sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Modelo em Educação, Cabo ganha destaque na Alemanha


Uma das jóias de ouro da Região Metropolitana do Recife, polo de atrações de grandes investimentos privados e destacada pelo seu potencial turístico, a cidade do Cabo de Santo Agostinho foi incluída por uma ONG da Alemanha como referência de gestão entre as 300 mais eficientes do País. O prefeito Lula Cabral (PTB) já foi notificado da distinção e deve receber o prêmio nos próximos dias. Troféu, aliás, fruto de um trabalho arrojado na área social, principalmente na Educação. 


Nesta área, o que distingue o Cabo das demais cidades no Grande Recife é o programa de escolas modelo, que lembram muito os Caics, aqueles centros integrados criados pelo saudoso governador Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. São dotadas de auditório, onze salas de aula, biblioteca, refeitório, cozinha, laboratório de ciências e salas de informática e de multimeios. 


Na semana passada, Cabral anunciou a sexta escola modelo do município, no distrito de Ponte dos Carvalhos, que, aliás, já passa a contar com duas unidades. Funcionará no Loteamento Nova Era e está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2012. Está orçada em R$ 11 milhões. Além de toda a infraestrutura para alunos do curso fundamental, entre os quais algumas turmas em tempo integral, as escolas contam com guarita, estacionamento amplo, urbanização com jardins e iluminação.


As outras cinco escolas modelo estão situadas na Charneca, Enseada dos Corais, Garapu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. A unidade da Nova Era é a centésima escola municipal construída no Cabo nos dois mandatos de Lula Cabral, que investiu também em turismo, principal vocação do município.


Afinal, o Cabo possui varias reservas ecológicas, e belas praias conhecidas em todo país, como Gaibu, Calhetas e Paraíso. Existem muitas opções para relaxar e praticar esportes aquáticos, como o surf. O verão as pousadas e hotéis recebem uma grande quantidade de turistas de todos os países do mundo.

Além das belas praias, outras opções do município são os monumentos históricos. Lá podem ser encontrados velhos engenhos entre eles o mais conhecido o Engenho Massangana que guardam parte da história do município. Outros pontos conhecidos são a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e as ruínas do convento carmelita, que datam do final do século XVI, e o Forte Castelo do Mar, construído em 1631 pelos portugueses com granito do próprio município do Cabo, para proteger a área dos holandeses.


Artesanato o Cabo tem uma produção bastante diversificada, baseada na produção de cerâmicas. Entre as festas típicas do município está a Festa da Lavadeira, que acontece todos os anos no dia 1º de maio, na praia do Paiva. O evento, que começou de forma simples como uma reunião de pescadores, hoje reúne milhares de pessoas na praia do Paiva.

Nas festas juninas, uma atração extra: o Trem do Forró: o percurso do trem era originalmente do Recife até Caruaru, mas nos anos recentes tem ido até o Cabo. A economia do município assenta em atividades de agricultura, indústria, comércio e prestação de serviços, principalmente em torno do Porto de Suape.


Entre as novidades do Cabo na área privada está o primeiro shopping, o Costa Dourada, inaugurado em 2009, atendendo consumidores da região. Falei no moderno Centro Administrativo da Prefeitura Municipal para um público especial: professores e alunos do programa de inclusão digital do município, que prepara jovens para o mercado de trabalho online.

Também presentes o prefeito Lula Cabral, que fez questão de abrir o evento; o vice-prefeito Vado da Farmácia; o presidente da Câmara, Jessé Valério; e secretários municipais, entre eles Abel Neto, do Desenvolvimento Econômico; Gilvandro Filho, de Imprensa; e Edna Gomes, de Programas Sociais.

Escrito por Magno Martins - www.blogdomagno.com.br



Fotos de João Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário