segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Encontro de Coordenadores da Saúde Mental do Nordeste acontece até esta terça









A construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Estratégias de Sustentabilidade. Esse foi o tema do 1º Encontro de Coordenadores da Saúde Mental da Região Nordeste, que está sendo realizado no Cabo de Santo Agostinho. O evento teve início na manhã desta segunda-feira (03/09) e segue até esta terça (04), no Hotel Canariu’s, em Gaibu. A iniciativa é do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Saúde do Estado e conta com o apoio da prefeitura.

O encontro tem como finalidade discutir com profissionais da área a realidade regional no que se refere aos aspectos técnicos e políticos do processo de implantação e implementação da Rede de Atenção Psicossocial. 

De acordo com coordenador da Saúde Mental do Cabo, João Marcelo Ferreira, a troca de experiências é o melhor caminho para melhorias nessa área. “As propostas trazidas por outros coordenadores de vários estados estão sendo válidas nesse encontro. Quero também destacar que está sendo muito importante para o município do Cabo sediar esse encontro que se configura a nível estadual”, afirmou. Para a coordenadora de Saúde Mental do Estado, Marcela Lucena, discutir esses problemas enfrentados é trazer à torna a realidade, para que eles possam ser debatidos nos mais diversos níveis.

“Hoje nós estamos aqui observando problemas que são comuns, com a possibilidade dos municípios se ajudarem. A ideia é que parem de tratar esses temas no âmbito municipal e tragam para o âmbito estadual a fim de encontrar as soluções para devidas dificuldades”, afirmou o coordenador da 4° regional de Saúde Mental do Estado do Piauí, Vinícius Alexandre de Oliveira, que foi um dos participantes. 

O evento vem a contribuir para a construção de estratégias de alinhamento e organização do coletivo regional para fomentar espaços de discussão e de fortalecimento do avanço da Reforma Psiquiátrica dentro da região. Na programação, estão previstas mesas de debates com representantes da área, criação de grupos de trabalho para elaboração de preposições, plenária e ainda uma atividade cultural com a apresentação da banda Campo Verde do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Camaragibe.

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário