sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prefeito Lula Cabral entrega o primeiro PSF modelo do município na Charnequinha





As comunidades de Charnequinha e Sapucaia, no Cabo de Santo Agostinho, ganharam, nessa quinta-feira (17/11), a primeira unidade modelo do Programa Saúde da Família (PSF), localizada na Av. José Fragoso. Os moradores desses locais serão os primeiros a usufruir de uma unidade modelo de saúde, que segue uma linha padrão de infraestrutura a exemplo das escolas modelo construídas pelo município. A inauguração foi comandada pelo prefeito Lula Cabral, que estava acompanhado de dezenas de populares e representantes de várias secretarias.

A unidade possui duas equipes de saúde, consultórios equipados com tecnologia de última geração, instalações sanitárias completas, além de todos os cômodos necessários para o desempenho das atividades de um PSF. Com a chegada do posto, a área de abrangência do território foi ampliada. A Secretaria de Saúde realizou todo um mapeamento e recadastramento das famílias da região. Assim, além da população de Sapucaia, que já era atendida no antigo posto, a nova unidade atende também a Charnequinha 2, que passou a ter cobertura. São duas unidades de saúde em uma só.

Cerca de 8 mil usuários serão beneficiados com os serviços médicos, odontológicos, de enfermagem e de educação em saúde e saúde comunitária. Além dessa nova unidade, a comunidade também é atendida pelo PSF Charnequinha 1, que atende a aproximadamente 4 mil usuários. “É uma satisfação poder discutir o orçamento com a comunidade e entregar um equipamento público que tem utilidade muito grande para a população que o pleiteou por tantos anos”, declarou o prefeito Lula Cabral.

A unidade, cuja construção foi financiada pelo Estado, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi totalmente equipado pelo município e já está em funcionamento. “Isso é qualidade de vida melhor para os moradores. O governo está de parabéns por ter feito aquilo que o povo precisa”, relatou o presidente da Associação de Moradores da Charneca, Moisés Luiz. A solenidade também contou com a presença de secretários, vereadores, do presidente da Câmara, Gessé Valério, do vice-prefeito José Ivaldo Gomes e da primeira-dama Polyana Pessoa.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário