segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cabo é o primeiro município do Estado a operacionalizar o sistema Redesim









A população do Cabo de Santo Agostinho agora pode contar com um novo serviço que vai facilitar e agilizar a abertura de empresas. É que o município foi o primeiro do Estado a operacionalizar o sistema Redesim, ferramenta que vai interligar todas as instituições envolvidas no processo de registro de empreendimentos num mesmo ambiente na internet. O lançamento oficial do sistema aconteceu na manhã desta segunda-feira (17/09), no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro da Torrinha. A iniciativa da ação é do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

A solenidade contou a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, além de profissionais que serão diretamente e indiretamente beneficiados com o processo. “Mais uma vez, a Cidade do Cabo sai na frente por ter uma boa parceria com o Governo do Estado. Estamos sempre preocupados em dotar o município de ferramentas importantes que incrementam e estimulam a chegada de novas empresas e indústrias para o município”, destacou o prefeito. Na ocasião, ele ainda colocou a disposição do Governo do Estado um espaço na prefeitura para instalar uma Junta Comercial no município.

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação técnica do secretário Geral da Jucepe, Roldão Barreto, que fez uma explanação do novo aplicativo mostrando as etapas para a solicitação do registro de uma empresa através do Redesim/PE. Para retirar a documentação o usuário precisa acessar o Portal da Jucepe, www.jucepe.pe.gov.br e realizar o cadastro. A partir daí é só seguir as etapas indicadas no próprio site. Ao final, o usuário imprime os documentos e as guias de pagamento.

O passo seguinte será recolher o valor relativo ao serviço a ser prestado pela Jucepe, bem como o Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) referente ao Cadastro Nacional de Empresas para, enfim, dar entrada no processo na sede da Jucepe ou em seu escritório regional mais próximo. A partir disso, caso não haja restrições na documentação apresentada, o processo poderá estar concluído em até 72 horas.

Para o presidente da Jucepe, Roberto Arraes, a Redesim/PE veio para mudar o paradigma da Jucepe. “O Cabo de Santo Agostinho está vivendo o mesmo momento de apogeu e crescimento econômico que Pernambuco e isso vem mostrar ainda mais a importância de operacionalizar o sistema que vai garantir uma redução significativa no tempo para a abertura de uma empresa”, relatou.

O secretário Executivo de Desenvolvimento e Negócios do Estado, Roberto Abreu, que na ocasião estava representando o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Frederico Amâncio, informou que a Redesim vai fortalecer a ideia de criar o melhor ambiente de negócios em Pernambuco sendo referência no país. Com a implantação da Redesim, os municípios passarão a ter importantes benefícios, tais como: aumento de receita; gerenciamento das atividades econômicas no município; atualização constante do cadastro das empresas e a credibilidade da base cadastral que será compartilhada por outros órgãos.

De acordo com o secretário Executivo de Finanças e Arrecadação do município, Paulo Guedes da Silva, o prefeito Lula Cabral não mediu esforços em busca de parcerias junto a órgãos da federação no sentido de proporcionar melhores condições aos micro, pequenos e grandes empresários da região. “A Redesim vem consolidar essas parcerias sendo mais uma ferramenta facilitadora no processo de abertura de empresas, de forma desburocratizada e descomplicada”, pontuou. 

De acordo com o presidente da Camara de Dirigentes Lojistas do Cabo de Santo Agostinho (CDL), Paulo Caminha Júnior, a iniciativa do Governo Federal vai desburocratizar o processo de liberação de uma empresa. “O nosso município só tem a ganhar, já que é a primeira cidade a dá o pontapé inicial para a Redesim, facilitando a vida dos que pretendem se tornar empresários e comerciantes”, comemorou. 

A meta é que, até o final deste ano, estejam operando no sistema, além da Jucepe, Receita Federal e Secretaria da Fazenda, que já estão interligados, os órgãos estaduais CPRH, Apevisa, Corpo de Bombeiros e mais 24 prefeituras, além do Cabo.

O protocolo de intenção de adesão da Redesim/PE foi assinado pelo Prefeito Lula Cabral em março deste ano. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário