de várias escolas do Cabo de Santo Agostinho puderam participar, na manhã desta quinta-feira (24/11), da alegria promovida pelos artistas do Circo Monte Carlo. A iniciativa foi da Prefeitura, através das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo. O circo está instalado na antiga fábrica Sarabor, na PE-60. 

A secretária de Educação do município, Gildineide Fialho, acompanhou as crianças no espetáculo. “Esse é um momento impar para as crianças do Cabo, pois temos alunos que estão indo ao circo pela primeira vez. É com muita emoção e satisfação que estou aqui”, relatou.

Para o secretário de Desenolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, a iniciativa teve como objetivo “oportunizar aos estudantes da rede pública de ensino a chance de conhecer a magia circense, além de proporcionar cultura e lazer”, explicou.
Os alunos que visitaram o circo são das escolas Doutor Marivaldo Burégio, Doutor Cláudio Gueiros, CAIC, Monteiro Lobato, Professor Jason Brandão, Carmecita Ramos, Maria Teresa Menezes e Professor José Benedito.

Na tarde dessa quarta-feira (23/11) o circo foi visitado pelas crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti/Cabo Criança).

Texto: Samantha Rúbya- Estagiária da Secom/ Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lula Cabral é homenageado com Prêmio Orgulho de Pernambuco




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, foi um dos 30 agraciados pelo Prêmio Orgulho de Pernambuco, que homenageia personalidades e instituições que se destacaram ao longo do ano na contribuição para o crescimento e desenvolvimento do estado. A solenidade foi realizada nessa segunda-feira (21/11), no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O prêmio, que já está na nona edição, foi entregue pelo presidente do grupo Diários Associados, Joezil Barros, a diversos políticos, entidades, empresários e companhias de setores como alimentação, construção civil, educação, saúde e varejo.

Como premiação, os homenageados receberam o troféu de 30 cm “O Gazeteiro”, feita de jornais velhos e óleo mineral, pelo artista plástico Adriano Soares. Quem recebeu a estatueta representando o prefeito Lula Cabral foi o vice-prefeito José Ivaldo Gomes. “Receber esse reconhecimento é muito importante porque além de nos motivar a trabalhar mais a cada dia, também nos mostra que estamos caminhando no sentido certo e fazendo a diferença em nosso município. Quem ganha é o povo e a cidade do Cabo de Santo Agostinho”, ressaltou o vice-prefeito.

“Temos trabalhado desde 2005 e esse reconhecimento também é uma prova de que estamos entrosados, não somente entre nós, como com os governos federal e estadual e outros parceiros”, completou José Ivaldo Gomes. O presidente do grupo Diários Associados declarou algumas motivações para a homenagem. “Temos muito orgulho deste Pernambuco e de exaltar méritos e vencedores, destacar conquistas, pessoas que estão ajudando a formar o futuro”, pontuou ele, sobre o espírito empreendedor, a ousadia e o sucesso dos homenageados.

A solenidade começou com a apresentação do vídeo "Pernambuco é só chegar", dentro da marca registrada do prêmio "Pernambucanidade", e foi encerrada com uma homenagem a Luiz Gonzaga, seguida de um coquetel. A festividade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a primeira homenageada da noite, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes. Do Cabo estiveram presentes o secretário de Comunicação, Gilvandro Filho, além dos vereadores Anderson Bocão, Cianinho e Keko do Armazém.

Os homenageados com o prêmio foram:
Assembleia Legislativa de Pernambuco
Blu K - WK Confecções
Cerpe Diagnósticos
Deputado Federal Eduardo da Fonte
Diageo Brasil
Dislub Combustíveis
Domingos da Silva Moreira (Armazém Coral)
Drogarias Big Ben
Esposende Calçados
Fernando Clemente de Mendonça
Fiat Automóveis
Grupo Gênese de Ensino
Grupo Cornélio Brennand
Grupo Galvão Engenharia
Grupo São Braz
Grupo Votorantim
Hapvida Saúde
João Bosco de Almeida
Liber Terceirização
Martorelli Advocacia de Família e Sucessões
Masterboi Alimentos
Ministra Ana Arraes de Alencar (TCU)
Cemitério Morada da Paz
Moradasol Imobiliária
Prefeito Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho)
Real Hospital Português
Refinaria Abreu e Lima
Sindaçúcar
Usina Cucaú
Vereadora Vera Lopes (Recife)

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

6ª Semana Cabense de Cultura é aberta por um cortejo de diversos grupos artísticos




A abertura da 6ª Semana Cabense de Cultura animou centenas de pessoas nas principais ruas da cidade na noite dessa sexta-feira (18/11). Um cortejo cultural saiu da Praça Théo Silva e seguiu para o Pátio da Estação no início da noite, chamando a atenção de quem estava nas ruas. Houve uma queima de fogos e apresentações de grupos artísticos. Este ano, está sendo feita uma homenagem cultura popular. A festividade, que é promovida pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, vai até o dia 27 deste mês.

Segundo a Secretaria de Cultura e Lazer, que organiza todo o evento, o objetivo é integrar todas as manifestações culturais que predominam no município como maracatu, cinema, teatro, dança, entre outras, valorizando os artistas cabenses.

Diversos grupos participaram do cortejo, entre eles, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac), caboclinhos, Afoxé Obá Togum Odo Yá, Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante, Banda de Pífano do Cabo, Trupe Alegria da Criança – Perna de Pau e a Cia Teatral Minutos de Arte (Bumba meu Boi). Além disso, teve a Orquestra de Frevo Meridional, a Quadrilha Junina do Bacamarte, grupos culturais caracterizados de passistas e sanfoneiros. 

”Hoje estamos dando o ponta-pé inicial com a abertura da Semana, onde toda à cultura tem a sua representatividade”, disse o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa. “Nós vimos, em cada semblante das pessoas que passavam por nós, a satisfação e a alegria em saber que a nossa cultura vem sendo valorizada”, avaliou.

A solenidade contou com a presença dos secretários Abel Neto (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Edna Gomes (Programas Sociais) e Lula Lima (Defesa Social).

Confira a programação da 6ª Semana Cabense de Cultura


20 de novembro - domingo (Charneca - Lago das Azeitonas)

16h – Espetáculo de Rua “Carroça do Encantado” – GRUDAGE
17h – Espetáculo de Dança – Grupo de Dança Raízes
18h – Concerto Musical – Escola de Música Ladislau Pimentel 20h – Espetáculo Adulto – “As Malditas” – Trupe Cara & Coragem (Teatro Barreto Júnior)

21 de novembro – segunda- feira (Teatro Barreto Júnior)

15h – Cinema Infantil
20h – Espetáculo Adulto – “Dilema de Um Fumante” – ConsuArte

22 de novembro – terça - feira 

17h – Mostra de Cultura Urbana – Batalha de B-BOY (Pátio da Estação Ferroviária)
19h – Homenagem aos sanfoneiros cabenses (Teatro Barreto Júnior)

23 de novembro – quarta- feira 

17h – Mostra de Cultura Urbana – Batalha de Mc (Pátio da Estação Ferroviária)
20h – Show de Talentos (Teatro Barreto Júnior)
20h – Espetáculo Adulto – “As Malditas” – Trupe Cara & Coragem (Pontezinha - Auditório Padre Vander Velden)

24 de novembro – quinta-feira (Mercês)

09h – Oficina “Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal” – Pontinho de Cultura Galpão das Artes- Limoeiro
16h – Espetáculo de Rua Mané Gostoso – Pontinho de Cultura Galpão das Artes -Limoeiro
17h – Grupo de Percussão do Moca – Ponto de Cultura Vivendo Nossas Raízes 
09h – Oficina de Reciclagem – Cia. Teatral Minutos de Arte (Ponte dos Carvalhos – (Centro Cultural Mestre Dié)
20h – Concerto Musical – Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense (Malaquias - Cacimba da Macaíba)
20h – Espetáculo Adulto – Concerto Para Um Dia de Ir Embora – Trupe Cara & Coragem (Teatro Barreto Júnior)
20h – Espetáculo Adulto – “O Assassino” – Trupe Ousados e Abusados (Pontezinha - Auditório Padre Vander Velden)

25 de novembro sexta - feira (Ponte dos Carvalhos - Centro Cultural Mestre Dié)

16h – Espetáculo Infantil – “Zin e Zuta no Planeta do Sorriso” – Cia. Teatral Trevo Pernambucano 

Local – Ponte dos Carvalhos (Praça Marcos Freire)
15h – Oficina de Percussão – Associação Cultural Oficina – Projeto Som do Coração 
19h – Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense
21h – Show Musical – Aércio dos Oito Baixos 
20h - Espetáculo Adulto –“Veja Você Margarida” – Cia. Teatral Minutos de Arte (Pontezinha - Auditório Padre Vander Velden)
20h – Espetáculo Adulto – “O Assassino” – Trupe Ousados e Abusados (Teatro Barreto Júnior)

26 de novembro – sábado (Pontezinha - Centro Cultural Mestre Goitá)

09h – Oficina de Reciclagem – Cia. Teatral Minutos de Arte

Local – Pontezinha (Auditório Padre Vander Velden)
16h – Espetáculo Infantil - Os Olhos da Cobra – Cia. Teatral Trevo Pernambucano
20h – Espetáculo Adulto – Manual Prático de Felicidade – Cia. Teodora Lins e Silva
20h – Espetáculo de Dança – O sertão sou eu – Cia de Dança Artefato – RN (Teatro Barreto Júnior)

27 de novembro – domingo (Jussaral - Centro Cultural)

16h – Espetáculo Infantil – “O Rei do Lixo” – Trupe Cara & Coragem
17h – Espetáculo de Dança – Cia. de dança Brilhart
18h – Projeto Camarada - Capoeira
19h – Show Musical


Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prefeito Lula Cabral entrega o primeiro PSF modelo do município na Charnequinha





As comunidades de Charnequinha e Sapucaia, no Cabo de Santo Agostinho, ganharam, nessa quinta-feira (17/11), a primeira unidade modelo do Programa Saúde da Família (PSF), localizada na Av. José Fragoso. Os moradores desses locais serão os primeiros a usufruir de uma unidade modelo de saúde, que segue uma linha padrão de infraestrutura a exemplo das escolas modelo construídas pelo município. A inauguração foi comandada pelo prefeito Lula Cabral, que estava acompanhado de dezenas de populares e representantes de várias secretarias.

A unidade possui duas equipes de saúde, consultórios equipados com tecnologia de última geração, instalações sanitárias completas, além de todos os cômodos necessários para o desempenho das atividades de um PSF. Com a chegada do posto, a área de abrangência do território foi ampliada. A Secretaria de Saúde realizou todo um mapeamento e recadastramento das famílias da região. Assim, além da população de Sapucaia, que já era atendida no antigo posto, a nova unidade atende também a Charnequinha 2, que passou a ter cobertura. São duas unidades de saúde em uma só.

Cerca de 8 mil usuários serão beneficiados com os serviços médicos, odontológicos, de enfermagem e de educação em saúde e saúde comunitária. Além dessa nova unidade, a comunidade também é atendida pelo PSF Charnequinha 1, que atende a aproximadamente 4 mil usuários. “É uma satisfação poder discutir o orçamento com a comunidade e entregar um equipamento público que tem utilidade muito grande para a população que o pleiteou por tantos anos”, declarou o prefeito Lula Cabral.

A unidade, cuja construção foi financiada pelo Estado, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi totalmente equipado pelo município e já está em funcionamento. “Isso é qualidade de vida melhor para os moradores. O governo está de parabéns por ter feito aquilo que o povo precisa”, relatou o presidente da Associação de Moradores da Charneca, Moisés Luiz. A solenidade também contou com a presença de secretários, vereadores, do presidente da Câmara, Gessé Valério, do vice-prefeito José Ivaldo Gomes e da primeira-dama Polyana Pessoa.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Foto: João Barbosa

Moradores da Charnequinha comemoram pavimentação e drenagem da rua 37




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, entregou oficialmente, nessa quinta-feira (17/11), as obras de pavimentação e drenagem da Rua 37 da Charnequinha, considerada uma importante via para o anel viário local. A solenidade de inauguração começou com uma caminhada partindo da recém-inaugurada unidade modelo do Programa Saúde da Família (PSF) e contou com a presença de dezenas de moradores da comunidade, que comemoraram a realização das obras.

A Rua 37 receberá o nome de uma das primeiras moradoras do local, a senhora Maria Hilda. “Essa obra, que foi executada pela empresa de engenharia SBT, é de muita importância para a comunidade, que agora poderá usufruir de condições cidadãs de transitar na área”, destacou o prefeito. “Nós não estamos trabalhando apenas para as empresas, mas para beneficiar da criança ao velhinho, do pobre ao rico. É um trabalho para todos”, ressaltou o vice-prefeito José Ivaldo Gomes.

“O Cabo só fez crescer depois que essa gestão chegou aqui”, relatou o pastor Amaro Daniel, em agradecimento pela obra. Os moradores também agradeceram a novidade e ofereceram um bolo a todos que participaram da inauguração. Além do prefeito e do vice, estiveram presentes secretários, vereadores e o presidente da Câmara Municipal, Gessé Valério.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comunidade da Sapucaia recebe nesta quinta um novo Posto de Saúde



A comunidade da Sapucaia, no Cabo de Santo Agostinho, vai receber nesta quinta-feira (17/11) o novo Posto de Saúde à Família (PSF), construído pelo Governo do Estado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e apoio da Prefeitura. A solenidade de entrega será realizada às 16h.

De acordo com a gerente de Atenção Básica à Saúde, Elizabeth Santana, a unidade recebeu equipamentos novos e modernos de alta qualidade. ”O posto está lindo e pronto para toda a comunidade da Sapucaia utilizar. Estaremos com duas equipes disponíveis para o atendimento a toda população”, disse.


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Foto: João Barbosa

Prefeitura inaugura obras em rua na Charnequinha nesta quinta-feira



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entrega, às 17h desta quinta-feira (17/11), mais uma obra realizada através do Programa de Orçamento Participativo (OP). É a Rua 37, localizada no bairro de Charnequinha, que recebeu serviços de drenagem, pavimentação e saneamento básico.

Segundo o superintendente de Articulação Política, César Paiva, essas obras estão proporcionando não só a satisfação, como também a melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade. “É com muita alegria que faremos esta inauguração amanhã. Como orientou o prefeito Lula Cabral, também estamos trabalhando sem parar para finalizar estes mesmos serviços em outras áreas da Charnequinha”, afirmou.

Texto: Samantha Rúbya- Estagiária da Secom / Cabo
Foto: João Barbosa

Filarmônica faz apresentação especial para comemorar seus 97 anos de fundação




A Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense completou, nessa terça-feira (15/11), 97 anos de fundação, período em que proporcionou muitas alegrias à população local e outros municípios, sempre se apresentando em grandes eventos. A data foi comemorada na noite de segunda-feira, com uma apresentação especial no Teatro Barreto Júnior, no Centro do Cabo de Santo Agostinho.

Regida pelo maestro da própria Filarmônica, Davi Caetano da Silva, e dois regentes convidados, a banda demonstrou, próxima do seu centenário, que está cada vez mais afinada, deixando empolgadas as pessoas que foram ao teatro. Entre as autoridades que prestigiaram a apresentação estavam o vice-prefeito José Ivaldo Gomes e o secretário executivo de Cultura, Rinaldo da Costa. As comemorações continuaram também nessa terça-feira, quando a banda percorreu várias ruas da cidade.

Texto: Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alunos da rede municipal expõem obras de arte em Shopping



Trabalhos artísticos feitos pelos alunos das escolas da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho ficam expostos até esta terça-feira (15/11) no Shopping Costa Dourada. A exposição faz parte do Projeto Rino Mania Itinerante, desenvolvido pela Prefeitura do Cabo em parceria com a Editora Horizonte, e que conta com o patrocínio da Duratex. As obras têm o objetivo de incentivar a arte e alertar sobre preservação das espécies ameaçadas.

São 20 esculturas de fibra de vidro em formato de rinocerontes decorados por cerca de 650 alunos de dez escolas municipais. Além disso, no local também estão expostas 15 obras em tamanho real feitas por diversos artistas plásticos brasileiros.

Para moradora do bairro da Cohab, Helenilda Galdino, 54, os trabalhos dos alunos mostram a criatividade dos participantes.”É muito interessante, criativo e diferente. Os professores e alunos das escolas municipais estão de parabéns”, disse. As peças (rinocerontes) ficam expostas das 10h às 20h. 

Texto e fotos: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo de Santo Agostinho

Árvores iniciam a floração e embelezam paisagem na Avenida Pereira da Costa


Plantadas há cinco anos, logo após a reforma da Avenida Pereira da Costa, no Cabo de Santo Agostinho, as novas árvores que crescem no Calçadão do Estudante estão florando pela primeira vez, dando um toque especial de beleza ao Centro da cidade. As mudas foram plantadas pela Prefeitura, em substituição às antigas árvores que precisaram ser removidas para permitir a ampla reforma feita numa das mais importantes vias do Centro do Cabo.

A floração das jovens árvores já começou a ser notada por todos os que circulam pelo local e chamam a atenção, principalmente, dos alunos das treze escolas situadas na avenida e suas imediações. As árvores plantadas (várias espécies de ipês) são nativas da Mata Atlântica nordestina e produzem flores de diversas cores e tonalidades.

A retirada das antigas árvores permitiu as intervenções na Pereira da Costa, feitas na primeira gestão do prefeito Lula Cabral, visando facilitar a circulação de veículos na cidade. Além disso, a obra possibilitou um melhor acesso das pessoas que vão ao comércio e ao polo médico existente na avenida.

Para a dona de casa, Maria José, 40 anos, moradora no bairro São Francisco, as árvores plantadas só deixaram o Cabo mais lindo. “O prefeito Lula Cabral fez um trabalho ótimo. Espero que continue assim, pois a população só tem a agradecer as obras realizadas”, declarou.


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escola na Sapucaia é entregue aos alunos com salas de aula reformadas




Os alunos da Escola Professora Lúcia Ferreira, no bairro da Sapucaia, já estão podendo estudar num ambiente renovado. A reforma, realizada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, durou dois meses e contou com o apoio da Associação de Moradores da comunidade. No local foram realizados trabalhos como pintura, troca de telhas, colocação de azulejos nas paredes e no chão, além de revisão na parte elétrica. Com o novo ambiente, atividades como xadrez, karatê, dança e pintura estão sendo desenvolvidas. 

De acordo com a secretária de Educação do Cabo, Gildineide Fialho, as expectativas dos pais e alunos foram atendidas. “A escola tinha vários problemas e com essas mudanças tenho certeza de que tudo melhorou”, disse. “Com uma nova pintura e novos arranjos a escola ficou muito mais agradável e bonita para estudar e ensinar. Tenho certeza que os alunos e os professores gostaram”, comentou a coordenadora escolar Sandra dos Anjos. 

O presidente da Associação dos Moradores da Sapucaia, Moisés Luiz de Assis, destacou a luta que durou cerca de 20 anos e somente na gestão do prefeito Lula Cabral o problema foi resolvido . “Hoje a comunidade está muito feliz com essa realização, uma luta de anos e agora conseguimos. Agradecemos ao governo municipal que tem feito um excelente trabalho”, disse. 

A dona de casa Luciana Maria Xavier, 41 anos, moradora da Sapucaia e mãe de umas das alunas da escola, confirmou que tudo está diferente e melhor. “Percebo que minha filha adorou as salas, vejo o brilho no olhar dela pelo gosto de estudar em uma escola nova”, declarou.

Texto: Ageu Lima - Estagiário da Secom/Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Prefeito autoriza início de obras em ruas do Alto da Bela Vista





O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, assinou na noite dessa terça-feira (08/11) a ordem de serviço para início das obras de pavimentação das ruas 5, 20, 26 e 27 do Alto da Bela Vista, num total de 540 metros de extensão. A obra também compreende drenagem de águas da chuva e construção de calçadas e escadaria. O anúncio contou com a presença maciça da população, além do vice-prefeito José Ivaldo Gomes, do presidente da Câmara de Vereadores, Gessé Valério, de secretários e outros representantes do poder público.

Recebido com muita alegria e festa, principalmente pelas crianças que seguravam faixas em agradecimento, o prefeito declarou estar apenas cumprindo o dever de casa. “Eu sei a importância que tem a sua rua calçada. E não há o que pague você discutir o futuro de onde você mora, ver seu filho poder sair de casa sem melar os pés na lama, poder entrar com o carro ou ser atendido por uma ambulância. Isso é cidadania”, enfatizou o prefeito, ao falar sobre a qualidade de vida que o investimento em infraestrutura promove, seja na acessibilidade, na saúde ou em evitar acidentes.

Entre os beneficiados está o estudante e músico Emerson Carlos da Silva, 37, que possui deficiência visual e mora na Rua 5, junto com sua companheira Maria Jane, 43, operadora de telemarketing, também deficiente. “A obra é de suma importância. Eu quero agradecer por esse plano de trabalho que Deus nos concedeu e esperamos que outros governantes mostrem a mesma transparência que este”, declarou.

“O dinheiro dos impostos está sendo bem aplicado. E nós estamos aqui também para fiscalizar”, pontuou o presidente do Conselho de Moradores da comunidade, Irmão Adelson. Durante o evento, entre moradores e convidados, foram vários os que fizeram uma retrospectiva da caminhada da gestão pelo desenvolvimento da cidade. “Lula é um dos melhores prefeitos de Pernambuco, quem sabe até do Brasil. Ele nos prometeu e cumpriu”, agradeceu o líder comunitário José Ednílson, 36.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom |Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura realiza serviços de pintura e capinação em praças


As praças do município que estão precisando de reformas começaram a ser recuperadas pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos do Cabo de Santo Agostinho. Os trabalhos foram iniciados com a pintura das muretas da praça Ministro André Cavalcanti (centro).

Segundo o secretário Raimundo de Souza Nascimento, o objetivo é fazer uma inspeção em toda a cidade para que sejam identificadas as praças que estão precisando ser recuperadas, através de reconstrução de alguns equipamentos e capinação. Os trabalhos contaram com a aprovação das pessoas que passaram pelo local.

“Vamos restaurar todas as praças que estejam necessitando de algum tipo de serviço”, assegurou o secretário, ressaltando que a população também deve colaborar com a preservação desses locais para que posteriormente não sejam degradados.

Texto: Samantha Rúbya- Estagiária da Secom/ Cabo de Santo Agostinho
Fotos- João Barbosa

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cabenses começam a escolher vencedores de concurso literário sobre educação fiscal





Começou, na manhã desta terça-feira (08/11), a votação do público para escolher os melhores trabalhos inscritos no 1º Concurso Literário Lição de Cidadania, uma iniciativa da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, para estimular o interesse pelo tema junto aos alunos da rede municipal. A votação iniciou por volta das 9h30, na área externa da Escola Modelo de Pontezinha e proseguirá até esta quinta-feira (10/11) com a urna eletrônica indo para mais dois lugares. Para participar, alunos, pais e moradores da comunidade devem se dirigir ao local munido de matrícula escolar ou CPF, para verem os trabalhos expostos e votar no melhor de cada categoria (poesia, história em quadrinhos e frase para campanha educativa).

Nesta quarta-feira (09/11) será a vez da população de Ponte dos Carvalhos votar. A exposição e as urnas estarão à disposição do público na Praça Ministro Marcos Freire, das 9h às 16h. E por último, na quinta-feira (10/11), a votação será feita no Pátio da Estação Ferroviária (Centro do Cabo). Esse concurso faz parte do Programa de Educação Fiscal (PEF) desenvolvido pela Prefeitura e que é reconhecido nacionalmente, tendo como público alvo os alunos do município. Os temas abordados foram história dos tributos, a importância deles e a preservação do patrimônio público.

“O trabalho vem sendo desenvolvido com sucesso, pois permitiu que gêneros literários se interagissem no âmbito que se refere aos tributos, estimulando os alunos a desenvolverem trabalhos excelentes”, disse a coordenadora do Programa de Educação Fiscal, Sandra Feitosa. De acordo com a coordenadora de Análise de Rede, Fátima Almeida, a criança pode participar do programa de uma forma bem democrática, com a visão do incentivo a ler e escrever.

Para Barbara Mayara, 9 anos, estudante da 3ª série do ensino fundamental, é muito importante esse incentivo aos alunos das escolas, pois ajuda no aprendizado e no crescimento de todos.

No local de votação está disponível um toldo, quiosque volante e arteeducadores. O concurso contou com mais de 2 mil inscritos e o resultado final será divulgado na semana seguinte à votação. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados, respectivamente, com uma bicicleta, uma máquina fotográfica digital e um MP5. Os professores deles receberão um netbook, uma máquina fotográfica digital e um aparelho celular, na ordem de classificação. Já as escolas onde estudam cada um dos que conquistaram a primeira colocação receberão uma máquina fotográfica digital.


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa