segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Prefeitura reúne empresários locais do setor de turismo para aderirem ao Cadastur






A convite da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, uma equipe da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) esteve nesta quinta-feira (30/08) no município para cadastrar os empresários locais do ramo hoteleiro e gastronômico no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A iniciativa visa contribuir para a estruturação da cadeia produtiva do turismo do Cabo. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha. Os estabelecimentos cadastrados entram na lista de opções de viagem do site do Ministério do Turismo e ainda podem usufruir de outros benefícios.

Dando início ao evento, a técnica da coordenação Regional de Serviços Turísticos da Empetur e que também responde pelo Ministério do Turismo no Estado, Risoleta Bibiana, ministrou uma palestra sobre o Cadastur. Na ocasião, foi apresentado o passo a passo para o cadastramento, a documentação necessária para retirar o certificado junto ao órgão estadual e a importância da retirada do documento.

"A Lei N°11.771/08 define as políticas de turismo no país e institui a obrigatoriedade no Cadastur para algumas atividades do setor. Ainda não existe nenhum mecanismo de fiscalização junto aos prestadores de serviços para a cobrança deste cadastro, mas com os grandes eventos que estão para acontecer, como a Copa das Confederações e Copa do Mundo, a tendência é que cada vez mais estabelecimentos cumpram a exigência”, informou Risoleta Bibiana.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lytiene Rodrigues, a Prefeitura tem investido na estruturação de uma política pública forte para o turismo local. “Essa iniciativa é um dos passos mais importantes para que seja viabilizada a organização, estruturação e divulgação do setor turístico municipal”, destacou.

Para o empresário Reginaldo Guerra, que atua no ramo hoteleiro da praia de Itapuama há 20 anos, a iniciativa de trazer os profissionais da Empetur foi excelente. “Quero estar preparado para receber os turistas que estão sendo atraídos para o município e para isso estou buscando melhorias”, comemorou. “Esta é uma oportunidade única. Sei disso porque retirei o meu cadastro há alguns meses e tive que ir à Empetur, em Olinda, não só uma vez”, declarou a proprietária de uma agência de turismo, Sabrina de Lima.

O Cadastur é um sistema de cadastramento do Ministério do Turismo indispensável à formalização e legalização dos profissionais e empresas que atuam no setor, bem como oferece vantagens aos prestadores de serviços turísticos como visibilidade para o estabelecimento, acesso a linhas de créditos especiais e qualificação profissional. O registro é gratuito, sendo obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadora turística.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário