sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cabo inaugura Centro de Orientação aos Viajantes e faz Carteira Internacional de Vacinação




O município do Cabo de Santo Agostinho abriu as portas, nesta quarta-feira (22/08), do primeiro Centro de Orientação aos Viajantes (COV) dentro de Pernambuco e fora do Aeroporto Internacional dos Guararapes. A partir de agora, a população local e dos arredores que vai viajar poderá contar com orientações sanitárias sobre práticas, riscos e cuidados de saúde em viagens internacionais e com o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), exigido na entrada de diversos países.

O COV está localizado numa sala do térreo do Centro de Saúde Manoel Gomes, na Avenida Historiador Pereira da Costa (Centro). Os serviços são oferecidos inicialmente nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e 13h às 16h. Para fazer o cartão internacional de vacinação, basta levar o cartão nacional com o carimbo da vacina exigida para a viagem, além da data, fabricante, lote, vacinador, Coren e nome da unidade vacinadora.

“É preciso que o usuário esteja atento para que na hora da vacina o profissional preencha todos os esses dados obrigatórios”, informou a coordenadora do COV, Marcella Monteiro, lembrando que a imunização dura dez anos e o cartão só é válido para embarque após dez dias da aplicação da vacina. De acordo com ela, no próprio COV o viajante pode tomar uma das vacinas recomendadas e obrigatórias na entrada de alguns países, que é a de febre amarela e, em seguida, fazer o cartão internacional.

A novidade conta com o apoio da Infraero, que realizou treinamento para o município. Para saber que vacinas tomar, ter acesso a todas as informações e recomendações dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ainda, agilizar o atendimento através do pré-cadastro, basta entrar no site do órgão (www.anvisa.gov.br/viajante). Mais informações: 3521-4373.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário