sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Município implementa novas ações no combate à Tuberculose e Hanseníase






A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inicia o segundo semestre deste ano com um novo planejamento para o combate à Tuberculose e Hanseníase. Na semana passada, o município recebeu pela primeira vez a Oficina de Implementação das Ações de Tuberculose e Hanseníase, promovida pelo Governo do Estado em diversos municípios. O evento, realizado na última quinta (26/07), serviu para mostrar os quadros epidemiológicos aos gestores e profissionais das unidades de saúde e para discutir, em conjunto, propostas baseadas na realidade local.

Antes disso, em junho, o Estado esteve presente em 74% das unidades, com uma visita de assessoramento, onde foram colhidas as informações que basearam o relatório trabalhado na oficina, com a discussão de propostas e respectivos prazos e pessoas responsáveis pela execução. Esses dois momentos fazem parte do Programa Sanar, do Ministério da Saúde, que lida com doenças negligenciadas. Participam dele, em Pernambuco, 25 municípios prioritários, de acordo com os indicadores em incidência e prevalência de Hanseníase, e 50 municípios prioritários nos indicadores de Tuberculose.

De acordo com a gerente estadual de Controle de Doenças Transmitidas por Microbactérias, Ana Lúcia Souza, o Cabo é o décimo município a receber a oficina e, dentre todos os que já a receberam, ele é o que apresenta boa articulação e um dos melhores indicadores. “O objetivo do trabalho é dar celeridade a alguns processos de trabalho, através de situações fáceis de serem resolvidas, com a finalidade de melhorar os indicadores. Essa é a nossa obrigação, enquanto profissionais e militantes da saúde pública”, relatou ela.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Roselane Dario, o encontro foi um momento exitoso, já que se conseguiu retratar as dificuldades da gestão e dos usuários e, a partir delas, reorganizar o trabalho e assim contemplar da melhor forma todos os cabenses. “Quanto maiores as metas, maiores são as dificuldades. Mas estamos aqui para melhorarmos juntos pelas pessoas, são elas que precisam de nós através do nosso compromisso diário pela qualidade de vida”, relatou o secretário adjunto de Saúde, Edmilson Oliveira.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário